Atribuição de filho e transcrição de casamento

Boa tarde,

Minha mãe solicitou a atribuição por ser filha de pais portugueses. Apresentei a certidão de casamento dela com meu pai ( cópia e apostilada) no processo e foi tudo deferido. Estou na bolinha 7 aguardando a Certidão de nacionalidade dela. Minha dúvida é saber se nessa certidão de nacionalidade virá a transcrição de casamento dela com meu pai, pelo fato de eu ter apresentado a certidão de casamento, ou vou ter que fazer essa transcrição por outro processo.

Desde já agradeço.

Alexander Costa

Comentários

  • editado May 2023

    @xanderhang

    Ela vai nascer em Portugal solteira.

    Depois disso, se deve fazer a transcrição de casamento para constar como casada, que é outro processo e tem o custo de 120 euros

  • Obrigado mabego.

    Pesquisando sobre a transcrição de casamento, verifiquei que alguns colocam como uma das exigências a cópia do Cartão de Cidadão do português e outros não mencionam.

    Assim, gostaria de saber sé é obrigatório ou não a apresentação de tal documento,

    Obrigado.

  • editado May 2023

    @xanderhang

    o CC se costuma pedir depois que o estado civil está atualizado, ou seja, depois de ter sido feita a transcrição de casamento.

    Principalmente no caso das mulheres, que tem seus nomes alterados depois de casamento, pois agregam o sobrenome do marido.

    O documento de identificação a ser enviado é o RG... ou passaporte.

    E claro, além da certidão de nascimento portuguesa... a documentação dos nubentes referente ao casamento que se quer transcrever

  •  mabego.

    Perfeitamente.

    Obrigado.

  • No formulário diz na parte do requerente se é parente ou procurador. No caso ela é a própria portuguesa (esposa) quem vai requerer. Assim no preenchimento eu coloco esposa?

  • Alguma indicação de conservatória para transcrição de casamento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.