Local de nascimento.

Boa tarde.

Estou procurando a certidão de nascimento do meu avo.

A única informação que eu tenho até o momento é que ele é de Mians, Conselho de Monte Mor. É assim que esta na certidão de casamento dele.

No Registro de Estrangeiro dele não consta nada.

Acredito que Conselho de Monte Mor seja Montemor-o-Velho, mas Mians, não faço idéia que freguesia seja.


Nome de meu avô; Joaquim Cardoso

Nascimento: 05/02/1889

Pai: Jose Cardoso

Mãe: Maria da Luz


Obrigado.

Comentários

  • @mabego

    Eu pensei que podia ser Meãs do Campo, pesquisei mas não achei.

    Acho que me foquei muito em procurar o dia no nascimento e esqueci que essas certidões são de batismo, que as datas podem e devem ser diferentes.

    Muito obrigado.

    Eu também estou procurando o da minha vó. Na certidão de casamento dela aparece 2 concelhos sem a freguesia.

    Entrei em todas as freguesias do Conselho de Valença, vou ver tudo de novo tendo em vista a possibilidade de diferença de datas.

    Para minha vó esta assim:

    Philomena de Lima

    Nascida em Paredes de Coura, conselho de Valença (conforme certidão de casamento)

    Data: 04/04/1902

    Pai: Manoel de Lima

    Mãe: Thereza Ribeiro

    Agradecido.

  • @mabego

    Não tinha reparado na data.

    Eu que localizei o Registro e postei no site.

    No registro não tem local de nascimento, consegui o número do passaporte que eles tiraram no Consulado. Estiveram em Portugal em 1950.

    Continuar na procura.

    Obrigado.

  • @mabego

    Não estou conseguindo achar o assento na minha avó.

    Mas fiquei em dúvida nos seguintes pontos:

    Eu preciso fazer a transcrição do casamento dos meus avós na certidão dos dois?

    E para solicitar a minha cidadania eu preciso do assento dos dois?

    Ah... falei que eu tinha postado no site, desculpa. É que atualizei algumas coisas no FamilySearch mas foi na parte da família da minha mãe. O Registro de estrangeiro da minha avó eu tinha conseguido direto com o arquivo do estado de São Paulo.

    Obrigado.

  • Boa tarde.

    Pesquisei em todas as freguesias de Paredes de Coura e de Valença.

    Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer?

    As informações que eu tenho:

    Philomena de Lima, casada no Brasil passou a chamar Philomena de Lima Cardoso

    Nascida em Paredes de Coura, conselho de Valença (conforme certidão de casamento)

    Data: 24/04/1902

    Pai: Manoel de Lima

    Mãe: Thereza Ribeiro

    Eu tenho registro de estrangeiro dela, o número do passaporte que foi emitido pelo Consulado Portugues em 1950 (eles foram viajar para Portugal).

    Só isso que eu sei.

    Obrigado.

  • @edmir_cardoso

    com certeza tem divergência de informações.

    Nascida em Paredes de Coura, conselho de Valença (conforme certidão de casamento) - essa informação já está inconsistente, veja abaixo pq:

    https://tombo.pt/d/viana-do-castelo

    Já pediu desarquivamento de documentos nestes órgãos emissores?

    Se vc tem o casamento... já pediu a habilitação deste casamento?

  • @mabego

    Sobre Paredes de Coura:

    Eu fiquei com a impressão que na época Paredes de Coura era um município e depois virou freguesia.

    Procurei em todas as freguesias de Viana do Castelo e em todas de Valença.

    Já pediu desarquivamento de documentos nestes órgãos emissores?

    Voce esta falando do Registro e do passaporte? Eu não sei como proceder, eu pesquisei eu não achei, acredito que tenha a informação aqui, mas não achei.

    Se vc tem o casamento... já pediu a habilitação deste casamento?

    Eu não preciso saber o assento do batismo da minha vó?

    E outra coisa, na certidão de casamento deles, só fala que meu avô faleceu, não fala da minha vó. Não estou achando a certidão de óbito dela. Falei no cemitério, eles indicam que foi feito no cartório da Vila Maria, São Paulo, mas lá eles falam que não tem o assentamento. Não precisa dessa informação na certidão de casamento?


    Obrigado.

  • @edmir_cardoso

    Eu fiquei com a impressão que na época Paredes de Coura era um município e depois virou freguesia.

    Paredes do Coura e Valença são concelhos, porém, também... cada um deles tem a freguesia do mesmo nome.

    O que não existe é Valença como freguesia de Paredes do Coura, como vc informou que consta na certidão de casamento.

    Voce esta falando do Registro e do passaporte? Eu não sei como proceder, eu pesquisei eu não achei, acredito que tenha a informação aqui, mas não achei.

    Busque a informação de como obter o processo do pedido deste passaporte no Consulado Português (vc tem o documento na mão).

    E outra coisa, na certidão de casamento deles, só fala que meu avô faleceu, não fala da minha vó. Não estou achando a certidão de óbito dela. Falei no cemitério, eles indicam que foi feito no cartório da Vila Maria, São Paulo, mas lá eles falam que não tem o assentamento. Não precisa dessa informação na certidão de casamento?

    Esqueça óbito. É a certidão que mais contém erros.

    Vc tem a inteiro teor deste casamento?

    No cartório do casamento deles, ao se casarem, eles apresentaram documentos para conseguirem se casar. Isto se chama "habilitação de casamento". Normalmente isto fica arquivado no cartório.

    Vc só tem que pedir no cartório, o desarquivamento desta habilitação do casamento, que, se estiver arquivado... lá constará informação mais precisa.

  • @mabego

    Paredes do Coura e Valença são concelhos, porém, também... cada um deles tem a freguesia do mesmo nome.

    Entrei em todas as freguesias de Parede e de Valença, não achei nada.

    Busque a informação de como obter o processo do pedido deste passaporte no Consulado Português (vc tem o documento na mão).

    Vou entrar no site do consulado e ver como fazer isso.

    Esqueça óbito. É a certidão que mais contém erros.

    Nem estou conseguindo achar. Mas pensei que essa informação fosse necessária,

    Vc tem a inteiro teor deste casamento?

    Eu ia pedir, ai vi a situação de não ter o falecimento da minha vó. Ia resolver isso primeiro. Então já devo pedir?

    No cartório do casamento deles, ao se casarem, eles apresentaram documentos para conseguirem se casar. Isto se chama "habilitação de casamento". Normalmente isto fica arquivado no cartório.

    Eu pedi a microfilmagem para saber o que tem, o funcionário do cartório disse que nem sempre isso ficava no cartório. Além deles terem perdido muitos documentos por causa de mofo e cupim.

    Obrigado.

  • @edmir_cardoso

    Eu ia pedir, ai vi a situação de não ter o falecimento da minha vó. Ia resolver isso primeiro. Então já devo pedir?

    Nas certidões em inteiro teor constam informações mais detalhadas.

    Se vc tiver informações deste casamento, coloque aqui para que possamos pesquisar, antes de pedir a inteiro teor no cartório.

    Eu pedi a microfilmagem para saber o que tem, o funcionário do cartório disse que nem sempre isso ficava no cartório. Além deles terem perdido muitos documentos por causa de mofo e cupim.

    Funcionários de cartórios, à princípio, SEMPRE dão esta desculpa, ou que o cartório pegou fogo. Tente falar com o oficial, que te dará mais certeza.

  • @mabego

    Se vc tiver informações deste casamento, coloque aqui para que possamos pesquisar, antes de pedir a inteiro teor no cartório.

    Abaixo a certidão.


    Funcionários de cartórios, à princípio, SEMPRE dão esta desculpa, ou que o cartório pegou fogo. Tente falar com o oficial, que te dará mais certeza.

    Eu pedi a microfilmagem, agora é aguardar um pouco.

    Obrigado.

  • @edmir_cardoso

    Neste documento postado, existem averbações na certidão, portanto, é interessante ver a inteiro teor. Apesar que pode ser o óbito.

    E... conforme link abaixo, os nubentes apresentaram documentos para o casamento, portanto, o desarquivamento da habilitação do casamento pode conter informações valorosas:

    https://www.familysearch.org/records/images/image-details?page=2&place=11086060&lifeEvent=102860&rmsId=TH-909-70554-14763-1&imageIndex=55&singleView=true

  • @mabego

    O inteiro teor tenho que pedir mesmo, só não pedi por causa de faltar o óbito da minha vó.

    Devo pedir a reprográfica ou a digital? ... para a transcrição do casamento é a digital né?

    E... conforme link abaixo, os nubentes apresentaram documentos para o casamento, portanto, o desarquivamento da habilitação do casamento pode conter informações valorosas:

    Verdade, consta que apresentaram os documentos, aguardar a microfilmagem.

    Obrigado

  • editado May 2023

    @edmir_cardoso

    peça a inteiro teor digitada.

    Mas lembrando que para transcrever o casamento vc deverá ter o assento de baptismo dela.

  • @mabego

    Vou pedir.

    Sim... eu preciso do assentamento da minha vó.

  • @mabego

    Ontem lendo um tópico aqui no forum me gerou uma dúvida.

    Na certidão de casamento do meu avó, diz que ele era viúvo quando casou com minha avó.

    Pelo que eu lembro de histórias contadas, eles vieram juntos de Portugal, então acredito que ele tenha sido casado em Portugal, veio para o Brasil em 1919 já com minha vó e só se casaram em 1931.

    Na certidão de batismo dele, não consta esse casamento que ele teve antes do casamento aqui no Brasil. Essa informação tem que ser atualizada no registro dele? Se sim, como descobrir esse casamento dele em Portugal?

  • @edmir_cardoso

    Casamentos de Portugueses ocorridos em solo português não necessita de transcrição.

  • @mabego

    Casamentos de Portugueses ocorridos em solo português não necessita de transcrição.

    Pensei que todas as informações teriam que estar no assentamento dele. Como aparece na certidão de casamento dos meus avós que ele era viúvo, teria que ter a informação que ele tinha casado em algum momento para ficar viúvo. Sou analista de sistemas, minha cabeça acaba funcionando sempre de forma lógica 😁😉

  • editado May 2023

    @edmir_cardoso

    Recomendável ter todas as averbações em certidões brasileiras

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.