Bisavô Português, Registro dos nascimentos dos filhos foram expedidos pela LBA

Boa tarde a todos, me chamo Marcella e estou em uma busca intensa para conseguir algumas peças do quebra cabeça para tentar solicitar minha cidadania. Gostaria de saber se alguém aqui conhece algum caso parecido com o meu.

Meu bisavô era português e veio pro Brasil, ainda menino, com o pai e mais 2 irmãos. Ele se uniu a minha bisavó, mas aparentemente não se casaram no papel. O casal teve 5 filhos, e na certidão de nascimento de todos os filhos, consta que o requerente era a Legião Brasileira de Assistência (LBA). Já pesquisei e vi que foi um orgão criado para auxiliar familiares de soldados na guerra, e pessoas que trabalhavam no comércio/indústria..Pelo que entendi, foi como a Assistência Social começou no Brasil.

Só que este orgão foi extinto há anos atrás e não sei se consigo registros emitidos por ele nos acervos do Arquivo Nacional ou da Corregedoria da Justiça, a verdade é que estou confusa em como fazer essa pesquisa. Não sei exatamente o que procurar e os funcionários também não souberam como me auxiliar na pesquisa online. Alguém aqui tem experiência em buscas no arquivo nacional? Ou no site da Corregedoria?

Outra grande dúvida:

Alguém sabe onde devo procurar registros de portugueses que vieram de Lisboa para o Rio entre os anos de 1899 a 1910? Não sei o ano exato e não sei o nome da embarcação..

Agradeço imensamente a ajuda

Comentários

  • @marcellamoreira

    Ficará mais fácil de te ajudarem se você disser que registros procura.

    Pelo que entendi, já tem as certidões de nascimento dos filhos do seu bisavô PT, correto?

    A LBA deve ter ajudado a emitir essas certidões, mas elas devem ter sido registradas em algum cartório, pois a LBA não tinha poderes para ela fazer esse registro.

    O que você procura especificamente? Os registros PT do seu bisavô?

    Se for isso, deixe o nome dele e dos pais dele aqui (os nomes dos pais dele devem constar como os avós paternos nos registros desses 5 filhos), mais ou menos que ano ele deve ter nascido e vindo para o BR. o nome dos irmãos dele (se souber). Com isso, as pessoas aqui podem ajudar a achar.

    Separadamente, você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

    Ajuda muito a organizar a informação e achar mais coisas, É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • Bom dia, @CarlosASP

    Obrigada pela rápida resposta..

    Bom, vamos lá…até eu tenho algumas dúvidas do que estou procurando.

    Respondendo seus questionamentos:

    Já encontrei o registro de nascimento do meu bisavô e dos irmãos dele em Felgueiras (PT), o problema é que ele veio para o Brasil quando criança, com o pai, e me disseram que o pai trouxe as três crianças sem a autorização da mãe, que continuou em Portugal, então, se isso for verdade, talvez não haja registro da chegada dele no Brasil..Esse é o problema 1. (OBS: é uma especulação, não tenho certeza dessas informações, então ainda estou buscando o registro nos navios)

    Aí vamos ao segundo problema: O meu bisavô não foi casado no papel com minha bisavó, eles tiveram uma união estável de anos, e tiveram 5 filhos ao longo desses anos, mas não sei se isso configura união estável, vocês saberiam algo sobre isso? Será que juntar essas 5 certidões configuraria uma união estável?

    Terceiro problema: O declarante dos nascimentos dos filhos, foi um funcionário público, da LBA. Tem os nomes dos pais, nas certidões, mas não foi ele que foi até o cartório declarar, e de acordo com a empresa que está me orientando sobre a cidadania, obrigatoriamente, para ter direito, o meu bisavô deve ser o declarante da certidão de nascimento dos filhos. Eles disseram que até podem dar entrada no pedido de dupla cidadania com isso, mas que minhas chances são mínimas.

    Dito isso, gostaria de saber se vocês conhecem pessoas que já tiraram dupla cidadania em situações parecidas com a minha. Caso haja precedentes, acho mais fácil conseguir..

    Ou se existe algum documento que poderia ser apresentado ao governo português, mostrando que no Brasil era comum a LBA auxiliar nesse processo, e que esse documento, é tão legítimo quanto, se ele fosse o declarante…Procurei registros da LBA, pra ver se existia algo informando as competências da Legião, mas não encontrei absolutamente nada, liguei até pro arquivo nacional, eles não sabem nada sobre isso.

    Documentos que tenho até a presente data:

    Registro de Batismo do meu bisavô e dos irmãos, que foram batizados em Felgueiras;

    Certidão de nascimento de todos os filhos do meu bisavô aqui no Brasil (obs: todos foram registrados no mesmo dia pelo declarante que era funcionário público)

    Certidão de óbito do meu bisavô (Na certidão diz que ele era português, mas ele foi enterrado como indigente)


    Agradeço a ajuda..nas próximas duas semanas irei rechear a árvore do FS e também posso postar aqui.

  • editado June 2023

    @marcellamoreira

    No seu caso, o que você tem que procurar são documentos que mostrem a participação do seu bisavô PT na vida do seu avô (?) BR ou avó (?) BR (a pessoa de quem você descende).

    Está correta a orientação que recebeu pois, quando o cidadão PT não foi o declarante do nascimento do filho/a BR, a solução "fácil" é transcrever o casamento dos pais. Quando não há tal casamento, aí tem que se achar documentos assinados pelo cidadão PT (ainda na menoridade do filho/a) que comprovem que ele participou na vida da criança.

    Em geral se buscam matrículas ou boletins escolares, caderneta de vacinação etc - mas em geral era a mãe que fazia essas coisas.

    Vou marcar essas pessoas para eles darem mais sugestões de que documentos você pode buscar para conseguir provar que seu bisavô efetivamente participou na vida dos filhos na menoridade @AlanNogueira @eduardo_augusto @mabego @texaslady

    Para ajudar, descreva como os estão os nomes dos citados (pais e avós) nas certidões de nascimento e batismo de seu bisavô, do filho/a BR dele e neto/a BR (o/a requerente da nacionalidade).

  • @marcellamoreira as orientações do @CarlosASP estao perfeitas, é justamente o que terá que fazer para comprovar a filiação na menoridade. Uma opção de documento a buscar que talvez ajude seja o batismo, os portugueses dessa época sempre batizavam os filhos!

  • @marcellamoreira

    Tentou se informar com outros advogados? pode ser que tenham instruído um caso parecido.

    Pelo que eu vejo acho que não há como provar a filiação e por isto vc perdeu o direito, infelizmente.

    se a LBA não tivesse sido extinta, vc poderia ter uma declaração da entidade...

  • @marcellamoreira ,

    o seu caso é parecido com o do @pedropbrandao, onde o pai português não declarou o filho e não era casado.

    Marquei o pedrobrandao aqui para que vocês dois possam acessar as orientações um do outro que os membros possam dar.

    Nào tenho muito conhecimento sobre as alternativas para estabelecer a perfilhação nestes casos, mas o registro de batismo me parece um bom começo para vocês. Mas não sei se é possível.

  • @texaslady @mabego @AlanNogueira @CarlosASP

    Obrigada pela orientação pessoal

    Respondendo dos questionamentos:

    Já encontrei o registro de nascimento do meu bisavô e dos irmãos dele em Felgueiras (PT), o problema é que ele veio para o Brasil quando criança, com o pai, e me disseram que o pai trouxe as três crianças sem a autorização da mãe, que continuou em Portugal, então, se isso for verdade, talvez não haja registro da chegada dele no Brasil..Esse é o problema 1. (OBS: é uma especulação, não tenho certeza dessas informações, então ainda estou buscando o registro nos navios)

    Aí vamos ao segundo problema: O meu bisavô não foi casado no papel com minha bisavó, eles tiveram uma união estável de anos, e tiveram 5 filhos ao longo desses anos, mas não sei se isso configura união estável. Será que juntar essas 5 certidões dos filhos configuraria uma união estável?

    Terceiro problema: O declarante dos nascimentos dos filhos, foi um funcionário público, da LBA. Tem os nomes dos pais, nas certidões, mas não foi ele que foi até o cartório declarar, pois ele faleceu15 dias antes desses registros.

    Tenho a certidão de óbito dele, e tenho artigos mostrando que a LBA realizava essas ações.

    Encontrei o atestado de óbito de 1 dos filhos que consta o nome do meu bisavô, um filho que morreu com 07 anos.


    @pedropbrandao gostaria de saber se você conseguiu resolver seu caso?

    Estou pensando em montar um dossiê com tudo que tenho e tentar dar entrada no processo.

    Documentos que tenho até a presente data:

    Registro de Batismo do meu bisavô e dos irmãos, que foram batizados em Felgueiras;

    Certidão de nascimento de todos os filhos do meu bisavô aqui no Brasil (obs: todos foram registrados no mesmo dia pelo declarante que era funcionário público)

    Certidão de óbito de 1 dos filhos com o pai declarante

    Certidão de óbito do meu bisavô (Na certidão diz que ele era português)

    Agradeço a ajuda..

  • @texaslady @mabego @AlanNogueira @CarlosASP

    Obrigada pela orientação pessoal

    Respondendo dos questionamentos:

    Já encontrei o registro de nascimento do meu bisavô e dos irmãos dele em Felgueiras (PT), o problema é que ele veio para o Brasil quando criança, com o pai, e me disseram que o pai trouxe as três crianças sem a autorização da mãe, que continuou em Portugal, então, se isso for verdade, talvez não haja registro da chegada dele no Brasil..Esse é o problema 1. (OBS: é uma especulação, não tenho certeza dessas informações, então ainda estou buscando o registro nos navios)

    Aí vamos ao segundo problema: O meu bisavô não foi casado no papel com minha bisavó, eles tiveram uma união estável de anos, e tiveram 5 filhos ao longo desses anos, mas não sei se isso configura união estável. Será que juntar essas 5 certidões dos filhos configuraria uma união estável?

    Terceiro problema: O declarante dos nascimentos dos filhos, foi um funcionário público, da LBA. Tem os nomes dos pais, nas certidões, mas não foi ele que foi até o cartório declarar, pois ele faleceu15 dias antes desses registros.

    Tenho a certidão de óbito dele, e tenho artigos mostrando que a LBA realizava essas ações.

    Encontrei o atestado de óbito de 1 dos filhos que consta o nome do meu bisavô, um filho que morreu com 07 anos.


    @pedropbrandao gostaria de saber se você conseguiu resolver seu caso?

    Estou pensando em montar um dossiê com tudo que tenho e tentar dar entrada no processo.

    Documentos que tenho até a presente data:

    Registro de Batismo do meu bisavô e dos irmãos, que foram batizados em Felgueiras;

    Certidão de nascimento de todos os filhos do meu bisavô aqui no Brasil (obs: todos foram registrados no mesmo dia pelo declarante que era funcionário público)

    Certidão de óbito de 1 dos filhos com o pai declarante

    Certidão de óbito do meu bisavô (Na certidão diz que ele era português)

    Agradeço a ajuda..

  • @marcellamoreira ,

    Como disse não saberia dizer se será possível estabelecer a perfilhação. Mas acho que vale a pena tentar e continuar procurando mais documentos que ligue seu bisavô aos filhos, como este atestado de óbito que você encontrou. E quanto a batismo, os filhos não foram batizados na igreja?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.