Certidão minha avó viva

Olá pessoal,

Eu estava fazendo meu processo de cidadania, consegui a achar a certidão do meu bisavó português fácil, mas agora não consigo encontrar a certidão da minha avó aqui no Brasil. Quando voi na cidade que ela sempre morou, não localizam, falam que pode ter se perdido. Já fui em outro cartórios. Não sei o que fazer mais. Tentei achar de todo o jeito.

Nos somos do inteiro do estado do Rio, e muitas cidades foram emancipados ou juntadas. Já olhei tudo. Também disseram que o processo de casamento tbm foi perdido.

Teriam alguma ideia do que posso fazer?

Me disseram qie sem a cópia reprografica não consigo fazer o processo dela. Não sei mais o que fazer.

O nome dela é: Amélia Ribeiro da Silva

Data de nascimento: 10/04/1929

Pai: Antônio Ribeiro Fernandes

Mãe: Sulamita Paula Ribeiro

Comentários

  • @RenanAzevedo

    Casamento foi em Conceição de Macabu / RJ. Essa localidade percencia a Macaé...

    Municípios limítrofesCampos dos GoytacazesCarapebusMacaéQuissamãSanta Maria Madalena e Trajano de Moraes

    São possiveis locais onde possa estar o registro dela.

  • Oi @AlanNogueira , Nós temos a certidadao de casamento e já olhamos nessas cidades, mas não localizaram nada. Não seu mais onde procurar. @AlanNogueira , de onde conseguiu tirar esse print?

  • editado April 2023

    @RenanAzevedo

    O território de um município hoje não é necessariamente o mesmo território que era no passado. Você vai precisar estudar a história dessas cidades da sua região para ver quais cidades foram emancipadas, quais mudaram de nome, etc para tentar descobrir onde ela pode ter sido registrada. Olhe também os "distritos" dessas cidades pois também é possível que tenha sido registrada em algum deles. Converse com os cartórios da região e veja se algum cartório dessa região foi extinto e qual cartório que recebeu os livros antigos desse eventual cartório extinto...

    Uma opção alternativa é tentar buscar pelo batismo dela nas igrejas da região. Apesar do batismo não ter utilidade direta nesse caso, ao menos vai poder te dar uma indicação de qual lugar os pais moravam na época e lhe ajudar a restringir a busca aos cartórios que na época eram próximos à igreja...

    Se descobrir onde ela estudou tente ver se consegue desarquivar a certidão apresentada na escola... (mais dificil dado o ano de nascimento dela)...

    Veja também documentos dos irmãos dela, era comum que os pais registrassem os filhos no mesmo cartório... ex encontrei um casamento de Jeová, irmão dela... diz que é natural de "Macaé": https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LK7-N6H?i=73&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGV9-YHMR. O óbito dele contudo fala que é natural do Rio de Janeiro: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-9YTV-4VV?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPH7-76WW&action=view&groupId=TH-1942-25098-5807-54

    Tem a indicação do nascimento do Jeová no Rio de Janeiro, mas não fala de qual cartório:

    Já cogitou que ela pode ter nascido no Rio de Janeiro? Já pediu o inteiro teor do casamento dela? O que fala acerca do local de nascimento?

    Infelizmente é um trabalho de "detetive" para encontrar as pistas desse registro...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.