AJUDA - Certidão de nascimento José Cabral Bastos 28/02/1892 - RJ

Preciso de ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô José Cabral Bastos 28/02/1892, nascido no Rio de Janeiro.

Tenho a certidão de casamento e óbito, porém elas só informam que ele era do Rio de Janeiro, não existe o município e o nome dos pais com algumas divergências, casamento (Francisca Bastos da Conceição e Custódio dos Santos), óbito (Francisca Bastos e Custodio Santos Bastos). Encontrei a certidão de casamento da Igreja que diz que ele era de Itaperuna-RJ, porém o cartório enviou certidão negativa, então resolvi buscar nas paróquias da época, também sem sucesso, negativa de todas. Já solicitei ao Detran-RJ e ao exército, sem sucesso.

Comentários

  • @solracec29

    O que era parte de Itaperuna em 1892 pode não ser mais, pois os municípios sofreram desmembramentos e outras mudanças. Já tentou nesses antigos distritos que viraram outros municípios (tanto em cartórios como igrejas)?

    Pela Lei n.º 595, de 04-11-1903, é criado o distrito de Santa Rita do Ouro Fino e anexado ao município de Natividade.

    O Decreto n.º 641, de 15-12-1938, desmembra do município de Itaperuna os distritos de Bom Jesus do Itabapoana, Calheiros e Rosal, para formarem o novo município de Bom Jesus do Itabapoana.

    O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias deste Estado, promulgado em 20-06-1947, desmembra do município de Itaperuna os distritos de Natividade do Carangola, Varre-Sai e Ourânia, para formarem o novo município de Natividade do Carangola.

    [Natividade (o atual) e Natividade de Carangola são 2 nomes para o mesmo lugar]

    O mesmo Ato, desmembra do município de Itaperuna os distritos de Porciúncula, Purilândia e Santa Clara, para formarem o novo município de Porciúncula.

    A Lei Estadual n.º 5.045, de 07-03-1962, desmembra do município de Itaperuna o distrito de Laje do Muriaé, elevado à categoria de município.

    Isso seria uma primeira fase, pois alguns destes novos municípios surgidos de Itaperuna depois sofreram eles próprios outros desmembramentos. Um exemplo:

    Pela lei estadual nº 1790, de 12-01-1991, desmembra do município de Natividade o distrito de Varre-Sai. Elevado a categoria de município.

    Dica: quando falar com cartórios da região, tente descobrir em que anos funcionou, se houve desmembramentos desde o início e para onde foram os registros das áreas desmembradas. Muitas vezes os atendentes de balcão não conhecem nada da história; tente ver se um funcionário mais antigo ou o oficial pode dar essa informação.

  • editado May 2023

    @solracec29, Já foi na paróquia que ele se casou? Pede a cópia do processo matrimonial ;-)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.