Ajuda com Local de Nascimento

Meu bisavô era português, e estou tentando achar os documentos para dar entrada na cidadania para minha mãe e depois para mim. Porém minhas informações estão limitadas ao nome dele, dos pais e do irmão que veio junto com ele. Tenho também a data de nascimento, mas sem saber o lugar que ele nasceu me parece que é impossível. Alguém consegue me ajudar?

Linha:

Bisavôs (português): Joaquim Craveiro Ignacio e Ana Lopes Carvalho

Avôs: Atonio Joaquim Ignacio (nascido em 2 de março de 1888) e seu irmão Amandio Craveiro Ignacio vieram pro Brasil por volta de 1914-1918.

Pai: Joaquim Machado Ignacio (19 de Maio de 1934) nasce aqui no Brasil.


Pensei em pedir a certidão de nascimento de inteiro teor do Pai, Joaquim Machado Ignacio, para ver se tem alguma informação sobre o local em Portugal. A certidão que tenho no momento é simples, e diz apenas que a naturalidade era "Portugal" no nome do pai dele.


Minha mãe diz que eles eram da região de "Trás os Montes", mas isso é muito amplo e engloba muita coisa para pesquisar.

Comentários

  • editado May 2023

    @silviomm

    Acredito ser esse. Ver tif 031; registro 20:

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1202726

    Freguesia de Manteigas (São Pedro), concelho de Manteigas, distrito da Guarda.

    Me parece que você listou os nomes dos pais dele com erros, pois no casamento no Rio, Antonio aparece como filho de Joaquim Ignacio e Anna Lopes Saraiva (o que bate com o batismo acima):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTR9-LHT?i=170&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-4BNL

    O avô paterno de Antonio é que aparece com Craveiro no nome. Pode ser que o pai de Antonio às vezes apareça com ou sem o Craveiro no nome.

  • Muito Obrigado, Carlos!


    É esse mesmo! O nome da bisavó eu escrevi errado no post, ja sabia que era ''Saraiva'', confundi na hora.

    Quanto ao nome com ou sem Craveiro, acho que é essa situacao, pois na certidao de nascimento do Joaquim aqui do Brasil, ele listou os avós paternos como ''Joaquim Craveiro Ignacio''.


    Mas a data de nascimento bate certinha com a informada no casamento aqui no Brasil com a Jandyra.


    Por curiosidade, como voce conseguiu achar tao rapido? rs Fiquei um bom tempo procurando antes de postar aqui no fórum

  • @silviomm

    A dica veio desse evento aqui envolvendo o possível avô (ou um homônimo, ou um familiar); ali listava Manteigas. Como só falava Manteigas (que é nome de concelho mas também de freguesia nesse concelho), resolvi apostar na freguesia homônima e deu certo. Por sorte é um concelho com poucas freguesias. Se não tivesse achado no primeiro, ia deixar a dica para você procurar nos outros.

    https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1337032

    https://geneall.net/pt/mapa/144/manteigas/

    https://tombo.pt/m/mnt

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.