transcrever casamento apos naturalizacão
Ola
Sou um cidadão dos estados Unidos do sexo masculino, divorciado, com 50 anos de idade, a viver em Portugal há 4 anos e meio (com cartão de residência baseado no rendimento de rendas dos EUA-visto D7) e pretendo requerer a nacionalidade portuguesa daqui a cerca de 6 meses e já tirei o exame de língua portuguesa para efeitos de nacionalidade portuguesa
Estou divorciado há muito tempo e gostaria de continuar assim, e não tenho filhos nem passaria minha nacionalidade portuguesa (assim que a obtiver) para outra pessoa (como uma segunda esposa, etc.) Vejo que uma vez que você é cidadão português é obrigatório transcrever meu casamento e divórcio anteriores nos estados unidos.
Vejo que é um requisito que, para registrar meu casamento/divórcio anterior nos Estados Unidos, eu precise da certidão de nascimento, bem como do documento de identidade (passaporte) de minha ex-esposa - o que simplesmente será impossível porque meu ex- esposa, embora seja cidadã dos EUA, vem de um país onde certidões de nascimento e identidade não são documentos públicos e e não tenho mais contato com ela.
O que gostaria de saber que depois de becoming português, se NÃO transcrever o meu casamento anterior por não ter a certidão de nascimento e o BI da minha ex-mulher, quais as implicações?
Entendo que terei um estado civil diferente em Portugal (estou bem com isso) se não registrar o casamento e obviamente sendo homem, NÃO/nunca usa / usarei nenhum nome de casado.
Posso continuar a minha vida em Portugal sem problemas? Por exemplo terei problemas em renovar a Cartao de cidadao ou o passaporte português? O registro civil vai me assediar constantemente? Se eu não registrar meu casamento, posso usar o estado civil de solteiro depois de me tornar um cidadão em documentos como aluguel, aplicativos de conta bancária etc?
Muito Obrigado pelas repostas.