Reconhecimento da assinatura

Boa tarde a toda a gente,


Estou no processo da aquisição da nacionalidade, e o meu processo fica na 4a bolinha por causa da falta do reconhecimento de assinatura e o certificado do português original.

Gostaria de pedir ajuda sobre o reconhecimento de assinatura, e gostaria de saber opções.

Por exemplo, tenho que preencher o formulário de novo e assinar com reconhecimento de assinatura e mandar para a conservadora? Porque não fiz reconhecimento da assinatura antes.


Anexo a notificação que recebi.

Agradeço muito!


Comentários

  • @Ogun


    Sua mensagem não traz uma informação muito importante para analisar o seu caso: qual o seu país de origem e onde você reside atualmente.

    Vou assumir que você não nasceu/estudou em um país de língua Portuguesa e que você atualmente reside em Portugal.

    1) Você deve preencher o formulário que eles enviaram, dirigir-se a uma Conservatória ou Cartório e assinar presencialmente o formulário, que então será reconhecido por autenticidade;

    2) Novamente, assumindo que você nasceu ou foi educado em um país cuja língua oficial não é o Português, exige-se que você apresente uma prova de que conhece o idioma, por meio de um certificado. Segundo a carta, você enviou uma cópia desse documento, mas a cópia não era certificada. Você deve levar o certificado original e uma cópia para uma Conservatória ou Cartório para que a cópia seja certificada;

    Os dois pontos acima são válidos assumindo que você mora em Portugal e que o curso de Português foi feito em Portugal. Se você está em outro país, além do reconhecimento da assinatura e da cópia do certificado, você precisará também apostilar (Apostila de Haia).


    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto

    Obrigado Eduardo pela sua resposta!


    Eu sou da Turquia, e moro e reside em Portugal.

    O problema é que eles não enviaram nenhum formulário, eu só recebi a notificação que enviei no meu posto. Por isso, pensei que devo de preencher o formulário de novo e assinar presencialmente na conservatória.

  • @Ogun

    Na carta diz que enviaram anexo o formulario, mas se nao o fizeram, nao tem problema. Voce usar o mesmo formulário que havia usado originalmente.

    Minha sugestão:

    1) junte o formulário, totalmente preenchido, mas sem assinar; o original do seu certificado de lingua portuguesa; cópia do certificado de lingua portuguesa (alternativamente, peça para a instituição de ensino uma segunda via, assinada e com assinatura reconhecida, diga que é para fins de processo de nacionalidade); carta da conservatória; seu documento de identidade;

    2) vá a uma Conservatória ou cartório, apresente os documentos, assine o formulário, peça ao funcionário para certificar o formulário assinado e a cópia do certificado;

    3) envie os documentos, inclusive uma cópia da carta da conservatória, e boa sorte!

  • @eduardo_augusto

    Obrigadissimo Eduardo!

    Hoje já fiz como você disse, espero que tudo dê certo.

    Agradeço muito pela atenção!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.