Retificação Registro Civil

Bom Dia,

Tenho uma dúvida a respeito de como retificar os documentos da minha família, vou tentar explicar resumidamente.

No registro de batismo da minha bisavó portuguesa consta que o nome completo dela é: "Maria Cândida" (sem sobrenome) e o sobrenome do pai é "Barbosa", quando ela se casou com meu bisavô que também era português, ela adotou o sobrenome "de Jesus" que não é sobrenome do marido, ele tinha o sobrenome "Ribeiro" , porém o nome dela nos documentos posteriores ao casamento o sobrenome dela varia de certidão em certidão.

Em determinados momentos ela aparece como Maria Cândida Barbosa e em outros como Maria Cândida de Jesus. Devido a essas variações eu sei que vou ter que retificar as certidões mas a minha dúvida é: qual sobrenome eu devo usar para corrigir tudo ? Aquele que ela adotou quando casou, o sobrenome do pai dela ou então o sobrenome do meu bisavô ?

Poderiam me ajudar com essa dúvida ?

Comentários

  • @Reinaldo15

    No batismo de sua bisavó PT, consta o sobrenome "de Jesus" em qualquer um dos nomes dos pais ou 4 avós dela? Isso explicaria a origem do de Jesus no caso.

    Normalmente, o sobrenome a ser "fixado" é o que ela usou no momento de se casar. Como aparece o nome dela como nubente?

    Esse seria o sobrenome dela como "adulta", ainda solteira. Depois de casar, ela pode ter adotado outro sobrenome. Casou no BR ou PT?

    Não gosto muito de dar opinião sobre retificação, mas para outros poderem te ajudar, coloque aqui como constam os nomes nas diversas certidoes:

    no batismo dela (com nomes de pais e avós)

    ao casar (com nomes dos pais dela e do marido) e, se constar, que nome a certidão diz que ela passou a usar

    no nascimento do filho/a dela... qual o nome do filho, dos pais e avós maternos

    no nascimento do neto/a... nomes dos pais e avós

    Ou se já tiver tudo isso numa árvore no Family Search, deixe o link para a árvore

    E lembre que nem toda certidão é necessária para o processo de nacionalidade; limite as retificações às realmente necessárias

  • @CarlosASP

    Obrigado por responder.

    Minha bisavó se chamava Maria Cândida (sem sobrenome na certidão de batismo), seu pai se chamava Jose Luiz Barbosa e a mãe Lia Antônia Machado. Os avós paternos eram João Barbosa e Francisca de Carvalho, os avós maternos eram Francisco Machado e Carlota Joaquina Miranda. Ninguém possui o sobrenome "de jesus" na família, ela se casou com meu bisavô no Brasil, na certidão de casamento consta que o nome completo dela era "Maria Cândida de Jesus", meu bisavô se chamava Antônio Augusto Ribeiro, consta na certidão de casamento que ela não adicionaria o sobrenome dele. Nas certidões posteriores o sobrenome dela varia bastante, vou explicar.

    Na certidão de casamento e óbito dela consta o nome "Maria Cândida de Jesus" e nos nascimentos dos filhos e netos consta o nome Maria Cândida Barbosa, eu não sei de onde saiu esse sobrenome "de jesus" já que nem os pais e nem os avós o tinham. Minha avó filha do Antônio e da Maria se chamava Pulcheria de Jesus Ribeiro, mesmo minha avó tendo o sobrenome "de jesus" o nome de sua mãe na certidão de nascimento consta como Maria Cândida Barbosa.

    Acredito que essa confusão com os sobrenomes tenha acontecido porque meus bisavós eram analfabetos, se puder me ajudar agradeço bastante.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.