Atribuição pela CRC de Lisboa - Art. 1ºC (Filhos)

Resolvi criar essa nova discussão porque já vi que todos aqui no fórum foram espertos e mandaram pro ACP, pena que eu só achei o fórum depois de mandar.

Então para que nós os felizardos que mandaram pra CRC possamos discutir o andamento dos processos, aqui vai minha contribuição:

Meu pai (59 anos) deu entrada no processo dele como filho, depois de minha avó (83 anos) ter conseguido a nacionalidade como neta, em um processo agilizadíssimo que durou menos de 1 ano.

Entregamos o processo dele via CTT em Junho de 2022, e recebemos a senha na mesma semana. Desde então, ZERO atualizações. A bolinha continua no 1 e o texto que já está carvado nas minhas retinas "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido."

Eu andei a dar uma olhada na planilha de acompanhamento (https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos) e notei que por acaso já há alguns processos de Maio/22 que foram deferidos recentemente, como por exemplo o de Alberto Barbieri (https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/processo/58825) e de Felipe Cabral (https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/processo/58635). Ambos são maiores de 18 e menores que 75 então se não houve nenhum pedido de urgência, seria ±300 dias a nova norma ou só uma exceção?

Agradeço qualquer contribuição para dar prosseguimento nesta discussão, tendo em vista que este fórum carece justamente de um tópico referente aos azarados como eu que mandaram o 1ºC pro CRC 😪😂

Comentários

  • @pedro_ca

    nas listas por aqui, aconselhamos o envio de cada artigo para a conservatória certa. De tempos em tempos, a prioridade de análise muda nas conservatórias.

    Embora haja uma resistência da minoria em entender isto, as listas que estão no fórum têm informações atualizadas sobre a prioridade de cada conservatória. Sempre separada pelos artigos.

    Se vc enviou seu processo para a conservatória errada, vc não está sózinho. Muita gente aqui faz isso, por desconhecimento ou teimosia mesmo.

    Vai demorar um pouco mais, mas vai ser analisado. As bolinhas não são atualizadas com muita frequência, pode pular da bolinha 1 para a 7 de um dia para o outro.

    Já ligou na linha de registo?

    Agradeço qualquer contribuição para dar prosseguimento nesta discussão, tendo em vista que este fórum carece justamente de um tópico referente aos azarados como eu que mandaram o 1ºC pro CRC

    não existe pois a lista com a informação de cada artigo está bastante clara.

  • @pedro_ca ,os processos 1 c que estão sendo aprovados são os de maio de 2021,e não 2022.

  • editado May 2023

    Pessoal, boa tarde.

    Preciso de uma luz, meu processo caiu em exigencia hoje e recebi o seguinte email:


    "apresentação de fotocópia certificada e apostilada de documento de identificação da interessada (a

    apresentada apenas foi autenticada)."


    Minhas duvidas são:

    Eu devo apostilar o meu RG é isso? O que seria o certificada? O rg tem que ser colorido?


    Obrigada desde já!

  • @mariannacarneiro

    sim... cópia autenticada e apostilada do RG

    Não precisa ser colorido

  • @guedesmarcia

    desculpa lá, mas nem sei como isso tá a funcionar,creio que o meu processo é o único aqui do fórum,que é do fevereiro de 2020,sla ainda não foi deferido

  • @Deiaribeiro1

    pelo tempo seu processo já deveria ter terminado!

    Voce deve ligar na Linha Registos e se informar!

  • Alguém sabe mais ou menos quanto tempo fica em exigência ?o meu caiu na fase 4 exigência no dia 31 do mês passado e já entreguei pessoalmente a documentação requisitada na semana passada

  • @delsv


    O prazo dos processos é o mesmo... 24 a 29 meses...

  • @delsv

    Parabéns!

    Processo de filho ou de neto?

  • @mariannacarneiro caiu em exigência e você recebeu o e-mail no mesmo dia? estou perguntando pois estou ajudando o avô do meu amigo, cadastramos e-mail onde foi recebida a senha, porém o processo caiu em exigência na quinta-feira (01/06/2023) e até agora não chegou nenhum e-mail. Por telefone eles não querem passar informação, pois o senhor tem 98 anos e eles só passam informação para o Requerente.

  • @digoncp

    Normalmente as exigências são comunicadas por carta. Não me recordo de ninguém reportando ter recebido exigências por e-mail.

    Eu não sei como eles fazem para verificar que a pessoa que está no telefone é realmente o requerente, mas se esse é um problema, suponho que possa redigir uma carta, assinada em cartório, firma reconhecida, apostila, etc., em que o requerente autoriza outra pessoa a acompanhar o processo, assumindo poder de representação. Envia junto uma segunda carta comunicando que verificou que o processo está em exigência mas que não receberam informação sobre o que está pendente e pede para enviarem novamente a carta. Envia tudo para Portugal.

  • @eduardo_augusto uma questão quanto ao envio por carta... vou fazer da minha mãe e dos meus tios agora (cidadania de neto) será que posso colocar meu endereço para os 03 (três) na declaração de nacionalidade? Digo isto pra facilitar em caso de exigência e meu endereço ser comercial, ou seja, sempre vai ter alguém para receber.

  • @digoncp

    Não posso te sugerir colocar um endereço diferente daquele que corresponda aos respectivos requisitantes.

    Dito isso, não acredito que o IRN realmente verifique ou se importe com qual endereço aparece no formulário.

    O que pode acontecer é que achem estranho, por exemplo, se o cartório onde a firma foi reconhecida for em uma cidade e o endereço para correspondência seja em outra... mas nunca vi nenhum comentário sobre isso aqui no fórum.

  • O meu filho entregou o seu pedido de nacionalidade, na CRC de Lisboa em finais de agosto de 2022 e ainda está na bolinha 1.

  • @guedesmarcia vc sabe quais processos 1C estão sendo aprovados agora? Em Maio desse ano vc disse que eram os de Maio de 21

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.