Buscando certidão de nascimento/batismo de tataravô - Vila Real - 1872
Olá, comunidade do Fórum Cidadania Portuguesa!
Estou em busca de uma certidão de nascimento/batismo de um cidadão português nascido em 1872. Meu tataravô emigrou para o Brasil, desembarcando no Rio de Janeiro em 25/12/1888.
Até o momento, possuo apenas a Certidão de Registro e a Certidão de Óbito dele. As informações contidas na certidão de "registro do serviço" do serviço de registro de estrangeiros são as seguintes:
- Nome: Alvaro Rodrigues Mathias
- Nacionalidade: Portuguesa
- Natural de: Vila Real
- Data de nascimento: 16-5-1872
- Filho de: Francisco Roque Mathias e Maria Sampaio
- Estado civil: Casado
- Esposa: Leonor do Carmo (nascida em 1870 em Vila Real)
- Profissão: Comerciante
Recentemente, fiz uma solicitação ao CRAV (Rede Portuguesa de Arquivos), e eles me retornaram com os seguintes links de registros (n.º 15) relacionados.
Link 1:
Link 2:
As duas imagens fornecidas pelo CRAV são de um registro semelhante ao do meu tataravô, no entanto, algumas informações não coincidem com o registro de imigração. Gostaria de saber se há algo que possa ser feito a respeito dessa discrepância.
Agradeço antecipadamente pela ajuda e orientação de todos os membros do fórum. Qualquer informação adicional será extremamente valiosa para a minha pesquisa e busca pela certidão correta.
Atenciosamente,
Pedro Juan
Comentários
@pjuan quais são as discrepâncias? (Desculpa, estou no celular e não consigo ler as imagens que postou).
O pessoal aqui pode te ajudar melhor, porém via de regra, é normal que existam algumas divergências, pois antigamente era tudo feito a mão e as vezes com base apenas na declaração da pessoa.
Para o processo de cidadania, o que importa é a certidão de nascimento e em alguns casos a certidão de casamento, o resto você nem manda.
Se tiver certeza que esse é o seu ancestral, você pode proceder a retificação administrativa das certidões brasileiras, aqui no fórum ensina direitinho a fazer.
@pjuan
divergências são muito comuns na documentação de estrangeiros.
Ele se casou em Portugal?
Como está constando na certidão de casamento?
Olá @mabego, obrigado por responder!
Ele provavelmente se casou em portugal, em sua "certidão do registro"@mabego consta que ele já era casado com Leonor do Carmo que era de nacionalidade portuguesa. Leonor do Carmo nasceu em 1870 também em Vila Real. Na data de emigração Leonor do Carmo tinha 18 anos e meu tataravô Alvaro Rodrigues Mathias tinha 16 anos.
Obrigado por ter me respondido @LeoSantos!
As discrepancias são:
Data de nascimento no registro de emigração: 16/05/1872
No registro do CRAV: 23/05/1872
Nome do pai no registro de emigração: Francisco Roque Mathias
Nome do pai no CRAV: Francisco Rodrigues Mathias
Nome da mãe no registro de emigração: Maria Sampaio
Nome da mãe no CRAV: Maria Lopes Sampaio (Não tenh certeza, a letra bem é dificil de ler)
@pjuan
No assento de batismo consta batizado em 23/05/1872, mas nascido em dezesseis do mês e ano supra. Exatamente a data de nascimento que você havia informado.
Onde encontrou essa data de 1888 da chegada ao Brasil?
Já tem o batismo da Maria do Carmo?
Olá @Guilherme Moreira, obrigado por responder.
Onde você encontrou essa informação do assento de batismo?
Essa data de chegada está em um documento chamado "Certidão de registro". Esse documento foi autenticado em cartório e preenchido com as informações de meu tataravô no momento de sua chegada no porto de rio de Janeiro, em 25/12/1888.
A respeito de sua esposa, Maria do Carmo, não tenho o mês nem o dia de nascimento, apenas o ano 1870. Não sei nem onde procurar por seu assento de batismo.
Novamente, obrigado pela ajuda!
@pjuan
É pouco provável que tenha casado em Portugal. Devem ter casado no Brasil e vai ser preciso encontrar o batismo da Maria do Carmo também. Qual a filiação dela?
Olá @Guilherme Moreira, desculpe a demora para responder.
Não faço ideia de qual seja a filiação da Maria do Carmo. Na certidão de óbito de uma das filhas de Mathias e Maria do Carmo consta que os dois eram naturais de portugal.
No registro de emigração só me deram a informação de que Maria do Carmo era já casada com Mathias.
Segue em anexo uma print do documento
@pjuan
Na certidão de nascimento dessa filha ou de qq outro vai encontrar o nome dos avós maternos (pais da Maria do Carmo).
Esse documento é o Registro de Estrangeiro que passou a ser exigido em 1938, Álvaro solicitou em 1939.