Certidão Religiosa para Transcrição

Olá, prezados.

Localizei nos arquivos distritais o assento de batismo de meu bisavô necessário para dar inicio aos processos de nacionalidade, no entanto a certidão de casamento de meus bisavós localizei no familysearch apenas a religiosa onde casaram-se aqui no Brasil na cidade de Nova Europa, como devo proceder com esta certidão para realizar a transcrição?

Quanto a certidão de óbito dele estou procurando no cartório desta mesma cidade, também devo realizar a transcrição desta certidão de óbito?

Referente a minha bisavó apenas tenho a informação contida neste assento que menciona que ela também era portuguesa, é necessário informar a localidade precisa de seu nascimento?

Agradeço o apoio.


Comentários

  • @AlexandreCardoso

    Se for o caso de transcrição necessária. para fazer é preciso ter os documentos dos 2 nubentes. Um exemplo de lista aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1

    Se não me engano, se aceita o casamento religioso para transcrição. Alguém mais pode confirmar isso.

    Sobre o assento de batismo de Maria das Neves; sabe se ela tinha irmãos?

    Tem esse João Baptista, que também imigrou para o Brasil, filho de Abilio Augusto Monteiro e Anna Maria Monteiro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99VS-QXWB?i=188&cc=2140223

    Se for, o registro de batismo dele deve ser aqui. Moredo é um lugar (subdivisão) da freguesia de Salsas, concelho de Bragança, distrito de Bragança:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X5M-HH14

    https://tombo.pt/f/bgc39#BIRT

    Imagino essa ser a árvore da família:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GHHF-3T9

  • @AlexandreCardoso

    quando foi realizado o casamento? Antes de 1889 os casamentos eram registrados nas igrejas: "Em 1 de janeiro de 1889 entrou em vigor o Decreto-lei 9.886, esta lei instituiu a obrigatoriedade do registro de nascimento, casamento e óbito em serventias cartorárias do Estado, assim o registro deixou de ser uma atribuição da igreja católica."

  • Obrigado prezados.

    Caro @CarlosASP Essa é mesmo a árvore da família, alguns itens foram atualizados por mim recentemente.

    De acordo com a certidão de casamento religiosa o nome dos pais da Maria das Neves é Abilio Augusto Saraiva e Anna Joaquina Monteiro.

    Muito Obrigado!

    Caro @eduardo_augusto o casamento foi realizado na igreja em 1919.

    Muito Obrigado!


  • Obrigado prezados.

    Caro @CarlosASP Essa é mesmo a árvore da família, alguns itens foram atualizados por mim recentemente.

    De acordo com a certidão de casamento religiosa o nome dos pais da Maria das Neves é Abilio Augusto Saraiva e Anna Joaquina Monteiro.

    Muito Obrigado!

    Caro @eduardo_augusto localizei o registro de casamento no cartório, porém o óbito e o assento da Maria das Neves ainda não.


    Muito Obrigado!


  • @AlexandreCardoso

    Essa certidão que você colocou é a do casamento religioso. Se tiver achado a do casamento civil no cartório, melhor ainda.

    óbito: por que procura? normalmente não precisa em processos de nacionalidade.

    cônjuge de Abilio Augusto Monteiro: não descarte, sem pesquisar, a possibilidade de Anna Joaquina Monteiro e Anna Maria Monteiro serem a mesma pessoa. Não será primeira que vez há divergências assim nos nomes que constam em certidões diferentes.

    Por isso sugeri investigar com a família se alguém sabe se Maria das Neves tinha irmãos - entre eles esse João Baptista que mencionei. Pode abrir uma pista para onde está o batismo de Maria das Neves.

    Era raro um casal de PT só ter um filho nessa época, Mesmo que muitos filhos tenham falecido na infância ainda (acontecia muito), como eles tinha uma penca de filhos, em geral mais de um sobrevivia até a vida adulta.

  • @CarlosASP Vou investigar melhor a Maria Joaquina Monteiro, descobri que a Maria das Neves tinha uma irmã e dois irmãos, porém, nada de nomes.

    Pensei ter visto em algum lugar que seria necessário a transcrição do óbito ainda estou compilando todas essas informações.

    Hoje recebi a informação do cartório de Nova Europa que a certidão de casamento dos meus bisavós está lá, mas, o processo é um pouco lento, eu tenho que enviar um pedido com firma reconhecida e antes que isso chegue lá não me enviam os documentos (enviei por carta registrada) nem escaneados.

    Muito obrigado!

  • @AlexandreCardoso

    Mais uma coisa que pode fazer: peça ao cartório onde seus bisavós casaram o "desarquivamento da habilitação do casamento". Essa habilitação vai mostrar que documentos eles utilizaram para provar quem eram e assim poder casar.

    Pode ser que mostre de onde em PT sua bisavó veio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.