Reconhecimento e/ou Revalidação curso de Odontologia Faculdade do Porto

Boa noite,

Tenho procurado muito em site e não tenho encontrado nada que me oriente corretamente, sou formado em Odontologia no Rio de janeiro e tenho cidadania Portuguesa.

Caso alguem possa me ajudar, queria as seguintes informações para revalidar meu diploma na Univ. do Porto:

1 - Para revalidar meu bacherelado tenho que fazer o RECONHECIMENTO DE NÍVEL OU RECONHECIMENTO ESPECÍFICO?

2 - Após o acima respondido, quais documentos devo apostilar, sei que devo apostilar minha identidade, passaporte, documentos de Portugal, Certificado de Conclusão de 2º. Grau, Diploma de Cirurgião Dentista, Histório Escolar, minha dúvida é o seguinte, minhas ementas são mais de 160 fls., tenho que apostilar uma por uma, se for isso vou gastar mais de R$ 10.000,00 ai eu não tenho essa grana.

3 - Tenho como enviar antes meus documentos para análise escaneado e se for aprovado mandar depois os originais?

4 -Se alguem tiver alguma informação concreta e puder me ajudar, favor mandar mensagens.

Att.

Alexandre Cairrão

Comentários

  • @alexanderjunior

    Bom dia meu amigo,


    Agradeço a informação, mais já tinha entrado naquela pagina da internet mais não consegui visualizar muita informação, pois existe alguns tipos de transferencias e/ou reconheciment e elas são muito parecidas umas com as outras e não consegui saber ao certo.

    E eles não explicam ao certo as documentações necessárias para fazer o reconhecimento, pois acho que se tiver que apostilar folha por folha das ementas da faculdade onde me formei, vou gastar mais de R$ 15.000,00 ai torna inviável o pedido.

    Se vc conhecer alguem que possa me explicar melhor sobre as documentações ou outras dúvidas fico muito agradecido.

    Att.

    Alexandre Cairrão

  • @Alexandre Cairrão, a definição do tipo de reconhecimento depende da finalidade.

    Se pretende exercer a profissão de Médico Dentário (Dentista) em Portugal, precisará se inscrever na Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). No Estatuto da OMD, o Artigo 10.º estabelece as regras para inscrição:

    Artigo 10.º

    1 — Para o exercício da atividade profissional de medicina dentária, sem prejuízo do disposto no artigo 12.º, é obrigatória a inscrição na OMD.

    2 — Adquire direito a inscrever -se com caráter efetivo na OMD para efeitos de exercício da medicina dentária em Portugal:

    a) Os titulares do grau de licenciado em Medicina Dentária conferido por uma instituição de ensino superior portuguesa no quadro da organização de estudos anterior à aplicação do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e 115/2013, de 7 de agosto;

    b) Os titulares do grau de mestre em Medicina Dentária conferido por uma instituição de ensino superior portuguesa no quadro da organização de estudos decorrente da aplicação do Decreto -Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos -Leis n.os 107/2008, de 25 de junho, 230/2009, de 14 de setembro, e 115/2013, de 7 de agosto;

    c) Os titulares de graus académicos superiores estrangeiros em Medicina Dentária a quem tenha sido conferida equivalência a um dos graus a que se referem as alíneas anteriores;

    d) Os profissionais nacionais de Estados membros da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu cujas qualificações tenham sido obtidas fora de Portugal, nos termos do artigo 11.º

    [...]

    Para a inscrição profissional, a OMD exige, em princípio, o grau de mestre em Medicina Dentária (n.º 2, alínea "d") ou equivalente estrangeiro (n.º 2, alínea "c"). O grau de licenciado referido na alínea "a" do n.º 2 se refere aos graus pré-Bolonha (2006), o que não se aplica aos graus estrangeiros.

    Entre os dois tipos de reconhecimento, o reconhecimento de nível resulta em certidão que atesta apenas que o titular tem grau equivalente ao nível de Mestre, sem estabelecer a área. Como a OMD exige o grau concreto de mestre em Medicina Dentária, é necessário requerer o reconhecimento específico, o qual resulta em certidão que atesta que o titular tem grau equivalente ao grau de Mestre em Medicina Dentária.

    O reconhecimento específico tem quer requerido por meio do formulário do DGES, mas será dirigido a uma Universidade pública portuguesa. Se escolher a Universidade do Porto, recomendo que leia as informações gerais de reconhecimentos naquela instituição e as informações específicas para reconhecimentos na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

    De acordo com a Universidade do Porto:

    O obtenção do RECONHECIMENTO ESPECÍFICO (Grau Mestre - Medicina Dentária - Mestrado Integrado em Medicina Dentária) permite o exercício da Profissão de Médico Dentista em Portugal.

    O RECONHECIMENTO ESPECÍFICO (Grau Mestre - Medicina Dentária - Mestrado Integrado em Medicina Dentária) obriga a que o(a) requerente tenha formação inicial com a duração de 10 semestres curriculares em regime de tempo integral, com o plano de estudos de curso com a duração de 5 anos. Este reconhecimento depois da sua análise documental, realizada pelo júri nomeado, transita para a fase seguinte de realização de prova escrita de conhecimento, a nível nacional, com duração de 120 minutos + 80 minutos. Esta prova é de caráter eliminatório.

    O interessado precisa apresentar toda a documentação apostilada, bem como a cópia da dissertação de mestrado. Depois de avaliado por um júri, o candidato deverá se submeter a uma prova escrita e a uma defesa pública da dissertação de mestrado ou de uma dissertação produzida especificamente para o reconhecimento. Veja o procedimento completo no item C do documento da Universidade do Porto.

    Na Universidade do Porto, os emolumentos do pedido de reconhecimento ao grau de mestre correspondem a € 550. Se aprovado o processo, a Universidade cobra mais € 600 pela prova escrita de avaliação de conhecimentos e mais € 200 pela prova de discussão da dissertação. Os valores estão disponíveis na Tabela de Emolumentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.