Português declarou ser natural do Brasil

Caros,

Pesquisando a árvore genealógica da minha mãe, me deparei com a seguinte situação:

O seu avô - João Marques de Aguiar, portugês, veio ao Brasil (Belém/PA) representar o pai em negócios e casou-se com uma brasileira.

Consegui uma cópia do processo de casamento por meio do Centro de Memória da Amazônia (https://www.cma.ufpa.br/) e nele, o Português declarou que era natural de Belém/PA:

Ao registrar a filha, também declarou que era natural de Belém/PA.

Ainda não encontrei o seu registro de nascimento em Portugal e, pelo que imagino, ele incluiu um sobrenome no Brasil relativo à sua localidade de nascimento (Provavelmente, Vila Pouca de Aguiar).

Minha dúvida: o fato dele ter declarado que era natural de Belém/PA impediria que fosse reconhecida a nacionalidade pela regra dos Netos? Como provar que ele é um Português se houve, provavelmente, alteração de nome e de naturalidade?

Agradeço pela ajuda!

Comentários

  • @pefchacon


    [Minha dúvida: o fato dele ter declarado que era natural de Belém/PA impediria que fosse reconhecida a nacionalidade pela regra dos Netos? Como provar que ele é um Português se houve, provavelmente, alteração de nome e de naturalidade?]


    Claro. Se ele diz que é brasileiro, ele é brasileiro. Você vai precisar provar que ele não perdeu a nacionalidade portuguesa. Você precisa encontrar a certidão de nascimento dele, esse é o primeiro passo. Em seguida você precisa confirmar, com os governos Brasileiro e Português, que ele não abriu mão da cidadania Portuguesa. Passada essa etapa, você precisará retificar as certidões onde consta que ele era Brasileiro.

  • @pefchacon

    primeiramente vc deve encontrar o assento de baptismo dele e ver se consta alguma averbação.

    Levante os dados para descobrir de qual a freguesia que ele pertencia.

    Depois, vc pode emitir as certidões negativa e positiva de naturalização (o serviço é gratuito) para ver o que consta, se... de fato, ele se naturalizou.

    https://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

    https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-positiva-de-naturalizacao

    Antigamente, o pessoal se intitulava brasileiro por questões profissionais, para facilitar emprego e etc...

    Se, depois disto tudo, nada constar, junte a documentação para requerer nacionalidade.

  • Ola @pefchacon , eu passei pelo mesmo problema, eu fiz tudo por conta e vou te explicar o que eu fiz.

    Meu bisavo Francisco era portugues e se mudou para o Brasil quando era crianca, antes de se casar com a minha bisavo brasileira ele foi num cartorio e se registrou como brasileiro (certidao de nascimento brasileira), todas as certidoes do Francisco e de seus descendentes foram baseadas na certidao de nascimento brasileira. Como moro no exterior, minha mae e tia foram no cartorio em que ele se registrou e as mesmas foram orientadas a entrar com um processo de anulacao e retificacao de registro civil na justica, porque isso estava fora do alcance do cartorio.

    Uma advogada conhecida entrou com o processo e juntou os seguintes documentos:

    -Provas: Certidao de Nascimento portuguesa de Francisco, Cartao de Desembarque no Porto de Santos e Passaporte portugues de seu pai constando que estava acompanhado de sua esposa e filho Francisco e, que iriam para o Brasil.

    -Certidoes: Certidao de Nascimento brasileira, Casamento e Obito de Francisco e, todas as certidoes de seus descendentes que continham seus dados.

    O processo levou 6 meses, da data de entrada ate liberacao do Mandado Judicial para os cartorios cancelando a sua certidao de nascimento brasileira e retificando todas as outras certidoes que foram anexadas ao processo. Depois, eu entrei com o processo de atribuicao para meu avô e depois minha mae, agora meu processo de cidadania esta em andamento. Nao tive nenhum problema com os processos de cidadania e transcricoes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.