Ajuda em busca de certidões

Preciso da ajuda desse Fórum para localizar duas certidões que servirão para o pedido de cidadania portuguesa para minha mãe:

1) Certidão de nascimento do avô dela: Elosindo Vieira Prata, nascido em 1904 em Minas Gerais, faleceu no Rio de Janeiro em 1960, filho de João Gomes Calles e Vitalicia Maria de Jesus e

2) Certidão de casamento dele com Anna de Jesus, nascida em Portugal em 1904 e faleceu no Rio de Janeiro em 1981. Era filha de João Gonçalves Coelho e de Philomena Rosa Rocha. Adotou o nome de Ana da Rocha Coelho Prata após o casamento. 

O casal teve quatro filhos: Helder (1928-1988), Helio (1935-1956), Edson e Fernando (não tenho nenhuma informação sobre eles).

Muito obrigada pela atenção.

Comentários

  • @rayantrindade

    Veja este nascimento de um possivel filho do casa (Hermes): https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS5P-YPLR?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VNR-ZFCT&action=view&groupId=TH-909-76317-20026-27

    Note que nele Elozindo aparece como "português" e os nomes dos pais tem divergência...

  • Obrigado @AlanNogueira , eu não sabia da existência desse filho! No óbito de Elosindo, consta que ele é brasileiro e natural de Minas Gerais (possivelmente de Uberaba). O que realmente preciso é a certidão de nascimento dele e a certidão do casamento dele e de Anna.

  • editado April 2023


  • editado April 2023

    @rayantrindade

    Ja pediu a busca nos cartórios e Igrejas (batismo) de Uberaba e região?

    O casamento onde foi?

  • @AlanNogueira

    Ja pediu a busca nos cartórios e Igrejas (batismo) de Uberaba e região?

    Já pedi sim, mas ainda não obtive resposta.


    O casamento onde foi?

    O casamento que é uma questão, não sabemos onde foi. Entretanto, o primeiro filho do casal, nasceu em 1928 e foi registrado na 3a Circunscrição/RJ. Se eu enviar uma cópia da certidão de nascimento do 1o filho do casal, ajuda em algo?

  • @rayantrindade

    Para uma busca efetiva no fórum o ideal é sempre fornecer o máximo de informações possíveis pois facilita o trabalho dos foristas, que o fazem de forma voluntária e gratuita…

  • @AlanNogueira muito obrigado pela ajuda e as informações que eu tenho são as que disse acima e vou anexar aqui a cópia da certidão de nascimento que eu tinha comentado no meu último post.


  • @rayantrindade

    Pelo nascimento que havia te encaminhado a grafia do nome está muito ruim... mas olhando o documento que me enviou parece que o sobrenome do pai era Callais... (com possíveis variações de grafia).

    Encontrei um batizado de nome Carlos na freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto, Portugal, com o mesmo nome de pai... pode ser um irmão ou apenas um filho de um homônimo do pai. A mãe não é a Vitalina. https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=1640349 m0094.tif n. 182 Carlos.

  • @AlanNogueira

    O nome é realmente idêntico, mas acredito se tratar de homônimo, porque o Carlos português, segundo a certidão que você localizou , nasceu em 15/08/1909 e não conseguiria ser o pai de Elosindo, cujo nascimento foi antes do dele (!). Elozindo/Elosindo nasceu em 1904, segundo a certidão de óbito da 12 Circunscrição, ano anterior ao nascimento de Carlos. Pelo que sabemos, Elosindo/Elozindo é brasileiro e nasceu em Uberlândia/MG. A título de informação ele era primo do falecido ator Grande Otelo.

  • @rayantrindade

    Esse Carlos (português) não seria pai de Elosindo, mas um possível irmão. Note que o nome do pai de ambos é o mesmo, mas o da mãe não. Então também pode ser o FILHO de um homônimo, mas nunca o pai de Elosindo!

    O nascimento de Hermes afirma que Elosindo seria português, é um caminho que acredito que você também deva seguir para confirmar ou descartar...

    Porém para limitar sua busca é preciso saber em qual lugar de MG ele nasceu. Primeiramente informou que seria Uberaba, agora informou ser Uberlândia. Há também uma cidade na região com o nome "Prata", talvez tenha alguma relação já que ele usava esse sobrenome que aparentemente não era de nenhum de seus pais... São localidades "proximas" mas nem tanto (+100km cada). Uberlândia apesar de ser grande tem apenas um cartório de registro civil e isto facilita muito as coisas... Prata é uma cidade pequena, também com um cartório... Já olhou nestes cartórios também?

    Procurou o batismo dele nas igrejas da região?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.