Divorciada antes da Cidadania precisa de Transcrição para CC?

Bom dia.

A tia do meu marido recebeu o assento (atribuição) na semana passada. Ela é divorciada e esperou o divórcio sair para solicitar a cidadania.

Agora ela deseja solicitar o cartão cidadão e depois o passaporte. Ela não está casada com outra pessoa e só possui filhos desse primeiro e único casamento. Ela tem 60 anos, não pretende casar novamente e nem ter filhos. As dúvidas são:

1 - Para fazer o CC e Passaporte ela precisa transcrever o casamento?

2 - Ela precisa homologar o divórcio em Portugal?

3 - Para seguir com a atribuição dos filhos dela, todos registrados em cartório pelo pai, será preciso transcrever o casamento, certo? E homologar o divórcio?

4 - Quais seriam os melhores passos para ela e filhos nesse cenário?

5 - Santos ainda é a melhor opção para Transcrição? Ela é de MG, mas eu também e fiz a minha por lá em 2022.

Obrigada

Comentários

  • editado June 2023

    @Mariana Brandão

    1 - Para fazer o CC e Passaporte ela precisa transcrever o casamento? Se os filhos dela forem requerer cidadania precisa. E ainda, se ela não foi o declarante do nascimento dos filhos. Lembrando que o estado civil dela, estará nos documentos.

    2 - Ela precisa homologar o divórcio em Portugal? Não, mas vai constar em Portugal como casada (se houver a necessidade da transcrição). Esta homologação seria imprescindível se ela fosse se casar novamente.

    3 - Para seguir com a atribuição dos filhos dela, todos registrados em cartório pelo pai, será preciso transcrever o casamento, certo? E homologar o divórcio? Pelo menos a transcrição se fará necessária.

    4 - Quais seriam os melhores passos para ela e filhos nesse cenário? fazer a transcrição.

    5 - Santos ainda é a melhor opção para Transcrição? Ela é de MG, mas eu também e fiz a minha por lá em 2022. Santos está demorando em torno de 6 a 8 meses. É mais rápido enviar à CRC do Porto.

  • @mabego Olá. Agradeço a resposta.

    Uma dúvida que surgiu aqui é:

    Se ela fizer o CC e Passaporte sem a transcrição, e mais pra frente os filhos fazem a transcrição para obter a cidadania, ela precisará atualizar os documentos?

    Caso ela não atualize, há algum tipo de problemas legais ou punições?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão

    @Mariana B Se ela fizer o CC e Passaporte sem a transcrição, e mais pra frente os filhos fazem a transcrição para obter a cidadania, ela precisará atualizar os documentos? Caso ela não atualize, há algum tipo de problemas legais ou punições?

    Para os filhos requererem a cidadania, deverão enviar no pedido deles, o documento gerado na transcrição do casamento dela.

    Como consta o nome e sobrenome dela? como consta o nome e sobrenome na certidão dos filhos?

    Mas, por ora, se for muito necessário fazer o CC e passaporte, não há punições. Só haverá o custo novamente quando for atualizar os documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.