Não consigo encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô
Boa tarde,
estou com dificuldades para localizar a certidão de nascimento do meu bisavô portugues. Já enviei e-mails para diversas conservatórias e também solicitação de pesquisa no CRAV, porém não obtive sucesso.
Ficarei imensamente grato se alguém conseguir me ajudar a encontrar seu registro.
Ano de nascimento: 1922 (acredito ser no mês de abril)
Nome: José Gomes Marques
Filiação: Antonio Gomes Picanço e Belmira Marques
Quanto ao local de nascimento, não tenho certeza. Mas pelas pesquisas que fiz, descobri que o pai do meu bisavô (Antonio Gomes Picanço), morava em Santa Comba Dão, em S. Joaninho.
Desde já agradeço a ajuda! 😊
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@philipeouriques
óbito: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6SC6-7S?i=130&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A775F-JRT2
O pai dele, Antonio, parece que foi batizado em 27 de setembro de 1885 em Nossa Senhora da Assunção, Treixedo, Santa Comba Dão, Viseu, Portugal
1922 já é período que não está nos Arquivos Distritais, você precisa pedir a certidão na Conservatória, você pode tentar contactá-los para checar a informação antes de pedir a certidão. Outra opção é solicitar diretamente pelo civilonline, costumam atender rápido (poucos dias), porém tem o custo de 10 euros - se não encontrarem você perde esse valor - Segue guia de como solicitar: Como solicitar certidões pelo civilonline
@AlanNogueira , obrigado pela resposta.
Obrigado pelas informações.
A certidão de óbito eu havia encontrado, mas acredito que irão exigir a certidão de nascimento para dar entrada no pedido de cidadania né?
Já enviei e-mail para a conservatório de registro civil de Santa Comba Dão, e não obtive sucesso. Responderam que meu bisavô aparece com nome Manuel Gomes Picanço (ao invés de José Gomes Marques), respondi que este é o irmão do Antônio Gomes Picanço (tio do meu bisavô). Mas não me responderam mais.
Sobre o civilonline, eu havia tentado também, porém ao completar as informações não deixa prosseguir com a solicitação devido a data de nascimento do meu bisavó ser superior a 100 anos. 😕
@philipeouriques
vc tem outro post?
ou seja, post duplicado?
@philipeouriques
Para fazer o pedido com mais de 100 anos no civil online faça conforme orientado no guia que lhe enviei. Se tentar da maneira convencional o sistema não irá permitir mesmo...
Obrigado, @AlanNogueira . Peço desculpas, não tinha lido esta parte do artigo. Tentarei desta forma e qualquer novidade, venho aqui informá-los.
@mabego , não tenho post duplicado
Bom dia!
Apenas para informá-los, no dia 19/04/23, fiz a solicitação pelo civilonline. Após informar os dados do cartão de crédito e confirmar, deu erro na página. Refiz o pedido e o pagamento. (Eu conferi na fatura do cartão antes de refazer o pedido, mas ainda não tinha registrado o pagamento).
No outro dia, recebi dois e-mails do civilonline, com dois números de pedidos diferentes e ambos com atualização do status para PAGO. Entrei na fatura do cartão e vi que realmente acabou cobrando duas vezes, rsrs.. (Risos de desespero 😥) .
Até o momento não recebi mais nenhum e-mail deles, acredito que não tenham encontrado nada ainda.
Neste meio tempo, fiz uma busca nas imagens do familySearch, mas também não obtive sucesso... Continuarei na esperança do civilonline me retornar com alguma notícia boa.
Bom dia,
ambas as solicitações no civil online foram atualizadas para o estado: recusado.
Infelizmente não consegui achar os registros de meu bisavô, mesmo procurando incansavelmente nos registros de imagem do Family Search. 😔
@philipeouriques
qual o ano de nascimento do português que vc pediu no civilonline?
@philipeouriques
Vi que uma irmã nasceu no Brasil em 1923.
A mãe Belmira é da freguesia de Dardavaz que é vizinha à freguesia do pai São Joaninho, mas fica em outro concelho, Tondela.
Provavelmente, tanto o casamento quanto o nascimento José foram em Tondela.
@mabego , no civil online coloquei o ano de nascimento: 1923 (para que conseguisse prosseguir com a solicitação), e nas observações informei que o ano de nascimento foi em 1922. Solicitei na freguesia de Treixedo.
Cheguei a conclusão deste ano de nascimento pois na certidão de óbito dele (que encontrei no family search), informa que ele faleceu no ano 1991 com 69 anos. Segundo familiares o aniversário dele era em abril.
@Guilherme Moreira , sim eu também encontrei o registro de nascimento da irmã dele aqui no Brasil em 1923. O que me causa certo receio dele nem ter sido registrado devidamente em Portugal, já que a princípio o ano de nascimento dele em Portugal foi em 1922, e em 1923 já estavam no Brasil.
@philipeouriques
Acho que não fui claro, tem de pedir em Tondela e não em Santa Comba Dão.
A freguesia do pai é São Joaninho e não Treixedo.
@Guilherme Moreira , farei outra solicitação no civil online quando possível.
Neste caso, me aconselha fazer no distrito: Viseu, conselho: Tondela. E a freguesia seleciono Dardavaz ?
@philipeouriques
O 2 pedidos que foram realmente debitados no seu ccrédito? Talvez consiga transferir para Tondela ou solicitar o reembolso.
As informações para um novo pedido são as que postou.
Antes poderia tentar por e-mail.
https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Tondela
@Guilherme Moreira
Enviei e-mail para a Conservatória de Tondela, me responderam informando que não acharam o assento de nascimento.
Sobre a duplicidade no civilonline, me encaminharam para o setor de TI para verificarem como irão proceder.
@philipeouriques
se esse for o nascimento da mãe Belmira nº21 Jun / 1903 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1188127 ...m0248.tif ...
...e essa a emigração ID 54944 / Belmira Marques / Povoa de Lobo / Tondela / Joaquim Marques / Maria Dos Anjos / Sem Indicação / 18 anos / Rio de Janeiro / Sem Indicação...
...a data do passaporte deve ser 1921/1922 bem próximo da provável data de nascimento do José
ou pesquisar pelo passaporte ou solicitar informações do ID no Cepese