RG com o nome diferente da certidão de nascimento

Boa tarde a todos!

Estou fazendo o processo de cidadania da minha mãe e surgiu uma duvida.

O nome na certidão de nascimento é um e no RG outro (Casada), como devo proceder? Envio a certidão de casamento apostilada ou isso não implica no processo?

Obrigado.

Comentários

  • @FRG

    é filha ou neta?

    Na certidão de nascimento dela deve constar as averbações do casamento.

    E por precaução, envie a inteiro teor digitada do casamento. Como é certidão de apoio, não é necessário apostilar.

  • @mabego

    É filha do português.

  • editado April 2023

    @FRG

    No processo de filha da minha tia, ela caiu em exigência mesmo tendo o casamento averbado na certidão de nascimento, demonstrando a mudança de nome.

    Pediram documento "devidamente legalizado" para suprir a exigência e ela mandou a certidão de casamento simples atualizada (uma via nova) apostilada. Como a certidão simples já consta o nome de solteira e, embaixo, "ela passará a usar o nome XXX", não vimos necessidade de a certidão ser de inteiro teor. (E a exigencia não falava nada nesse sentido).

    Deu tudo certo e o processo foi concluído 1 mes depois que ela enviou o documento.

  • @Bru_

    então não foi enviado junto o casamento? só enviou para cumprir exigência?

    @FRG

    como expliquei acima, envie o casamento em inteiro teor, para processos de cidadania os documentos sempre devem estar em inteiro teor. Não há necessidade de apostila, pois o documento pode ser consultado pelo QRCode.

  • @mabego

    Sim, só foi enviada a certidão de casamento simples apostilada depois que caiu em exigÊncia.

    Na época que demos entrada, eu não conhecia esse grupo e, pelo que eu havia pesquisado, bastava a certidão de nascimento com o casamento averbado. Inclusive o da minha mãe foi dado entrado na mesma data, só com a certidão de nascimento com o casamento averbado, e caiu com um conservador diferente, que não fez nenhuma exigência.

    Ao dar entrada na minha, por precaução, já enviei a minha certidão de casamento. Enviei simples e apostilada, baseada na experiencia que tive com a minha tia. Se cair em exigência por não ser inteiro teor, aviso aqui para ajudar o grupo!

  • @Bru_

    por mais cuidado e rigor com relação à documentação, sempre se tem o risco de exigência por conta dos conservadores.

    Tem uns mais rigorosos que outros.

    Por isto, nas listas aqui, constam como lista básica.

    Tentamos cercar os problemas de todos os lados e enviar tudo de uma vez, se antecipando ao pensamento do conservador.

  • @mabego e @Bru_

    Muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.