Etapa (bolinha) 4, caiu em exigência

Boa noite pessoal,

gostaria de uma ajuda com essa questão da exigência, no site que eu acompanho o pedido de nacionalidade consta que faltam documentos, sendo que eu já verifiquei um milhão de vezes o que poderia ter sido e realmente não tem motivo plausível para tal, mandei e-mail pra conservatória e o que me responderam com muita má vontade é que vai ser enviado pelos correios, mas eu moro em outro endereço atualmente, já fazem meses que está correndo o processo e eu acabei me mudando há algumas semanas, mais alguém está ou passou por isso recentemente?

Como eu posso saber qual documentação está em falta pq mandar e-mail e nada é a mesma coisa, já é o milésimo problema que to tendo, já fizeram tanta coisa errada que se eu for contar eu fico até amanhã, tá sendo bem estressante, desculpem o desabafo, mas enfim, se alguém puder me dar uma luz agradeço imensamente!

Comentários

  • @KarenCardoso

    Simples, ligue para a Linha Registos.

    Só falam como requerente ou seu representante legal (aquele que assinou o formulário). Funcionam de 9:00 as 17:00 horário de Lisboa, de segunda a sexta. Se ligar exatamente na hora que abre, consegue falar em 10-20 minutos. Se passar poucos minutos, vai esperar um tempão na linha de espera.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, depois opção 1 de novo

    Pergunte quais são as exigências (eles tem acesso a essa informação) e pergunte também como deve proceder para atualizar o seu endereço.

    Boa sorte!

  • Boa noite, eu liguei hoje para a linha de registros, imaginei que fosse esperar bastante tempo, fiquei uma hora em espera, uma mulher me atendeu, foi extremamente grosseira, chegou a gritar pq cortou a ligação e eu pedi a ela para repetir o que havia dito, perguntei em questão da exigência e ela simplesmente disse que não tem acesso e não poderia me informar, que eu tenho que esperar o oficio chegar no meu endereço, perguntei em questão do tempo de espera para que eu fique ciente e ela agiu como se eu tivesse acesso a datas que eu não tenho, de informações que ninguém passa, tentei tiras todas as duvidas que eu tinha e ela só desligou na minha cara enquanto eu perguntava, gastei dinheiro e tempo pra ligar e fui tratada que nem lixo, essa galera tá perdendo a noção e não consegue fazer o mínimo, nem ter educação, é surreal, e não consegui saber qual era o problema, enfim, além de um desabafo é pra galera que for tentar ligar ficar ciente que isso pode acontecer né, lamentável.

    E quanto ao possível documento que está em falta, achei algo que possa ter dado problema mesmo, cancelaram o apostilamento da certidão de nascimento, então acredito que tenha sido isso, mas vou ter que aguardar para confirmar, consegui resolver com o cartório essa questão, mas continuo com todas as minhas dúvidas.

  • @KarenCardoso nossa, que estranho isso que aconteceu com você, geralmente (eu já liguei algumas vezes) a linha de registos atende direitinho.


    Claro que existe uma diferença cultural entre paises, o que pode ser considerado grosseria as vezes, porém o que você relatou não é normal, de forma alguma.


    Sem contar que se a atendente disse que não tem acesso a informação, ela simplesmente mentiu.


    Caso queira, você pode fazer uma queixa à IGSJ, isso deve resolver o problema e certamente te darão uma resposta.


    https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

  • @LeoSantos poxa, eu realmente acho que não foi o caso de diferença cultural, mas me acalma saber que esse tipo de atendimento não é comum, estava tentando ser o mais breve possível, mas explicando minha situação e isso ocorreu, infelizmente :(

    Acabei fazendo a queixa ontem mesmo, já tinha conhecimento do IGSJ por conta de outra situação também que ocorreu, que perderam documentos da cidadania do meu pai, enviaram pra lisboa e mudaram o tipo de cidadania que era pra ser 1-C, colocaram 1-D, até eu descobrir o que aconteceu levaram alguns meses, o IGSJ até ajudou um pouco, mas tenho tido azar pelo visto, mas agradeço pela informação e ajuda!

    Vou aguardar uma resposta sobre a queixa, mas sugere que eu tente ligar novamente ou só espero mesmo essa resposta?

  • Tenta ligar de novo na segunda feira, pede pra te mandarem a cópia da exigência por email, quem sabe você dá sorte e pega um atendente mais educado

  • @KarenCardoso Já liguei para perguntar de exigencia e a moça foi bastante impaciente e grossa também!! Sugiro ligar de novo para falar com outra pessoa e conseguir logo a informaçao pelo telefone.

  • @LeoSantos Tá bem, tentarei amanhã novamente, obrigada!

    @Bru_ poxa, muito chato termos que passar por isso :(

    Mas tentarei ligar amanhã mesmo então, fico mais tranquila de saber que posso ter a sorte de ser atendida por alguém mais educado rs

  • editado June 2023

    Nada justifica a pessoa ser grosseira, realmente é inaceitável.

    Se aceita uma sugestão para aumentar as chances de sucesso na nova tentativa: os portugueses têm comunicação mais direta enquanto nós brasileiros perguntamos de forma indireta. Tem a famosa piada que diz que se vc perguntar a um português: Você sabe que horas são? Ele vai responder "- Sei", e não vai te dizer as horas por que vc não pediu... Nesse exemplo a melhor pergunta para obter o que se quer é: "Estou sem relógio. O senhor pode me informar que horas são, por favor?".

    Se possível, antes de ligar prepare suas perguntas para que sejam diretas, explícitas e ao mesmo tempo cordiais. Tenha as informações sobre seu processo à mão (número do processo, senha, email que preencheu no formulário etc) para responder verificações de forma pronta e precisa. Se a pessoa do outro lado da linha for mal-educada e com má vontade nada adianta, mas pelo menos fazendo dessa forma as chances de dar certo aumentam...

  • KarenCardoso a impressão que tenho é que eles fazem de tudo para dificultarem a aquisição de cidadania, fiquei por dois anos conseguindo todos os docs, retificações, transcrição de casamento, tudo APOSTILADO lá em Portugal e aqui na volta, enfim, enviei faz quase dois meses, está mais que perfeito meu processo, tudo anexado, inclusive óbito de meu avô(estou requerendo por parte de meu avô, apesar de minha avó ser portuguesa também), tudo perfeito, estou ansioso pelas possíveis, tais ( se houver, claro) "exigências", aguardando ansiosamente!

  • @EDUBASS

    Não fazem "tudo para dificultar a aquisição de cidadania". Fazem o que é necessário para garantir que apenas quem tem direito possa obtê-la. Isso demanda investigação, análise... toma tempo.

    Está demorando? Sim. Mas uma boa parte dessa demora se deve, ao contrário do que você pensa, de mudanças na lei que vieram para facilitar a aquisição da cidadania portuguesa. Exemplos:

    • até alguns anos atrás, era preciso que o neto comprovasse um vínculo concreto com a comunidade portuguesa. Hoje, basta ter nascido em um país em que o Português seja língua oficial. Facilitou a vida de milhares de pessoas que eram netos de portugueses, mas que por diversas razões, não tinham o tal vínculo exigido. Resultado? Milhares de novas solicitações de nacionalidade;
    • Até não muito tempo atrás, os processos tinham que ser entregues pessoalmente em consulado ou conservatória. Hoje pode enviar por correio. Aliás, hoje pode enviar por sistema eletrônico*. Facilitou a vida de milhares de pessoas que não tinham condições de fazer a viagem;
    • Até recentemente, os netos recebiam cidadania por aquisição, não por atribuição. Facilitou a tomada de decisão de milhares de pessoas que tinham interesse na cidadania portuguesa, mas apenas se a pudessem transmitir para seus descendentes;
    • Antigamente não existia Linha Registos. Foi criada em 2009. Antes, se quisesse alguma informação sobre seu processo, tinha que ficar mandando e-mail, telefonando para a conservatória;
    • Por outro lado, até algum tempo atrás exigiam apenas as certidões brasileiras digitadas. Passaram a exigir as certidões reprográficas depois de identificados alguns casos de fraude. Dificultou para todo mundo, mas eles estão errados em combater fraudes?
    • A cidadania por via sefaradita também era relativamente simples. Ano passado com o caso do cidadão russo que obteve cidadania portuguesa "em tempo recorde", com suspeitas de fraude, também aprovaram novas regras. Dificultou para todo mundo, mas eles estão errados em combater fraudes?

    Lembrando que há cerca de 25 anos não há concurso público para contratação de novos conservadores... não tá fácil pra ninguém!

    Você tem culpa disso? Obviamente que não. Mas quando sair sua cidadania, pode obter um título de eleitor e votar em candidatos portugueses mais antenados à questão migratória e de cidadania. Como eu já disse aqui no Fórum outras vezes, cidadania não é só pegar um passaporte para passar na fila rápida quando vai para a Europa... é tornar-se cidadão português.

    Aproveitando, boa sorte no seu processo. Estando tudo certinho como você disse, já dá uma tranquilidade de que vai correr tudo bem. Agora é só aguardar!

  • editado June 2023

    @EDUBASS

    Não fique ansioso por antecipação.

    Exigências não são feitas aleatoriamente; elas tem um fundamento,

    Completei o processo de minha mãe (como neta), e o meu como filho dela também já foi aprovado. Zero de exigências. Como você aparentemente fez, eu também tive o cuidado de montar o processo atendendo aos requisitos e seguindo o que me parecia sensato entre as orientações do fórum.

    Muitas vezes as pessoas aqui contam só a metade da história de por que seu processo caiu em exigência. Ou por desconhecimento das regras e requisitos, ou por falta de cuidado na montagem, ou por usaram "assessorias" que mal sabem o que estão fazendo.

    Muito de vez em quando, há uma mudança nos requisitos que afetam processos já enviados e isso gera nova exigência. Quase sempre isso é resultado de fraudes cometidas por alguns requerentes, o que leva a se apertar os requisitos para combater fraudes, como o colega acima mencionou. Nisso que o fórum ajuda muito, pois ficamos sabendo e repassando para futuros requerentes essas mudanças.

    Por que se passou a pedir certidões reprográficas também? Por causa de fraudes nas digitadas.

    Por que certidões de alguns estados BR precisam ser verificadas pelo consulado de PT na área (o consulado entra em contato com o cartório emissor)? Porque houve um número de certidões fraudulentas enviadas destes lugares.

    Assino embaixo no comentário do @eduardo_augusto sobre depois participar nas eleições em PT (tem deputado eleito representando os cidadãos PT que moram no exterior) apoiando quem apoia iniciativas que facilitam a vida deles. Vejo muito brasileiro (em PT, nos EUA, etc) que, depois que consegue sua cidadania, esquece que ele é um "estrangeiro" e passa a votar em partidos xenófobos. Afinal, ter um bisavô (ou mesmo trisavô) PT não faz ninguém ser mais PT que um filho de estrangeiro que viveu a vida toda em PT. É só abrir a boca com o sotaque BR em PT que o cidadão PT médio vai te ver como BR independente de ter cidadania ou não. Que o diga o que foi espancado em Braga outro dia (era cidadão PT também).

  • CarlosASP sim, concordo contigo, penso o mesmo, aliás meu processo está mais certo do que imaginava, lendo relatos e perguntas que fazem por aqui no forum, nossa, o meu está apostilado e reconhecido firma até do "envelope", enfim, ansioso estou sim, pois tenho duas filhas que se formaram, já trabalham na área, porem ter os benefícios de cidadania portuguesa também é um sonho nosso, contando os dias, se me permitirem é claro!

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