Dúvidas a respeito do apostilamento + envio

Bom dia, pessoal. Após 2 semanas e meia consegui a certidão da minha bisavó portuguesa pelo civil online. A conservatória de Tabuaço demorou um pouco para encontrar o registro mesmo com os dados corretos.

Já possuo o código e a certidão está disponível, porém preciso dela apostilada para solicitar pequenas retificações nas certidões brasileiras.

Pelo que entendi, como possuo o código do registro no civil online, só preciso passar isso para a PGR e solicitar o apostilamento, daí vão me enviar o requerimento e as informações para depositar o valor referente a apostilamento + envio ao Brasil, certo?

Aqui vão as dúvidas:

  1. Seria melhor pedir para a PGR de Lisboa ou de Coimbra (que pelo visto seria a mais próxima de viseu, correto)?
  2. Quanto tempo costuma demorar para chegar o documento apostilado aqui no Brasil?
  3. Seria mais fácil eu pedir para algum amigo solicitar o apostilamento pessoalmente e depois esse meu amigo me enviar via DHL ou algum serviço expresso de envio? Ele conseguiria indo em qualquer PGR com o código ou apenas na de Lisboa/Coimbra?

Muito obrigado, pessoal. Esse fórum está me ajudando tanto no processo que nem sei como agradecer mais.

Comentários

  • @thelucguy

    é documento de civilonline certo?

    enviar email para:  apostilasgeral@pgr.pt

    mencionando os dados do documento e seu endereço.

    Demora no máximo 10 dias. Não tem a mínima necessidade de pedir para alguém fazer esse serviço pessoalmente.

  • @mabego Obrigado pela resposta.

    Você diz 10 dias para eles enviarem ou 10 dias para chegar na minha residência no Brasil?

  • @thelucguy

    para chegar no seu endereço

  • @mabego Legal! Você sabe se essa versão que recebemos do civil online serve tanto para usar de retificação aqui, pro processo de transcrição de casamento e nacionalidade de neto?

    Obg.

  • @thelucguy

    sim... é um documento oficial

  • @mabego muito obrigado. Já fiz o envio do e-mail. Existe algum prazo de resposta?

  • @mabego já recebi a resposta deles, mas não entendi muito bem. Parece que eu preciso enviar a certidão para eles mesmo tendo informado o código do civilonline. Poderia me ajudar a entender?

    Segue a resposta deles:

    Boa tarde, Ex.º Sr.

    Pela emissão de cada apostila é devida a importância de 10,20€, que poderá ser paga por cheque a favor da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. (cheque que possa ser levantado em Portugal), por vale postal a favor da Procuradoria-Geral da República ou por transferência bancária para a seguinte conta:

    (Dados da conta) 

    A Procuradoria-Geral da República assegura a devolução, por correio simples, dos documentos apostilados. . Se pretende que seja efectuada por carta registada deverá juntar um envelope devidamente selado e endereçado.

  • @thelucguy

    A Procuradoria-Geral da República assegura a devolução, por correio simples, dos documentos apostilados. .

    a PG vai te enviar pelo CTT - correio (todo mundo recebe documentos apostilados por esta via = CTT)

    Se pretende que seja efectuada por carta registada deverá juntar um envelope devidamente selado e endereçado.

    Se quiser "outro tipo", como o mencionado acima, vc deve enviar à eles o envelope para que retornem.

    Fica à seu critério.

  • @mabego Entendi! Tudo bem, vou fazer o depósito para eles, enviar o comprovante e aguardar.

    Só mais uma dúvida, o envio por CTT tem código de rastreamento ou ficamos "às cegas" até chegar o documento?

    Muito Obrigado.

  • @thelucguy

    no meu caso, apostilei na PG do Porto, e recebi um código de rastreamento.

    De qualquer maneira, não é demorado

  • @mabego Na resposta do meu e-mail não falaram nada de formulário, será que mesmo assim eu preencho e mando no e-mail junto ao comprovante de deposito? Vou mandar terça já que segunda é feriado.

    Além disso, preciso imprimir o formulário, assinar e depois escanear para mandá-los?

    Obrigado.

  • @thelucguy

    aguarde as orientações oficiais

  • @mabego Isso seria depois de mandar o comprovante do pagamento? Pois imaginei que eles comentariam do formulário quando me responderam. De qualquer forma vou perguntar sobre por e-mail. Obrigado! :)

  • @mabego Enviei para eles na segunda (1 de Maio), seguindo as instruções que me passaram, porém até agora não obtive resposta. É normal essa "demora"?

    Primeiramente me informei através do apostilasgeral@pgr.pt que me orientou a enviar os documentos necessários para o seguinte e-mail: correiopgr@pgr.pt

  • @thelucguy

    só faz 3 dias...

    Aguarde

  • @mabego Só informando que enviaram a certidão apostilada e me mandaram também o código de rastreamento.

  • @thelucguy

    que ótimo!!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.