Busca de Assentamento da minha Avó
Olá Pessoal, procuro o assentamento (certidão de nascimento) da minha vó. No documento que tenho consta Coimbra e tenho a informação que ela teria nascido em Fiais da Beira.
Seguem dados que consegui no registro de estrangeiro dela
nome: Palmira Ribeiro Rocillo
filiação: Francisco Augusto Alcantara e Maria da Gloria Ribeiro
nascida em 19/02/1905
PS.: o sobrenome Rocillo é de casada
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@danirocillo
Coimbra / Oliveira do Hospital / Ervedal - Fiais da Beira é um local desta freguesia
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=276077&FileID=1125781imagem 22 m21.tif - n.º 51- Nome: Maria Palmyra
Nascimento correto dela é 18/02/1904 e os pais Francisco Augusto e Maria da Glória
@AlanNogueira obrigada pelo retorno!
Nos registros que tenho, feitos no Brasil, como Registro de Estrangeiro, Certidão de Casamento... constam os dados conforme passei, com os nomes Alcantara e Ribeiro presentes.
Acredita que possa ser a mesma pessoa? Ou estamos falando de assentamentos diferentes?
Obrigada!
@danirocillo
Sua avó tinha uma irmã Maria Rosa?
@danirocillo
Erros e variações nesses documentos antigos são muito comuns... com todas as indicações (mesmo lugar de nascimentos, mesmos nomes dos pais, dia praticamente igual… eu não tenho dúvidas… mas você pode folhear esse mesmo livro on line e ver se talvez acha algum registro com a correlação perfeita dos nomes.
@Guilherme Moreira
acredito que sim! Mas estou em busca de documentos ainda.
Você tem alguma informação?
@danirocillo parece me que o assento que o @AlanNogueira encontrou é o da sua avó, repare que a avó materna desta Maria Palmira é Josepha RIBEIRO, então, como lhe disseram, antigamente o registo era e ainda hoje é declarativo, o pai ou alguém vai e declara, e antigamente nem a própria pessoa sabia declarar bem os seus dados. Então quando chegavam ao Brasil declaravam uma primeira vez e desde ai declaravam sempre igual, conforme o primeiro documento que tinham no Brasil. Assim, vc vai ter uma breve aventura nos cartórios de registro civil para retificar todos os assentos em que consta o nome da Maria Palmyra Ribeiro e dos pais dela que são Francisco Augusto e Maria da Glória. Terá que retificar no sentido de sempre que constar Francisco Augusto Alcantara e Maria da Gloria Ribeiro, ficar agora Francisco Augusto e Maria da Glória. E onde consta Palmyra Ribeiro Rocillo, passar a constar MARIA PALMYRA RIBEIRO ROCILLO. Ou seja, corrigir o assento de casamento dos seus avós, o assento de nascimento e casamento do filho/a dos seus avós e o seu próprio assento de nascimento, pq lá está Palmyra e o certo é Maria Palmyra.
@AlanNogueira vc conseguiu achar o casamento dos pais da Maria Palmyra? Segundo o batismo da filha, foi na mesma paróquia onde eles moravam e Maria Palmyra nasceu e foi batizada, Paróquia de Ervedal concelho de Oliveira do Hospital!
@danirocillo deveria tentar encontrar este assento de casamento, pois é provável que o cartório onde está registrado o casamento dos seus avós e onde está o nascimento do seu pai/mãe vá pedir duas certidões : a de batismo da Maria Palmyra e a de casamento dos pais da Maria Palmyra, para que consiga fazer as retificações. Ambas vai ter que solicitar ao Arquivo da Universidade de Coimbra e pedir que sejam enviadas para a Procuradoria Geral da República em Lisboa para serem apostiladas e assim serem válidas no Brasil.
Qualquer dúvida vá perguntando sempre neste tópico!
@nunogomes também acredito que seja o registro correto, mas não cheguei a procurar o casamento dos pais…
@danirocillo os livros on line tanto os de batismo quanto os de casamento estão aqui, basta clicar no período e ir folheando: https://tombo.pt/f/ohp05
@nunogomes e @AlanNogueira
muuuuuuuuuuuito obrigada pelas dicas!
encontrei o registro abaixo, 1898 imagem 10, assentamento nº 12
https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=41239&FileID=643178
@danirocillo parabéns já pegou o jeito, agora pra de se juntar ao time aqui do fórum para ajudar outras pessoas :-)
Boa sorte!
@danirocillo agora é pedir estas duas certidões, a de casamento dos pais da Maria Palmyra e a de batismo da Maria Palmyra, todas em forma narrativa, a enviar para o serviço de apostilhas da Procuradoria Geral da República, em Lisboa. Depois tem que entrar em contacto com o serviço de apostilas.
Para o pedido da certidao de batismo o link Certidão/Cópia de Baptismo (ou Nascimento) - Arquivo da Universidade de Coimbra - Universidade de Coimbra (uc.pt)
para a de casamento Certidão/Cópia de Casamento - Arquivo da Universidade de Coimbra - Universidade de Coimbra (uc.pt)
Nos pedidos das certidões nas observações dos dois pedidos algo como: solicito que a presente certidão de batismo e a de casamento também hoje solicitada, sejam enviadas para Serviço de Apostilas da Procuradoria Geral da República, Campus de Justiça, Av. D. João II, 1.08.01, Edifício E, 1990-097 Lisboa.
eQuando as certidoes estiverem a ser expedidas para Lisboa, entre em contacto com o serviço de apostilas apostilasgeral@pgr.pt
formulario_apostila_portugues.pdf (ministeriopublico.pt) tem ai o formulário que terá de preencher. No e-mail informe que as certidões chegarão por correio enviado pelo Arquivo da Universidade de Coimbra.
Entretanto pode começar a telefonar para os cartório no Brasil para saber como vai fazer para retificar.