Ajuda para leitura de documentação

Preciso de ajuda para leitura de Conservatoria, freguisia, concelho e ano de documentação de um amigo para poder pedir a certidão de batismo narrativa para ele atualizar o registro civil ( ira casar)

Comentários

• @Joaopcaro

Só postar aqui o documento que alguém aparece para ajudar.

• editado June 2023

@Joaopcaro

Freixeda do Torrão / Figueira de Castelo Rodrigo / Guarda  

• @Kleber Silva Aguiar gostaria dos dados a respeito de Daniel Morgado da Paixão é o registro dele que gostaria segunda via.

• @Joaopcaro

Consegue tirar uma foto em que documento não esreja inclinado? Eu nao consegui ler.

Bem, talvez o @Kleber Silva Aguiar consiga.

• @Joaopcaro

2ª via somente pelo https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

Na imagem consta registro nº47 nascido em 20/02/1951

freguesia - Freixeda do Torrão

conselho - Figueira de Castelo Rodrigo

distrito - Guarda

acredito que solicitando pelo civilonline já vira informatizado com numeração nova, mas os colegas podem confirmar

• @Kleber Silva Aguiar existe diferença entre pedir pelo civilonline e pedir pra conservatoria pelo CRAV ? tenho um processo com problemas pois solicitei pelo CRAV e veio fotocopia do livro de registros ao inves da certidão narrativa. Como peço pelo Civil online tem um passo a passo ? é o mesmo valor ?

• @Joaopcaro

existe diferença entre pedir pelo civilonline e pedir pra conservatoria pelo CRAV ?

sim. Nascidos antes de 1911 se pede pelo CRAV, pois os documentos estão nos Arquivos Distritais. Depois deste ano (1911) os documentos estão no civilonline (conservatórias)

tenho um processo com problemas pois solicitei pelo CRAV e veio fotocopia do livro de registros ao inves da certidão narrativa. Como peço pelo Civil online tem um passo a passo ? é o mesmo valor ?

resposta acima

• @mabego eu pedi pelo civilonline e o cartorio aqui no Brasil disse q teria q vir apostilhado de lá. Pq dizem que não é um documento oficial. E agora ?

• @Joaopcaro

vc vai retificar documentos brasileiros?

se sim... precisa estar apostilado e registrado em cartórios de notas.

Se foi do civilonline:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1

• @mabego @eduardo_augusto @Kleber Silva Aguiar pelo que entendi ele quer q eu peça pelo civil online para entregar presencial em um endereço em Portugal para que apostilhem lá. Sabem dizer como proceder ? Pq aparentemente o pedido q fiz antes veio como PDF.

• Nao tem como pedir pra entregarem no endereço ele pelo menos autenticado ? @eduardo_augusto @mabego o apostilhamento ele disse q faz lá mesmo

• @Joaopcaro

*Quando o documento português é emitido pelo civilonline (nascidos após 1911 e casos específicos), basta informar à PG de Lisboa, o código recebido por email deste documento e preencher o formulário enviado pela PG e mais orientações (neste caso, pague a emissão ao civilonline e o apostilamento + envio ao seu endereço às PG).

Documentos de Civilonline, tem um código de emissão. Informe este código à PG, que eles imprimem e apostilam este documento, e posteriormente enviam à vc, no endereço que vc informou. Vc vai pagar, além dos 10 euros do civilonline, o apostilamento e o envio do documento físico ao seu endereço.

Lisboa: apostilasgeral@pgr.pt

O documento, quando chegar no Brasil, deve ser registrado em um cartório de notas, para o uso nas retificações.

• @mabego obrigado !! vou escolher esse camiho entao ja enviei o email

Uma duvida sobre assento de batismo, eu recebi uma exigencia e pq o assento "não veio assinado fisicamente, com selo branco, folhas rubricadas e numeradas" disse ainda que meu assento nao tinha valor de certidão. Sendo que eu pedi ela normal e veio uma fotocopia do livro carimbada. Solicitei outra novamente pelo CRAV, é normal isso acontecer? E eles pediram alem de outra certidão de batismo, obito e o casamento apostilado

• editado June 2023

@Joaopcaro

Uma duvida sobre assento de batismo, eu recebi uma exigencia e pq o assento "não veio assinado fisicamente, com selo branco, folhas rubricadas e numeradas" disse ainda que meu assento nao tinha valor de certidão.

Assento de baptismo de depois de 1911 (de civilonline), não é assento de baptismo. Já é certidão de nascimento. E para fins de nacionalidade, não precisa ser física, pois eles consultam no sistema SIRIC.

Partiu de "quem" essa exigência?

se for dos cartórios do Brasil, então está correta. Pois as certidões devem ser em papel, certificadas, narrativas e apostiladas.

Sendo que eu pedi ela normal e veio uma fotocopia do livro carimbada. Solicitei outra novamente pelo CRAV, é normal isso acontecer? E eles pediram alem de outra certidão de batismo, obito e o casamento apostilado.

Olha... não estou entendendo.

Ou vc está fazendo confusão... ou eu.

CRAV X civilonline...

quem pediu?? quem recusou???

Precisa definir qual certidão é, de que data? para que vc não fique perdendo tempo e nem dinheiro

• Estou com uma dúvida se alguém souber me ajuda por favor.

Segui as instruções no link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1e no meu caso enviei um e-mail para a PG de Lisboa informando o código recebido pelo e-mail, porque peguei a certidão de nascimento pelo civilonline.

A PG de Lisboa me respondeu e eu estou com dificuldades para preencher o formulário e na para fazer a transferência bancária.

Me enviaram esses dados:

DADOS DO BENEFICIÁRIO / BENEFICIARY’S INFORMATION

Nome / Name Procuradoria Geral da Republica

País / Country Portugal

Banco / Bank Name Agencia de Gestao da Tesouraria e da Divida Publica IGCP, EPE

Código SWIFT/BIC / Código SWIFT/BIC IGCPPTPL

IBAN / IBAN PT50078101120000000686152

E enviaram esse formulário.

Não sei qual o valor do apostilamento e nem onde colocar esses dados do beneficiário. Também tenho dúvidas em como preencher corretamente o formulário.

Se alguém souber e puder ajudar, agradeço.

• @mabego pois é, eu idenfiquei com o nome da pessoa completo, local de nascimento exato, data de nascimento e link do livro online eu solicitei pelo CRAV para o Arquivo Distrital de Vila Real que é a de destino. Quem abriu exigencia foi a IRN, jaja posto a carta aqui.

• Essa é a carta de exigencia

• @Joaopcaro

o documento português foi enviado como?

Vc enviou assento emitido pelo Arquivo Distrital, em papel, narrativo e certificado?

e o casamento, ou RG (ou passaporte)... para perfilhar.

É isto que a ACP está pedindo...

• @mabego pedi como o forum orienta porem eles entregaram em minha morada assim como esta no anexo, aí agora pedimos casamento e certidão de obito e ja apostilamos assim como tambem pedimos outra certidão de batismo copia narrativa em papel... muito obrigado desde já pela ajuda

• @mabego eles pediram obito e casamento eu envio inteiro teor ou copia reprografica ?

• @Joaopcaro

Importante ler com atenção o que foi pedido, para não enviar documentos errados ou desnecessários!

A carta de exigência diz: "Deverá enviar a certidão de casamento dos pais, registro de óbito do pai ou cópia certificada do documento de identificação ou inscrição consular certificada, para comprovar a fixação do nome do pai."

Isso significa que pode ser apresentado qualquer um dos quatro documentos. O que eles querem é uma evidência documentada da fixação do nome do pai.

Se for enviar certidão de casamento ou registro de óbito, sim, cópia reprográfica, devidamente apostilada. Se for enviar documento de identificação (RG ou passaporte), é uma cópia xerox do documento, devidamente apostilada. A inscrição consular é um documento português, você solicita diretamente no respectivo consulado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.