Certidões não batem
Pessoal, estou em busca da cidadania portuguesa para meu pai (neto de português). Chegamos a uma situação que não sabemos como prosseguir.
Tentarei resumir.
Meus bisavós não eram casados (ele português e ela brasileira), tiveram duas filhas no brasil.
Na busca das certidões, nos deparamos com o seguinte cenário: Certidão de nascimento não contendo o nome do pai, tendo como declarante a mãe. Certidão de casamento contendo o nome do pai e o sobrenome da minha avó (filha do português) mudou, incluindo o sobrenome do pai. Como nota-se nas imagens.
Em contato com o cartório, eles não sabem explicar como isso aconteceu e como no RJ as habilitações de casamento são incineradas, ficamos sem saber para que lado correr. Não existem averbações na certidão de nascimento.
Alguma ideia?
Comentários
@jhwerneck
pelo meu entender e de acordo com a certidão de nascimento, o português não reconheceu a filha. E ainda consta "filha natural"...
A explicação deveria constar neste casamento ou na habilitação do mesmo... mas RJ incinera.
Complicado...
@Destefano alguma idéia?
@mabego @jhwerneck @Destefano
A pessoa nasceu "Nadir de Souza", mas quando se casou deu o nome "Nadir de Souza Pinto". Pinto é sobrenome do Pai: José Pinto Eduardo. (nunca vi Eduardo usado como sobrenome, mas tudo bem)
Minha hipótese é: houve um reconhecimento tardio da Nadir, por parte de seu pai. Teoricamente, esse reconhecimento foi documentado de alguma forma, ou não teria aparecido nem o nome dele e nem o sobrenome Pinto no nome dela, na certidão de casamento.
Vai precisar descobrir algum documento que evidencie isso, e que esse reconhecimento tenha ocorrido na menoridade da Nadir.
Um caminho inicial seria buscar uma certidão de batismo e talvez uma de confirmação / crisma, que já acontece quando a criança tem uns 8 a 10 anos de idade... vai ajudar a entender o caso.
@eduardo_augusto, @mabego
Agradeço a resposta. Tenho dúvidas, se ambas foram batizadas, como meus bisavós não eram casados, não sei se a época era permitido o batismo.
Saberiam indicar um local para a busca? Cheguei a fazer a solicitação numa igreja próxima a região que eles moravam mas nada fora encontrado.
@jhwerneck
Sim podem ter sido batizadas, mesmo que os pais não fossem casados.
Dependendo de quando nasceram, talvez você encontre via FamilySearch. Cadastre-se no site, crie sua árvore genealógica e folheie os arquivos disponibilizados gratuitamente.
Boa sorte!
@eduardo_augusto,
Agradeço a resposta, infelizmente não consegui encontrar os registros de batismo no family search.
@eduardo_augusto só para enriquecer o bate papo, ja vi eduardo em nomes de americanos, franceses, italianos, no caso italiano vi muito como sobrenome família Eduardo e família Odiardi.
@lucas21 ,
o nome do pai do bisavô era Eduardo José Pinto, acredito que era comum colocarem o nome do pai ao final do nome do filho, no caso, José Pinto Eduardo, para a época acredito que seja algo do tipo José Pinto filho de Eduardo@eduardo_augusto
@jhwerneck veja se a sua avó casou na menoridade e se o seu bisavô, o português, não teve que assinar no assento de casamento da filha a autorização para ela casar. De resto, só procurar nos cartórios de notas alguma escritura de perfilhação, ou então alguma ação judicial que houve e que não foi averbada o assento de nascimento da sua avó, pq até 1950/60 n havia a prática de anotar os factos no assento de nascimento.