Ajuda para encontrarmos Bisavô português

Há uns 3 anos procuro vestígios de meu bisavô português de nome Joaquim Ferreira Marques. Ele se casou com minha bisavó Virgínia Pacheco Correa (depois Virgínia Ferreira Marques), também portuguesa, em 1913 no Brasil, na oitava pretoria no Rio.

Acontece que antes desse casamento eu não encontro nenhuma informação dele. Da parte dela encontrei além dos meus tataravós em Açores, tudo certinho, mas dele não encontro nada, nem sobre a cidade ou ano que veio.

Sei que ele provavelmente nasceu entre 1878 ou 1879, seus pais se chamavam Maria das Dores Martins e Francisco Ferreira Marques, como consta em seu livro de casamento.

Cheguei a vincular um registro como sendo dele no meu FS mas depois desacreditado ser ele por algumas divergências.

Preciso muito de ajuda para encontrar alguma pista. Alguém pode me ajudar por gentileza? Seria de extrema importância para mim! Obrigada!

Comentários

  • @BrunaMarques já pediu para abrirem o processo de casamento no cartório?

    Se não, seria uma ótima alternativa para verificar os documentos que os nubentes usaram para se casar.

    Geralmente, os portugueses usavam 'Título de Nacionalidade' emitido pelo consulado português para se casarem no Brasil.


  • @FernandoFeraka primeiramente muito obrigada pela sua resposta!

    Sim, eu cheguei a ligar para o lugar responsável, não me recordo, mas só obtive negativas e respostas vagas. Era época da pandemia, não sei se isso influenciou. Eles se casaram na 8ª pretoria do Rio de Janeiro, acho que curato de santa cruz. Sabe qual cartório ou curadoria é a equivalente?

    Há registros de títulos de nacionalidade em bancos de dados?

    Abaixo está o registro de matrimônio deles. O registro começa em outra página que não anexei com as palavras: "Aos 25 dias..." E segue para está que anexei, que contém todas as informações.


  • editado June 2023

    @BrunaMarques

    Segue guia para localizar cartórios no Rio de Janeiro: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23164/rio-de-janeiro-rj-cartorios-atuais-x-circunscricoes-x-pretorias

    Pelo que descreveu (8a pretoria / Santa Cruz) deve ser o atual 2º RCPN. Tem endereço/contato no link acima.

    Achar habilitações em cartórios do Rio de Janeiro é praticamente impossível, em dado momento da história os cartórios foram legalmente autorizados a incinerar esses documentos...

    Já tentou localizar o casamento religioso deles? É provável que possa ter alguma informação sobre a freguesia de origem deles em Portugal.

    Boa sorte!

  • @BrunaMarques

    Há um batismo que talvez possa ser o dele... bate com os dados (avós etc) cadastrados por alguem da sua familia no Family Search https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=829444 m0144.tif (n.º 15 - Joaquim) - Freguesia de Campanhã, Porto, Porto - PT-ADPRT-PRQ-PPRT03-001-0029

    Note que na margem consta anotado o casamento com Virginia (mas outros sobrenomes: Soares Mendes). E ela era natural de Nespereira, Cinfães, Viseu, não dos Açores...

    Verifique com calma se pode ter alguma relação ou se é apenas um homonimo...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.