Problemas com advogado e como achar a certidão de um advogado

Basicamente o advogado não quer passar a certidão de nascimento, pq quer que façamos com ele o processo (o primeiro foi feito com ele)

Eu tenho numero de assento de nascimento e o numero do processo. Como consigo achar a certidão de nascimento para poder dar continuidade no processo ?

O cidadão em questão é minha avó, e eu estou fazendo o processo para o meu pai.

Comentários

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado April 2023

Geralmente quando o processo está com advogado, a recomendação geral aqui é concluir o processo com advogado, até porque podem haver custos que já estão contratados, etc...

Dito isto, se você postar os dados que tem aqui, o pessoal costuma ajudar a localizar o português, a certidão você pode pedir sozinho, basta seguir os guias que estão no tópico fixado (civil online ou arquivo distrital/CRAV) conforme for o caso.

• @LeoSantos parece que o me mandaram é a certidão já, mas é o id civil, precisa agendar no consulado, não é ? Na certidão os sobrenomes estão grifados, como eu consigo essa certidão completa ?

• @LeoSantos precisa que o cidadão tenha tirado o cartão cidadão, para que eu possa dar entrada no processo do filho, ou o número de assento de nascimento basta ?

• Se a certidão é recente, obrigatoriamente constará dos registos eletrônicos portugueses, basta mencionar os dados pedidos no fórmula que a conservatória obtém a certidão via eletrônica no processo do seu pai.

Se você precisar realmente pedir a certidão, basta pedir pelo civil online, aqui no fórum ensina a fazer esse pedido de forma fácil (custa 10 euros).

• @joaoleite não precisa ter tirado o cartão cidadão, basta o assento do português

• @LeoSantos mais uma dúvida. O nome que está na certidão de nascimento portuguesa da minha avó (a que me enviaram), consta um sobrenome diferente do que está na certidão de nascimento do meu pai, e também no seu rg, preciso retificar isso ? e quanto a certidão de casamento da minha avó, é necessário ? Meu avô foi o declarante do meu pai

• Esse nome que está a mais no sobrenome da avó, ela adquiriu como? Pelo casamento?

• @joaoleite se você possui um advogado contratado é essencial que você verifique diretamente com ele pois mesmo em casos de rescisão pode ser que seja devido algum valor etc. O diálogo é sempre a melhor solução! Boa sorte!

• @LeoSantos O nome de solteira dela.

O nome da minha avó é : Maria Amelia Tavares (nome de casada)

O nome na certidão consta Maria Amelia Francisco

• @LeoSantos Aliás, eu preciso transcrever o casamento da minha avó, mãe do pai ? Estou fazendo o processo dele.

Me falaram que os documentos eram:

certidão de nascimento do português

certidão de nascimento do meu pai

certidão de casamento do meu pai

Cópia do RG do meu pai

e o formulário devidamente pago e preenchido, mas dps uma pessoa me falou que precisaria do casamento da minha avó transcrito

• @joaoleite deixa eu vê se entendi, o processo da sua avó finalizou, certo? Ele é a portuguesa e você quer fazer agora o processo do seu pai?

você pode pode solicitar a certidão pelo civil on line, mas apenas com o número você consegue fazer , antes de você da entrada no processo você precisa transcrever o casamento dela ,

• @Simeia Lobato Isso.

A transcrição do casamento, posso utilizar para mais de 1 processo ? eu preciso tirar cópias e autenticar ?

• @joaoleite

sim, tire cópia simples.

É documento português e não precisa autenticar ou apostilar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.