Nacionalidade pelo avô divergências nome e ano

A certidão de batismo do meu avô consta Antonio Gomes da Conceiçao, nascido em 05/05/1901. Quando chegou no Brasil seu nome mudou para Antonio Gomes Santiago (que era o nome da paróquia do batismo) e data de nascimento 05/05/1902. O prenome dos pais dele conferem. Tenho o certificado consular que comprova a alteração na chegada do Brasil. Avô e meu pai falecidos. Tenho chance? Devo fazer um esclarecimento junto? Obrigada

Comentários

  • @FabianaSantiago


    O que é esse "certificado consular" e o que ele diz? Se puder colocar o texto todo aqui (omitindo dados pessoais) vai facilitar para as pessoas te ajudarem.

  • editado May 2023

    @FabianaSantiago

    Antonio:

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1182347

    tif.20 - reg.21


    O casamento e divórcio está na averbação.

    No consulado se declara solteiro...

    É preciso ter este casamento, para ver o nome que ele adotou (Antonio Gomes da Conceição) e o casamento no Brasil, para ver se necessita de retificações

  • editado May 2023

    @mabego , @FabianaSantiago


    Talvez não sejam as mesmas pessoas. O Antonio do registro postado pela @mabego nasceu em 5 de maio de 1901. O Antonio do registro consular da @FabianaSantiago nasceu em 5 de maio de 1902. Pode ser um erro, claro. Já seria algo a se retificar.

    No registro de nascimento, ele aparece como Antônio, filho legítimo de Joaquim Gomes da Conceição e de Maria Emília (?) de Jesus (?).

    Já no certificado consular aparece como Antônio Gomes Santiago, filho de Joaquim Gomes Santiago e Maria Emília Santiago.

    A questão de ser solteiro... ele teria se casado em 1923 e divorciado em 1935. Daí portanto ao fazer o certificado consular em 1938, tenha se apresentado como solteiro. Talvez mais respeitável que se apresentar como divorciado.

    Interessante notar também que a averbação do casamento e do divórcio só foi feita em 1981 - talvez algum outro parente pedindo cidadania? Ou testamento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.