Certidão de Nascimento

Olá. Sou neta de portuguesa e necessito da ajuda de vocês para conseguir dados em Portugal da minha avó, para dar entrada a minha cidadania portuguesa.Poderiam me ajudar?

Avó: Maria Jose dos Santos

Nascimento 04/05/1897 em Portugal

Filiação: Luciano dos Santos e Maria Piedade

Venho para o Brasil e se estabeleceu na cidade de São Carlos/SP

Casou com Eutinio Levada

Faleceu em 1968 em São Carlos

Comentários

  • @Ritalu

    Deve ser o registro da Maria n°43 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1283472 ...m0047.tif

    Freguesia de Cabanas de Viriato / Carregal do Sal / Viseu

  • Sim Kleber é minha avó.

    Muito obrigada!

  • Boa Noite! Sou casado, residente brasileiro e residente no Brasil. estou untando a documentação para solicitar a cidadania, porém pede-se a certidão de nascimento, porém quando casamos a certidão de nascimento é recolhida pelo cartório. Como faço? A certidão a ser enviada será a de casamento mesmo? Por outro lado, mesmo se tivesse a certidão de nascimento, estaria mentindo sobre meu estado civil e acredito que complicaria se conseguir a cidadania estaria negando ser casado e poderia complicar para posteriormente para pedir a cidadania da minha esposa. Alguém saberia me orientar sobre isso? (Envio a certidão de casamento por não ter a de nascimento?) Grato!

  • @nairesreis

    Você vai entrar em contato com o cartório onde foi registrado o casamento e pedir para que comunique ao cartório onde foi registrado o nascimento, para que façam a averbação do seu casamento, na sua certidão de nascimento.

    Em seguida, você vai pedir uma segunda via da sua certidão de nascimento, que virá com a anotação (=averbação) de que você se casou.

    É simples!

  • @nairesreis

    Qual é seu artigo? neto? filho?

    Esta é uma informação que não procede. Sua certidão de nascimento não desaparece. É só pedir sua certidão no cartório.

  • @nairesreis

    Essa sua confusão é muito comum.

    O seu registro de nascimento (como o de todo mundo) é feito em um livro que fica para sempre no cartório (hoje em dia se chama RCPN). A "certidão" é apenas uma "cópia" do que está escrito nesse livro. Foi essa "certidão" que ficou no cartório do seu casamento.

    Como dito, é só pedir ao RCPN onde foi feito seu registro de nascimento. Eles vão olhar o livro de registro de nascimento e emitir outra certidão baseada no que está no livro de registros.

  • Obrigado @CarlosASP @eduardo_augusto @mabego as informações foram muito esclarecedoras e realmente estava confuso quanto a isso! Até mesmo onde postar, pois sou neto, porém havia entendido que por minha mãe ter obtido a cidadania há pouco tempo, se isso me classificaria como cidadania de filho devido a atribuição. A mesma confusão, e dúvida, é se minha esposa terá direito a cidadania após eu ter adquirido a minha? Abraço!

  • @nairesreis

    Se a sua mãe recebeu a cidadania portuguesa por atribuição, é como se ela fosse portuguesa desde o nascimento. Assim, você é filho de uma mulher portuguesa e pode diretamente pedir a cidadania portuguesa.

    Se a sua mãe se tornou portuguesa por aquisição, o cenário muda um pouco. Se voce nasceu antes de ela adquirir a cidadania, aí teria que fazer uma análise mais profunda da situacao concreta. Se você nasceu depois de ela adquirir a cidadania, voce nasceu de uma mulher portuguesa e pode pedir a sua cidadania.

    Como você diz que a sua mãe adquiriu a cidadania portuguesa "há pouco tempo", então precisamos entender o contexto. Conte a sua história.

  • Obrigado @eduardo_augusto , estou começando a compreender todo esse contexto e minha situação se enquadra na primeira, minha mãe adquiriu por atribuição. Neste caso, quando eu tirar minha cidadania, minha esposa irá adquirir também por atribuição? Abraço!

  • @nairesreis

    sua mãe por atribuição

    vc por atribuição

    sua esposa por aquisição

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.