Busca de casamento religioso no Rio de Janeiro

Boa tarde, caros colegas. Estou em busca da certidão de casamento dos meus ancestrais portugueses. Eles se conheceram no Brasil e moravam na cidade do Rio de Janeiro. A certidão de nascimento de um dos filhos diz que eles se casaram em Portugal, o que achamos difícil pois todos os outros filhos nasceram no Rio também e não há história na família de eles voltarem para Portugal. Já contratamos um oficial de cartório para procurar nos cartórios da cidade, e ele não encontrou nada. Por conta disso, acreditamos que eles nunca tenham se casado no civil. Como, no batismo, filhos são ditos legítimos, um colega do fórum deu a dica de que talvez os ancestrais tenham se casado somente no religioso aqui no Rio. Por isso, pergunto: alguém tem alguma dica de como posso procurar esse possível casamento? Tentei o Family Search, mas ele não acusa casamento nenhum entre meus ancestrais (só mostra o primeiro casamento da minha ancestral, no civil, com outro homem). Achamos pelo family search o batismo de 5 filhos deles, e foram todos em igrejas diferentes (o mais velho foi na igreja de Santa Rita de Cássia, o segundo mais velho, na Paroquia Santo Antonio dos Pobres, e por aí vai). Será que existe algum lugar que eu possa pedir para procurarem?

É o casamento de Antonio Rodrigues Maia e Amellia Gonçalves (Vieira da Motta) Maia (filiação: António Gonçalves e Plácida Antónia Gonçalves). Ocorreu entre 1899 e 1902, provavelmente, de acordo com a certidão de nascimento e batismo dos filhos (o filho de 1900 é tido como natural no registro civil, e ele é batizado no fim de 1901. A filha de 1902 já é tida como legitima no registro civil. Provavelmente ocorreu casamento religioso aí).

Ele, de Portugal, nascido por volta de 1876 a 1879. Filiação: Domingos Maia e Ana Rodrigues.

Ela, de Cantelães, Vieira do Minho, de 16/01/1872, mas ela mesma errou a idade e, portanto, o ano de nascimento em algumas certidões de nascimento dos filhos, logo pode apresentar outra data/idade na certidão de matrimonio. Filiação: António Gonçalves e Plácida Antónia Gonçalves. Um possível detalhe é que ela era viúva, seu primeiro casamento foi em 1893 com outro português chamado Manuel Joaquim Vieira da Motta, em 13/03/1893, no Rio de Janeiro, mas, segundo o nascimento de um dos filhos deles, o primeiro marido morreu 2/7/1895. Há certidões em que ela usa o sobrenome Vieira da Motta – que ela pegou do primeiro marido – antes do Maia (sobrenome do 2o marido/meu ancestral portugues), e certidões em que ela não usa.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.