Irmão falecido tinha conseguido a cidadania. Irmã tem como saber o local de nascimento do português?

Prezados, a dúvida é a seguinte: a minha amiga é neta de português. O seu pai brasileiro e seu avo portugues são falecidos. No entetanto o seu irmão conseguiu a cidadania portuguesa, ocorre que o mesmo faleceu a tempos atrás, e com isso a informação do local de nascimento do aô português se mostra distante. Foi feita uma busca num suposto local, mas não foi localizado pelo Crav. Minhá dúvida é saber se de alguma forma tem como acessar o processo de cidadania do irmão falecido para saber a localização do nascimento do português?

Comentários

  • @giselecpires coloque os dados do portugues aqui de forma mais completa possivel, com filiação etc que o pessoal do fórum pode tentar ajudar a localizar.

  • @giselecpires ,

    Não acredito que passem essa informação com base em um simples email, mas voce pode tentar emitir a certidao de nascimento do irmao, pelo civil online.

    Na certidao de nascimento "portuguesa" do irmao, constarao as informacoes necessarias para instruir o processo.

    A segunda alternativa: se sua amiga tiver algum documento portugues do irmao (carteira de identidade ou passaporte), poderá fazer uma cópia, anexar uma copia da carteira de identidade dela (esta cópia, autenticada e aposilada), e enviar para o IRN, com uma requisicao bem escrita, pedindo que informem os dados necessários.

  • @giselecpires

    Foi feita uma busca num suposto local, mas não foi localizado pelo Crav.

    Pediu busca pelo Crav do avô português? é isso?

    Minhá dúvida é saber se de alguma forma tem como acessar o processo de cidadania do irmão falecido para saber a localização do nascimento do português?

    Não tem como acessar o processo.

    O que vc pode fazer é pedir no civilonline, a certidão de nascimento deste irmão falecido, pelo custo de 10 euros.

  • Boa tarde @mabego . No caso pedi sim ao Crav o assento de batismo do avô português, pq a família jurava de pé junto que sabia o local do nascimento, ocorre que não localizaram nada. E no caso você acha que ajuda pedir a certidão de nascimento do irmão falecido, pq pelo q sei na certidão de batismo consta o local de nascimento do Brasil apenas. Será que ajuda pedir?

  • editado April 2023

    @giselecpires

    assento de baptismo abaixo...

  • Boa tarde @AlanNogueira . Agradeço desde já a atenção: Português: ANTONIO JOAQUIM MADEIRA. Nasceu em 29.03.1874. Óbito: 31.07.1945 em Rio Claro/SP. Nome do pai: JOSE MANOEL MADEIRA. Nome da mãe: MARIA JOAQUINA MASSA. Nome do cônjuge: MARIA DO CARMO OLIVEIRA (casados em 25.04.1909 em Rio Claro/SP).

  • Deus te abençoe @mabego , eu não sei como vcs conseguem enxergar essas letrinhas, parece árabe kkk. Muito Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.