Dúvidas a respeito do apostilamento + envio

Bom dia, pessoal. Após 2 semanas e meia consegui a certidão da minha bisavó portuguesa pelo civil online. A conservatória de Tabuaço demorou um pouco para encontrar o registro mesmo com os dados corretos.

Já possuo o código e a certidão está disponível, porém preciso dela apostilada para solicitar pequenas retificações nas certidões brasileiras.

Pelo que entendi, como possuo o código do registro no civil online, só preciso passar isso para a PGR e solicitar o apostilamento, daí vão me enviar o requerimento e as informações para depositar o valor referente a apostilamento + envio ao Brasil, certo?

Aqui vão as dúvidas:

1. Seria melhor pedir para a PGR de Lisboa ou de Coimbra (que pelo visto seria a mais próxima de viseu, correto)?
  2. Quanto tempo costuma demorar para chegar o documento apostilado aqui no Brasil?
  3. Seria mais fácil eu pedir para algum amigo solicitar o apostilamento pessoalmente e depois esse meu amigo me enviar via DHL ou algum serviço expresso de envio? Ele conseguiria indo em qualquer PGR com o código ou apenas na de Lisboa/Coimbra?

Muito obrigado, pessoal. Esse fórum está me ajudando tanto no processo que nem sei como agradecer mais.

Comentários

• @thelucguy

é documento de civilonline certo?

enviar email para:  apostilasgeral@pgr.pt

mencionando os dados do documento e seu endereço.

Demora no máximo 10 dias. Não tem a mínima necessidade de pedir para alguém fazer esse serviço pessoalmente.

• @mabego Obrigado pela resposta.

Você diz 10 dias para eles enviarem ou 10 dias para chegar na minha residência no Brasil?

• @thelucguy

para chegar no seu endereço

• @mabego Legal! Você sabe se essa versão que recebemos do civil online serve tanto para usar de retificação aqui, pro processo de transcrição de casamento e nacionalidade de neto?

Obg.

• @thelucguy

sim... é um documento oficial

• @mabego muito obrigado. Já fiz o envio do e-mail. Existe algum prazo de resposta?

• @mabego já recebi a resposta deles, mas não entendi muito bem. Parece que eu preciso enviar a certidão para eles mesmo tendo informado o código do civilonline. Poderia me ajudar a entender?

Segue a resposta deles:

Boa tarde, Ex.º Sr.

Pela emissão de cada apostila é devida a importância de 10,20€, que poderá ser paga por cheque a favor da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. (cheque que possa ser levantado em Portugal), por vale postal a favor da Procuradoria-Geral da República ou por transferência bancária para a seguinte conta:

(Dados da conta) 

A Procuradoria-Geral da República assegura a devolução, por correio simples, dos documentos apostilados. . Se pretende que seja efectuada por carta registada deverá juntar um envelope devidamente selado e endereçado.

• @thelucguy

A Procuradoria-Geral da República assegura a devolução, por correio simples, dos documentos apostilados. .

a PG vai te enviar pelo CTT - correio (todo mundo recebe documentos apostilados por esta via = CTT)

Se pretende que seja efectuada por carta registada deverá juntar um envelope devidamente selado e endereçado.

Se quiser "outro tipo", como o mencionado acima, vc deve enviar à eles o envelope para que retornem.

Fica à seu critério.

• @mabego Entendi! Tudo bem, vou fazer o depósito para eles, enviar o comprovante e aguardar.

Só mais uma dúvida, o envio por CTT tem código de rastreamento ou ficamos "às cegas" até chegar o documento?

Muito Obrigado.

• @thelucguy

no meu caso, apostilei na PG do Porto, e recebi um código de rastreamento.

De qualquer maneira, não é demorado

• @mabego Na resposta do meu e-mail não falaram nada de formulário, será que mesmo assim eu preencho e mando no e-mail junto ao comprovante de deposito? Vou mandar terça já que segunda é feriado.

Além disso, preciso imprimir o formulário, assinar e depois escanear para mandá-los?

Obrigado.

• @thelucguy

aguarde as orientações oficiais

• @mabego Isso seria depois de mandar o comprovante do pagamento? Pois imaginei que eles comentariam do formulário quando me responderam. De qualquer forma vou perguntar sobre por e-mail. Obrigado! :)

• @mabego Enviei para eles na segunda (1 de Maio), seguindo as instruções que me passaram, porém até agora não obtive resposta. É normal essa "demora"?

Primeiramente me informei através do apostilasgeral@pgr.pt que me orientou a enviar os documentos necessários para o seguinte e-mail: correiopgr@pgr.pt

• @thelucguy

só faz 3 dias...

Aguarde

• @mabego Só informando que enviaram a certidão apostilada e me mandaram também o código de rastreamento.

• @thelucguy

que ótimo!!!!

• Boa tarde a todos. A Procuradoria-Geral da República assegura a devolução, por correio simples, dos documentos apostilados.

Mandei a PG do Porto e me deram informação de enviar envelope Verde com endereço, este envelope verde seria outra forma posso ficar tranquilo vira pela carta símples??? envio dados do anexo

Bom dia,

Pela presente, vimos informar V. Exa. que tem de enviar por correio os documentos Originais Portugueses para a feitura da Apostila, com a menção, em que País vão ser os documentos apresentados.

Cada Apostila fica por € 10,20, independentemente da quantidade de folhas.

O Pagamento por Transferência Bancária, deve ser feito para o

IBAN: PT 500 7810 112 0000000 686 152 e BIC: IGCP PP TPL,

(anexando o comprovativo da T.B.)

Enviar também envelope de Via Verde, devidamente endereçado, para a devolução das Apostilas, de preferência para moradas de familiares ou conhecidos em Portugal.

Preencher formulário

O endereço para fazer as Apostilas é: Tribunal da Relação do Porto

= Secção das Apostilas =

Campo Mártires da Pátria – 4º Piso

4099-012 Porto

data solicitação 08/08/2024 Técnico Rui Marinho

• Bom dia a todos, só para confirmar recebi email da PGR PT Mail da Procuradoria<correiopgr@pgr.pt>

Confirmando envio e devolução via carta simples com certidões e apostila a minha morada no Brasil.

Obrigado a todos pelas dicas deste forum.

• Pessoal, boa tarde! Eu li os relatos de vocês, mas ainda fiquei com dúvida no procedimento de apostilamento via postal.

Eu preciso apostilar a certidão de nascimento da minha avó e já confirmei com o Arquivo Distrital de Viseu que, após solicitar a certidão via CRAV, eles emitirão a certidão narrativa e poderão enviar por correio para a Procuradora Geral da República em Porto. No entanto, eu gostaria saber como vocês fizeram para enviar o comprovante, o formulário e envelope de via verde para a PGR? Não ficou muito claro para mim.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.