Idade incorreta e substituição/falta de preposição, é necessário retificar?
Estou aqui para ajudar meu pai na solicitação da nacionalidade portuguesa para neto. Temos em mãos algumas certidões com divergências e precisamos de orientação para prosseguir com o processo. São elas:
1️⃣ Certidão de casamento de João de Nóbrega (português) e Virginia Hygina da Silva (brasileira): a idade do português está incorreta e a preposição "de" foi substituída por "da", resultando em João da Nóbrega.
2️⃣ Certidão de nascimento de Newton Nóbrega (filho de João): foi registrada somente quando ele tinha 15 anos e o pai português não foi o declarante. Além disso, o nome do pai está incorreto (consta como Antônio Nóbrega, que é, na verdade, o nome do avô dele) e o nome da mãe foi registrado sem o sobrenome "Hygina".
3️⃣Certidão de nascimento de Jorge Luiz Nóbrega (neto de João e requerente da nacionalidade portuguesa): os avós paternos foram registrados como João Nóbrega (sem a preposição "de") e Virgínia da Silva (sem o sobrenome "Hygina").
Já solicitei a certidão de nascimento apostilada de João de Nóbrega para possíveis retificações, mas antes gostaria de saber se será necessário retificar todas essas certidões.
Próximos passos será necessário realizar a Transcrição de Casamento entre português e a brasileira, mas acredito a Transcrição de Casamento só será possível depois de concluir as possíveis retificações.
Agradeço desde já a ajuda de todos!
Comentários
@Italo_Nobrega Olá! Você retificou a preposição?
@mtmbrito
Não é necessário retificar por conta disso. O acréscimo ou a supressão de partícula de ligação (de/da/das/do/dos/e) é ignorada pela conservatória.
Para o processo de nacionalidade, “José Silva” e “José da Silva” são o mesmo nome.