Conservatórias mais ágeis

Vou entrar com o pedido de nacionalidade por tempo de residência e não gostaria de enviar às Conservatórias de Lisboa, Porto e nem Almada. Alguém sabe me informar onde está mais rápido o processo? Me falaram sobre V. Nova de Gaia.

Comentários

• @RomuloCassio

a mais rápida para este artigo é a ACP:

Arquivo Central do Porto

Rua do Cunha, 404

4200-270 Porto - Portugal

As conservatórias menores costumam enviar à ACP

• @RomuloCassio em agosto de 2021 enviei o processo de filho da minha vó para a conservatória de Vila do Conde, o processo todo durou 7 meses, mas não sei informar como está hoje =/

• Qual está mais rápida hoje para atribuições de filho

• editado January 16

@thaluama

"Mais rápida" é um tiro no escuro. Eu recomendo enviar para o Arquivo Central do Porto (ACP). Atualmente um processo de filho lá está concluindo em uns 12 meses e por serem uma conservatória grande eles são bastante confiáveis/previsíveis (como há vários conservadores, os prazos não mudam muito se um conservador aposentar, ficar doente, sair de férias etc, coisa que é comum de acontecer em conservatórias "ágeis" de cidades pequenas).

Para não frustrar expectativas, acho importante também informar que nas últimas semanas temos visto casos em que as pessoas mandam o processo para a conservatória "A" e ele acaba indo tramitar na conservatória "B". A hipótese é que ativaram a funcionalidade do sistema de distribuir automaticamente os processos entre as conservatórias, então saiba que há o risco de mandar para um lugar e o processo acabar correndo em outro.

De qualquer forma, o melhor a fazer é mandar o processo o quanto antes. Quanto mais cedo começa, mais cedo termina.

• Enviei para ACP em fevereiro de 2023 e ainda não saiu, minha amiga entregou em Gaia (acho que no arrábida) na semana seguinte ao meu e o dela saiu em novembro de 2023.

Acho que o que é incerto é se as conservatórias pequenas vão enviar para as grandes. O pedido por tempo de residência demora mais do que o de filhos. Mas é bom contar com pelo menos 2 anos se for entrar pela ACP, se sair antes é ficar feliz :D hehehehe

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.