Trás-os-Montes - Localização de Freguesia - Assento de batismo

Bom dia a todos,

Procuro pelo assento de batismo de JOSÉ JOAQUIM DA SILVA, nascido em 05 de julho de 1897, natural da Província de Trás-os-Montes, filho de Antonio Joaquim Exposto e Anna Maria. Chegou ao Brasil, em 24/08/1913, desembarcando no Porto de Santos, SP. Os pais também imigraram ao Brasil, pois estavam presentes em seu casamento, declarantes que eram.

Essas são todas as informações que possuo e foram retiradas das certidões brasileiras, habilitação de casamento e, principalmente, do prontuário de estrangeiro obtido junto ao AN. Não consegui localizar o desembarque. Residiu, casou-se e faleceu na Capital Paulista.

Busquei nos registros de passaportes de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, com base na data de desembarque (até 1 ano antes), que entendo que possa estar errada.

Agradeço qualquer orientação ou auxílio.

Obrigado!

Comentários

  • @joaohentzjunior

    Você achou o casamento religioso de Jose Joaquim da Silva? Procure nas igrejas próximas do cartório onde o casamento civil foi registrado. Às vezes consta a paróquia de origem dos noivos. Pelo que vi, ele casou com Lydia Martins, também de PT (é isso)?

    Antonio Joaquim Exposto é um nome complicado de procurar. Pois "exposto" na verdade é a "condição" da criança (ter sido deixado na roda dos expostos), Mas, às vezes, com o tempo, passa a ser incorporado ao sobrenome. E, nesses casos, às vezes, pode aparecer apenas como Antonio Joaquim também.

    Aqui um exemplo. O casal até poderia ser o que você procura - mas falta um filho Jose Joaquim nesse passaporte. A não ser que ele tivesse vindo separado:

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=995552

    Você sabe o nome de irmãos de Jose Joaquim?

    Aqui outro Antonio Joaquim Exposto, casado com uma Anna do Ceu que chegou em SP em 1913. De novo, falta um filho Jose Joaquim. Ver registros 4652 em diante:

    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L08A_031.pdf

  • @CarlosASP

    Boa tarde.

    Primeiramente, agradeço-lhe pela atenção dispensada à minha dúvida.

    Sim, José casou-se com Lydia Martins, em 1923, ela natural de Azinhoso.

    Os dois registros indicados em sua mensagem, infelizmente, não são do pesquisa ou familiares.

    Desconhecemos outros familiares. Temos confirmadas apenas informações do pesquisado e seus pais.

    Não temos, ainda, informações sobre o assento religioso de matrimônio, porém, já foi solicitada a sua busca.

    Obrigado, novamente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.