Quem pode solicitar a averbação?

Boa tarde,

Vou solicitar a averbação do casamento e do óbito de meus avós (portugueses), mas minha mãe (brasileira, filha de portugueses) é viva. É preciso que ela (filha) assine o requerimento a ser enviado ao Consulado? Ou eu mesmo (neto) posso assinar?

Pergunto pois minha mãe (filha dos portugueses) conta com 95 anos de idade e não consegue mais se dirigir ao cartório para reconhecer a firma.

Agradeço desde já.

Comentários

  • @Carlos7777

    se vc quis dizer transcrição de casamento, pode sim...

    Se vc quis dizer, pedir ao cartório para averbar casamento na certidão de nascimento... também pode sim.

  • @mabego bom dia, obrigado pela resposta! Eu me referia à averbação. Por favor, qual a diferença entre averbação e transcrição?

  • @Carlos7777


    Averbação --> é uma anotação feita na certidão, para deixa-la atualizada. Exemplo: a mulher nasce "Maria da Silva", é esse o nome de solteira dela, que consta na certidão de nascimento. Aí ela se casa e adota o nome do marido, passando a se chamar "Maria da Silva Ferreira". Então, é feita uma *averbação* na certidão de nascimento, com o texto, "casou-se na data tal e passa a utilizar o nome Maria da Silva Ferreira.";


    Transcrição --> é comunicar um ato civil ocorrido no estrangeiro. Exemplo: o cidadão portugues José Silva se mudou para o Brasil, conheceu uma mulher Brasileira e se casou com ela, no Brasil. Em portugal, ninguém sabe disso. Ele continua "solteiro" aos olhos do Registro Civil portugues. Então, é feita a transcrição, de modo que o casamento ocorrido no Brasil seja de conhecimento da autoridade portuguesa.

  • @eduardo_augusto Obrigado pelos esclarecimentos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.