Autenticar e apostilar passaporte brasileiro (no exterior)
Bom dia. Estou reunindo documentação para atribuição de nacionalidade portuguesa como filha de portugues.
Moro na Belgica no momento, e meu passaporte, não possuo copia apostilada do mesmo. O que se torna mais rapido e eficiente, fazer por aqui no consulado brasileiro (eles podem autenticar a copia mas nao fazem apostilamento). Aonde poderia fazer o apostilamento nao encontro em lugar nenhum (acho que na Belgica so se pode apostilar documentos emitidos aqui).
Pensei em alternativamente enviar meu passaporte ao Brasil e deixar fazer tudo por la (autenticar e apostilar)
Alguem passou por situação semelhante que possa auxiliar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Keettlynn ,
a CRC aceita cópia autenticada pelo consulado sem apostila. Você até pode enviar para o Brasil se quizer, mas acho mais trabalhoso.
@Keettlynn
Se não me engano, você precisa levar o documento no consulado do país de destino, e não no do país de origem.
Assim, você deveria levar o seu passaporte Brasileiro no Consulado de Portugal.
Por favor ligue para o Consulado de Portugal e verifique, mas eu acho que é esse o procedimento. Você vai levar o seu passaporte, com uma cópia (sugiro que seja colorida), e eles vão carimbar dizendo que confere com o original.
@eduardo_augusto , @Keettlynn ,
Não creio que o consulado português faça isso, pois teriam que atestar que o passaporte é original. Mas caso você ligue e eles o façam, por favor informe aqui. No caso espcífico já fizemos 2 vezes aqui pelo consulado brasileiro.
@Keettlynn eu e o meu irmão moramos na Irlanda e nosso pedido de cidadania está em processo. Nós agendamos um horário no Consulado Português em Dublin, eles tiraram uma cópia simples preta e branca do passaporte e cartão de residência com certificado do Consulado e, reconheceram firma/certificaram nossa assinatura no formulário de pedido de cidadania.
@Keettlynn outro detalhe, não cobraram nada e fizeram tudo na hora.
@julianatferreira ,
obrigada pela informação, pelo jeito funciona tanto no consulado português como no brasileiro, no caso de cópia de passaporte. O formulário 1D somente no consulado português.
@texaslady o único cuidado que se deve ter em fazer no Consulado Brasileiro, é que não é possível apostilar nenhum documento emitido por ele, nem que seja reconhecimento de firma e cópias autenticadas. O próprio Consulado não faz e existe uma regra nos cartórios brasileiros de que eles não podem apostilar docs emitidos pelos Consulados, por isso que optei em ir no Consulado português.
@julianatferreira ,
eu entendo perfeitamente, acho que tudo que o consulado Português possa certificar sempre vai ser mais válido aos olhos dos conservadores. Minha única d;uvida sobre isso é se seria possível em todos os países ou se é possível apenas nos países da UE onde o requerente apresentaria um cartão de residência da comunidade européia.
Vou procurar saber se aqui nos EUA eles também podem fazer o mesmo.
Com relação aos documentos autenticados no consulado brasileiro, realmente eles não podem ser apostilados, mas no sso caso aqui a CRC aceito a cópia autenticada pelo consulado brasileiro, claro sem apostila.
sua resposta abriu uma esperança de solução mais rápida para nós @julianatferreira, eu agradeço, mas fiquei com uma dúvida, no caso o passaporte brasileiro a ser apresentado no consulado português , em Dublim, devera ser certificado no consulado brasileiro? ou a cópia apresentada do mesmo acompanhada , claro, do original ? Meu filho esta na irlanda e de lá e vai disparar o processo dele dessa forma, pois ele viajou antes da minha cidadania sair , o que aconteceu só na semana passada, assim que mandarmos para ele a certidão dele apostilada daqui do brasil.
sua resposta abriu uma esperança de solução mais rápida para nós @julianatferreira mas fiquei com uma dúvida, no caso o passaporte brasileiro a ser apresentado no consulado português , em Dublim, devera ser certificado no consulado brasileiro? ou a cópia apresentada do mesmo acompanhada , claro, do original ? Meu filho esta na irlanda e de lá e vai disparar o processo dele dessa forma, pois ele viajou antes da minha cidadania sair , o que aconteceu assim que mandarmos para ele a certidão dele apostilada daqui do brasil.
@julianatferreira Alguma novidade sobre o seu processo? Comigo aconteceu o mesmo. Fui assinar o formulario no Consulado Portugues de Londres e o consul me disse para que eu fizesse a "Publica Forma" do meu passaporte. E que assim nao haveria a necessidade de ir ao consulado Brasileiro e apostilar. Eu concordo com o comentario acima de que um documento verificado pelo consulado Portugues deve ser bem visto aos olhos daquele que for analisar o pedido.