Transcrição do casamento

Olá boa noite pessoal. Então, estou com umas dúvidas que não me deixa ir para frente no meu processo de cidadania, dependendo da resposta eu poderei ter 2 caminhos para conseguir. ( Eu tenho até que bastante documentos e informações sobre eles caso precisem)

A história resumidamente: Meus Bisavós nasceram em Portugal, Joaquim da Fonseca ( Viseu - 1902 ) Maria José de Jesus ( Aguiar da Beira -1907 ). Eles se casaram aqui no Brasil no Rio de Janeiro em 1926, e em 1930 nasceu o meu avô Paulo da Fonseca ( Foi registrado aqui no Brasil e tem certidão de nascimento ), e logo depois aproximadamente em 1931 disso eles voltaram para Portugal com o Paulo, lá eles tiveram um outro filho, Moisés que foi registrado em Romariz em 1932, e em 1934 a família toda voltava para o Brasil.

Minhas dúvida:

1) Existe a chance do Paulo ter sido registrado em Portugal também? Porque ele era um bebê e próximo da mesma época em que ele teve um irmão que foi registrado lá. (Não sei se existia dupla cidadania, naturalização ou registro dessa forma lá naquela época ) Se sim onde acho esse tipo de registro?

2) Meus bisavôs se casaram no Brasil e eu não se eles transcreveram o casamento para Portugal e nem sei onde buscar registros de transcrições de casamentos. Mas depois de se casarem aqui no Brasil eles voltaram para Portugal e ainda tiveram um filho lá, para esse filho poder ser registrado eles não teriam q comprovar o casamento com a transcrição? Alguém sabe me dizer se isso faz sentido ? caso sim onde eu poderia procurar esse documento?


https://www.familysearch.org/tree/person/details/GK39-97C o lindo do Joaquim no familysearch

Comentários

  • @Guilherme_D

    Você pode tentar contato com a Conservatória do local onde eles residiam/registraram o segundo filho e perguntar sobre eventual assento do primeiro filho/brasileiro ou sobre a transcrição do casamento. Tenha em mente que pode ser difícil conseguir uma resposta, mas não te custa tentar...

    Outra opção é você fazer os pedidos pelo civilonline, sendo a) do nascimento do segundo filho; e b) do casamento/transcrição dos pais. Custa 10 euros cada pedido e se não acharem provavelmente irá perder o $. Segue guia de como fazer os pedidos caso opte por esse caminho: Como solicitar certidões pelo civilonline

  • Bom dia , gostaria de saber como posso obter a minha certidão de divórcio com apostilamento de haia , pois sem isso não consigo aqui no Brasil renovar a minha identidade ( a minha mãe pediu - me para escrever isto à vocês)

    me chamo : MARIA ANTONINA DE ALMEIDA PEREIRA COELHO e casei - com : MANUEL FERREIRA COELHO em CONSERVATÓRIA NO ANO DE 1976 REGISTRO NO Nº 47 NO QUAL CONSTA NO DIA 04 DE JANEIRO DE 1976 E O DIVÓRCIO FOI NA COMERCA DE SANTA MARIA DA FEIRA 1º JUIZO CIVIL onde o autor foi : MANUEL FERREIRA COELHO e réu : MARIA ANTONINA DE ALMEIDA PEREIRA COELHO , DIVÓRCIO LITIGIOSO ; PROCESSO 489/2000

    MAIS CERTIFICA NARRATIVAMENTE : QUE A SENTENÇA ORA CERTIFICADA FOI PROFERIDA EM: 18/06/2001 E TRANSITOU EM JULGADO A 12/07/2001


    VAI ASSINADA E AUTENTICADA EM SANTA MARIA DA FEIRA 01/10/2001

  • @CláudiaCoelho , me corrijam os colegas se eu estiver errada, mas ela deve solicitar isso no cartório onde se encontra a certidão de divórcio dela. Lá eles fazem o apostilamento. Não sei se para isso é necessário solicitar uma 2° via apostilada, mas creio que sim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.