dúvida sobre xeror autenticada e apostilhada do RG dos pais

tenho uma cópia autenticada e apostilhada do meu RG que pedem para enviar junto com documentação do requerente menor para aquisição da cidadania, porém, ela é de 2019, usei para o pedido da minha cidadania. Posso enviar este mesmo documento? É muito caro para apostilhar aqui em São Paulo, se puder usar esta cópia já ajuda né? Muito obrigada!

Comentários

• @simonemrinaldi ,

pode desde que não tenha sido emitida a mais de 10 anos. Na verdade eu usaria se a data da emissão do RG tenha sido antes de 9 anos atrás, por segurança.

• putz o meu RG fez 10 anos agora nesse mês de abril, emitido em abril de 2013, será que vai dar problema então? a mesma coisa com o do meu marido...

• editado April 2023

@simonemrinaldi

Pode dar "problema"? Pode.

Mas aí vai do seu senso de urgência e praticidade decidir.

Se você fizer um novo RG para voce e seu marido, apostilar tudo direitinho e mandar, vai atrasar o envio do seu processo em quanto tempo? Duas semanas, três? Não sei qual é o prazo para emissao de uma RG aí onde você mora. E tem o custo também, afinal tem a taxa do RG, depois fotocópia, autenticação e apostilamento. Mas quando mandar para portugal, terá a certeza de que a documentação será aceita.

Se mandar os documentos do jeito que estão, o seu processo não será rejeitado, eles não vão simplesmente jogar tudo no lixo. Se der problema, daqui a alguns meses, quando eles estiverem analisando o seu processo, eles enviarão um email/carta, pedindo para mandar os documentos atualizados. Aí você atualiza, e manda. Mas vai fazer as coisas na pressa, com toda a tensão. E vai que daqui a dois anos você, ou seu marido, estejam por algum motivo incapacitados ou sem dinheiro, ou sem tempo...

Enfim. Risco existe. Mas é um risco controlado e que você sabe as consequencias potenciais.

Nota: se você e seu marido tiverem um passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade, e onde conste o nome dos pais (seus pais e os pais dele), pode ser usado no lugar do RG. Só fazer a cópia, autenticar e apostilar.

• Muito obrigada pelos esclarecimentos. Já agendei no Poupatempo de São Paulo a renovação do meu RG e do meu esposo, venceu justamente agora, 10 anos depois. Melhor fazer tudo certinho né?

em alguns comentários li que não era necessário apostilar, somente fazer cópia autenticada, fiquei na dúvida diante disso.

Muito obrigada!

• @simonemrinaldi

sugiro imprimir a lista que te passei, pois a resposta da sua pergunta acima está nela

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.