Cidadania Portuguesa para Netos.
Bom dia, amigos! Como vão?
Preciso de ajuda com meu caso, graças ao fórum consegui localizar o assento de nascimento de minha bisavó Lucinda Rosa (Lucinda Rocha), agora tento reunir os documentos necessários para dar entrada na cidadania do meu pai (como neto). Consegui localizar uma série de documentos no Brasil, exceto o casamento da minha bisavó Lucinda Rosa com meu bisavô Pedro Venturini.
Das Certidões já localizadas há algumas inconsistências.
- Certidão de Nascimento de Maria Beatriz Venturini (primeira filha) localizada em São Roque, São Paulo e datada de 1923 consta que os pais eram casados em Cotia, São Paulo.
- Na Certidão de Batismo de Maria Beatriz Venturini localizada em Araçariguama, São Paulo e datada de 20/12/1925 consta apenas que os pais eram casados pelo regime civil (ou seja, não houve casamento religioso).
- Na Certidão de Nascimento de Jacy Venturini localizada em São Roque, São Paulo e datada de 29/12/1938 consta "pais casados neste distrito".
- A Certidão de Nascimento de Luiz Antonio Venturini datada de 13/12/1941 localizada na cidade de Osasco, São Paulo indica "pais casados há 19 anos em São Roque."
Já entrei em contato com o cartório de São Roque que me informou não ter localizado a Certidão de Casamento, estive no Centro de Pesquisa do Family Search ontem e consultei os índices dos livros de Registro de São Roque e Cotia e tampouco localizei algo (não tive tempo hábil de olhar folha por folha). A Certidão de nascimento de meu Bisavô Pedro Venturini (que foi casado com Lucinda) não consta averbação do casamento.
Tenho duas perguntas para trazer ao fórum:
1- Há alguma indicação de como refazer tal pesquisa?
2 - É realmente necessário apresentar o casamento?
Para elucidar segue minha linhagem e documentos que já possuo.:
Bisavó - Lucinda Rosa (Portuguesa).
→ Assento de nascimento e Certidão de óbito.
Avô - Pedro Venturini Filho.
→ Certidão de nascimento e Certidão de óbito.
Pai - Pedro Emílio Venturini.
→ Certidão de nascimento e casamento.
Eu - Pedro Venturini Neto.
→ Certidão de nascimento.
Comentários
@Venturini96
Verifique na certidao de nascimento do Pedro Venturini Filho, quando foi que ele foi registrado (ele tinha menos de 1 ano quando foi registrado?), e verifique se foi a mãe dele (a Lucinda) que fez a declaração.
O Pedro Venturini, casado com a Lucinda, era brasileiro, certo?
@eduardo_augusto Boa tarde, tudo bem?
O Pedro foi registrado com menos de um ano, o pai foi o declarante.
O Pedro Venturini, casado com a Lucinda era brasileiro.
@Venturini96
estive no Centro de Pesquisa do Family Search ontem e consultei os índices dos livros de Registro de São Roque e Cotia e tampouco localizei algo (não tive tempo hábil de olhar folha por folha).
Folha por folha faz toda a diferença.
Vai ser preciso esta certidão de casamento para transcrever este casamento, já que não foi a portuguesa o declarante do filho.
@mabego Obrigado pelo esclarecimento!
O problema é apenas o tempo que eles disponibilizam no Centro, apenas duas horas, ontem começamos (eu e minha esposa) a olhar folha por folha, mas não foi possível finalizar.
Solicitar ao Cartório (pagando custas) a pesquisa destes documentos pode surtir algum resultado?