Nacionalidade do meu Avô - SAIU!

Olá, pessoal! Minha saga ainda está longe do fim mas decidi reportar aqui como foi a primeira fase, que foi o reconhecimento da nacionalidade de meu avô, pois meu bisavô é o português.
Primeiramente gostaria de agradecer a todos os integrantes que me tiraram MUITAS dúvidas e tiveram paciência comigo.

OBS: Fiz o processo pelo Porto. NÃO averbei o casamento nem o óbito de meus bisavós.
Documentos enviados ao Porto: Certidão de Nascimento Inteiro Teor de meu bisavó e cópia autenticada da carteira de motorista dele (ambas legalizadas) e também certidão de nascimento de meu bisavô português.

DATAS:
Legalização de documento Itamaraty. Documentos enviados em 17/02/2012 e recebidos de volta em 02/03/2012.
Legalização de documento Consulado. Documentos enviados em 03/03/2012 e recebidos de volta em 13/03/2012.
Envio de documentos p/ Porto em 26/03/2012.
Em 10/04/2012, Porto me mandou um e-mail pedindo cópia simples das certidões de casamento de meu avô e de meu bisavô. Mandei no mesmo dia escaneado por email mesmo (detalhe: nenhuma estava em inteiro teor e nem com assinatura reconhecida/legalizada).
Recebimento da certidão portugesa de meu avô no Brasil: 27/04/2012.

Tempo total: 70 dias. (sendo que entre mandar os docs pra PT e receber de volta aqui no BR foram 32 dias).

Agora partirei para averbar o casamento de meu avô e depois cidadania do meu pai. Mas farei tudo por aqui pelo consulado de SP mesmo.

Agora uma pergunta... O que é esse negócio de inscrição consular? Vi que precisa disso pra acessar o consulado virtual. Se eu atualizar o estado civil de meu avô o consulado já emite esse número?

Obrigado pessoal e conforme as coisas forem acontecendo, vou colocando as notícias.

Até mais!

Comentários

• Parabéns por esta etapa. Realmente pelo Porto é super rápido. A inscrição consular vc só faz qdo já é portugues, se eu não me engano...
    Boa sorte!
  • Poxa, mandei pro Porto também, em fevereiro, mas no meu caso pediram a transcrição do casamento. =( Fazer o que, vamos à transcrição. hehe
  • Parabéns pela vitória. Quanto a Inscrição Consular, é a inscrição no Consulado Português da Região onde mora o português no estrangeiro. Se informe melhor no Consulado, quando for ao Consulado seu avô vai ter que se inscrever.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.