Solicitando Ajuda

Olá amigos,

Estou solicitando agora a Nacionalidade para meu  filho de 37 anos por Atribuição, pois já consegui a minha. Este meu filho nunca foi casado mas tem um filho de 15 anos, irá completar 16 em Novembro. Meu filho é solteiro.
A minha dúvida é a seguinte:
Sendo meu filho Capitão da Marinha do Brasil isto impediria dele conseguir a Nacionalidade Portuguesa? Não sei nem se a Marinha do Brasil permitiria ele ter dupla Cidadania, pois já ouvi dizer que teria que ser brasileiro nato.

Minha outra dúvida, já estive lendo o site e não ficou claro.  Sendo meu neto maior de 14 e menor de 18 esta Declaração de Nascimento teria que ser assinada por ele ou pelo pai?
Ele não tem CPF?

Como provar que ele é filho de meu filho, seria somente a Certidão, pois meu filho foi o declarante na certidão de nascimento.
Pois estou solicitando a do meu filho por atribuição para que meu neto também seja por atribuição. Meu filho não faz muita questão, porém para o meu neto ser por atribuição ele teria que também ser português.  Não gostaria de pedir do meu neto por Naturalização.

Desde já agradeço a ajuda de voces.

Comentários

• Al, como eu poderia ter esta certeza, será que seria viável eu não enviar dados de que ele é militar, pois a carteira de identidade dele é da marinha, mas a carteira de motorista que já tem o cpf não diz nada.  Não gostaria de omitir, mas se for necessário quem sabe.
    Quanto ao filho dele de 15 anos, pois ele não casou, o que voce me diria.

Grata mais uma vez pela sua grande ajuda e atenção.

Abraços
  • Al Tri,

Muito bom de verdade estes esclarecimentos que me deste. Vou dar entrada sim com todos os documentos e espero realmente conseguir sua cidadania sem problemas. 

Al, estou preocupada com meu neto, pois sendo ele menor de 18 e maior de 14 não sei se a declaração seria assinada por ele ou pelo pai que foi o declarante.

Ao enviar a documentação de meu filho eu já poderia enviar juntamente em envelopes separados o pedido de cidadania de meu neto, mesmo ainda não tendo saido a do meu filho, pois correriam simultaneamente, não sei se é viável ou aguardo o resultado de meu filho.

Muda alguma coisa o meu neto completando 18 anos sem ter ainda saido a dupla cidadania de meu filho?

Peço-lhe desculpas por tantas dúvidas, mas o site do Consulado não é claro quanto a algumas dúvidas.

Boa Noite e muito grata por sua atenção.
  • Al, como assim a mãe e o pai tem que estar presente, onde, pois na certidão dele consta o nome da mãe e do pai que foi o declarante.  Ele está com 15 anos e mora com a mãe, mas foi reconhecido e registrado pelo pai. 
  • Valeu meu amigo pela sua ajuda, consegui entender e te agradeço muitoooooooooooooooo.

Um grande abraço e bom final de semana.

Então este Registro de Nascimento Português do menor é feito aqui pelo Consulado do RJ, por onde eu dou entrada nos processos Esta eu não sabia.

Mui grata.
  • [APAGADO]
  • Fiz a atribuicao do meu filho menor enviando os documentos a Lisboa.
    Nesse caso ambos pais devem assinar o formulario 1C. 

• Denise e Al Tri

Agradeço imensamente a ajuda de voces, mas Denise eu estou  dando entrada aqui pelo Consulado do Rio, pelo que vejo vai ser preciso sim a presença do pai e da mãe na confecção da Certidão Portuguesa, no caso de meu neto. Pois ele tb seria por atribuição, após eu conseguir a do meu filho, pai dele.  Eu só não sabia que a Certidão no caso do menor seria  feita pelo Consulado do Rio.

Boa noite.
  • Angela,
    É assim: primeiro o seu filho solicita a cidadania portuguesa dele atraves do consulado ou enviando os documentos a Portugal. Informe-se bem com relacao à situacao especifica dele por ser da marinha (?).
    Quando a dele sair, entao vai ser requerida a cidadania do seu neto, que tambem pode ser no consulado ou enviando os documentos a Portugal.
    Os processos para ambos sao praticamente iguais, sendo que no caso do seu neto,ambos pais deverao assinar o requerimento.
    Todos os assentos sao feitos em Portugal. Acontece que ha um sistema integrado de registro onde alguns consulados podem ver os assentos por internet e imprimir as certidoes caso seja necessario.
    Se os documentos sao enviados por correio a Portugal, quando o processo é aprovado eles enviam por correio uma certidao de nascimento.
  • Denise,

Valeu mesmo pelas suas informações.  Estive conversando com o Al Tri e realmente me preocupo com a cidadania de meu fillho, por ele ser militar.
    O Al me deixou tranquila quanto a ser por Atribuição, mas tenho que realmente verificar muito bem esta nova situação.  Pois não sei se a Marinha não vai criar nenhum problema para ele com a dupla cidadania.
    A grande verdade é que este meu filho não faz muita questão da cidadania, mas como pretendo passar meu neto gostaria que fosse tb por atribuição.
    Enfim, vou analisar esta situação e ver qual o caminho que irei tomar.

Um grande abraço
  • Oi Angela, Siga as dicas do Al.

Experiencia Familiar: 

Meu falecido Tio morreu como Ítalo-Brasileiro sendo Brigadeiro da Aeronáutica, na época que ele fez o processo dele a pedido da filha também houve um receio da parte dele, mas no final das contas nada ocorreu, afinal de contas o importante é que ele nasceu no Brasil e era Brasileiro Nato. 
    E o país raramente sabe quando seus cidadãos tem outra nacionalidade, não existe um controle sob isso.

Boa Sorte! 
  • Al Tri e Hermano,

Olha só, este meu Filho Capitão da Marinha está resistente, não está realmente querendo pedir a cidadania agora, talvez por receio de ter algum problema em sua carreira.  Neste caso vou aguardar ou então solicitar a cidadania do meu neto por Naturalização, de avó (eu) para ele, não é o que eu gostaria, pois queria passar meu neto por Atribuição.  Ou aguardo quando meu filho entrar para a reserva e pedir.

De qualquer forma agradeço muito a ajuda de voces.

Um grande abraço.
  • Al Tri,

Qual a diferença da Cidadania por Naturalização da Cidadania por Atribuição? Até que geração a Naturalização seria permitido dar continuidade, se é que poderia?  Meu neto poderia passar para seus filhos?

O que voce me aconselharia, já consegui para meu filho mais novo de 33 anos e este meu filho militar de 37 anos está resistente, ele sabe mais do que eu a pressão na Marinha.   Peço a do meu neto por Naturalização ou aguardo o pai passar por atribuição primeiro? Vai demorar, só quando ele for para reserva  

.
  • Al Tri,

Isto tudo está confuso em minha mente por preocupação do meu neto completar a maior idade e não ser possível ele passar mais tarde por Atribuição.  Pois ele está com 15 anos, acho que antes dos 18 anos o pai dele, meu filho não teria ainda pedido sua Cidadania.

Conversei com meu filho tudo que vc tem me explicado e ele diz não querer por enquanto talvez por medo, não entendo muito este lado militar.

Outra pergunta, infelizmente tem que ser pensado, se por acaso eu vier a falecer e eu já tendo já um filho com a Cidadania por Atribuição, este meu filho mais tarde quando vier a solicitar poderia ser tb por atribuição?  Ou teria que ser por Naturalização?  Pois seria de meu pai (avô) para ele(neto), por eu ter falecido.  É mórbido mas tem que ser pensado.

• O seu neto pode naturalizar-se, se for o caso. Os filhos do português naturalizado (que nasceram após a naturalização é claro) sempre serão portugueses.
  • [APAGADO]
  • Angela,
    Seu filho de 33 anos conseguiu sua cidadania por atribuicao porque  voce é portuguesa, correto?
    Se foi assim, mesmo que voce faleca seu neto tera direito por naturalizacao por ter tido avó portuguesa.
    E o que o Artur falou acima é correto: os filhos de portugueses naturalizados que nascerem depois da naturalizacao serao portugueses.
  • Denise,

Correto, ele conseguiu por eu ser Portuguesa já.

A minha dúvida é se este meu filho de 37 anos, por ser militar e que não quer pedir agora, se eu vier a falecer,  o fato do meu outro filho já ter conseguido por Atribuição, este meu filho de 37 anos que não vai pedir agora, quando pedisse se  também seria por Atribuição?  

A minha preocupação é depois ele poder só tirar a Cidadania por Naturalização (caso eu venha falecer), aí então meu neto já com 15 anos não teria direito, pois meu neto já teria nascido após naturalização dele. Ele teria que tirar do meu neto pela avó (eu). 

Quanto ao meu neto não gostaria que fosse por Naturalização e sim por Atribuição.  Só depois que meu filho militar pedir é  que meu neto conseguiria por Atribuição.  Não sei se eu estou conseguindo me fazer entender e se estou correta nesta análise.

Peço desculpas por tantos questionamentos,  não tinha visto ainda aqui na comunidade um caso  parecido como este meu, militar. 
  • Oi Angela...

Independente do seu estado (viva ou morta) seu filho vai carregar para o resto da vida dele o direito de pedir se quiser a nacionalidade portuguesa dele por atribuição. Lembre-se seu filho agora é filho de Portuguesa!!!

E uma vez que ele tenha feito isso, poderá seu neto também pedir a dele por atribuição.
    Se mesmo depois de alguns anos seu filho não quiser pedir a nacionalidade dele por atribuição seu neto continuara tendo direito á nacionalidade só que ai será por naturalização.
    O Único jeito do seu neto tirar a nacionalidade por atribuição é se o pai dele fizer isso primeiro, e para tanto não importa se você esta ou não "presente" digamos assim. 
  • Hermano,

Voce tem razão, meu filho vai ser sempre por atribuição, por eu já ser portuguesa.  Me confundi com este assunto, pois meu irmão  faleceu agora em 2010 sem se tornar portugues e então minhas sobrinhas tiveram que fazer por naturalização (de avô/neta).  No meu caso é muito diferente por eu já ter a minha.

Muito grata pela sua atenção.
  • Al Tri

Disseste bem, vou deixar tudo como está e só fazer a do meu neto mais tarde quando o pai  resolver solicitar a Dupla Cidadania.
    Vc é de uma gentileza incrível, agradeço a paciência que todos vcs da Comunidade tiveram comigo, não existe mais dúvidas.
    Espero que este caso venha colaborar também com as dúvidas de todos nossos novos amigos desta tão amável Comunidade.

Grata por tudo.
  • Angela,

Se nao me engano a carteira de identidade militar so é valida no Brasil. Nao se pode nem vijar com ela para paises  da Am SUL. Quem sabe nao seria melhor seu filho tirar a carteira de identidade 'comum".

• [APAGADO]
  • Bom dia amigos,

Só para informar que a minha Carta PIN chegou em minha residência agora dia 12/06.  Dia 18/05 que estive no Consulado solicitando o Cartão Cidadão.  Demorou exatamente 25 dias. Agora agendei para retirar o Cartão cidadão e paguei a taxa de 284 reais para solicitar tb no mesmo dia o Passaporte.

Um Bom Final de Semana para todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.