Solicitando Ajuda
Olá amigos,
Estou solicitando agora a Nacionalidade para meu filho de 37 anos por Atribuição, pois já consegui a minha. Este meu filho nunca foi casado mas tem um filho de 15 anos, irá completar 16 em Novembro. Meu filho é solteiro.
A minha dúvida é a seguinte:
Sendo meu filho Capitão da Marinha do Brasil isto impediria dele conseguir a Nacionalidade Portuguesa? Não sei nem se a Marinha do Brasil permitiria ele ter dupla Cidadania, pois já ouvi dizer que teria que ser brasileiro nato.
Minha outra dúvida, já estive lendo o site e não ficou claro. Sendo meu neto maior de 14 e menor de 18 esta Declaração de Nascimento teria que ser assinada por ele ou pelo pai?
Ele não tem CPF?
Como provar que ele é filho de meu filho, seria somente a Certidão, pois meu filho foi o declarante na certidão de nascimento.
Pois estou solicitando a do meu filho por atribuição para que meu neto também seja por atribuição. Meu filho não faz muita questão, porém para o meu neto ser por atribuição ele teria que também ser português. Não gostaria de pedir do meu neto por Naturalização.
Desde já agradeço a ajuda de voces.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
É assim: primeiro o seu filho solicita a cidadania portuguesa dele atraves do consulado ou enviando os documentos a Portugal. Informe-se bem com relacao à situacao especifica dele por ser da marinha (?).
Quando a dele sair, entao vai ser requerida a cidadania do seu neto, que tambem pode ser no consulado ou enviando os documentos a Portugal.
Os processos para ambos sao praticamente iguais, sendo que no caso do seu neto,ambos pais deverao assinar o requerimento.
Todos os assentos sao feitos em Portugal. Acontece que ha um sistema integrado de registro onde alguns consulados podem ver os assentos por internet e imprimir as certidoes caso seja necessario.
Se os documentos sao enviados por correio a Portugal, quando o processo é aprovado eles enviam por correio uma certidao de nascimento.
Seu filho de 33 anos conseguiu sua cidadania por atribuicao porque voce é portuguesa, correto?
Se foi assim, mesmo que voce faleca seu neto tera direito por naturalizacao por ter tido avó portuguesa.
E o que o Artur falou acima é correto: os filhos de portugueses naturalizados que nascerem depois da naturalizacao serao portugueses.