Listas de *embarque*

Pessoal,

Estou com uma situação aqui...

Encontrei o familiar na lista de *desembarque*, ou seja, da chegada dele aqui no Brasil, em 1883. Ele é listado como solteiro. Esta informação está correta, ele realmente chegou aqui solteiro.

Depois, encontrei um outro *desembarque* dele, em 1893, dessa vez listado como casado e com um filho. Essa informação também está correta, e não há dúvida de que são as mesmas pessoas.

Minha dúvida é se ele casou e teve o filho aqui no Brasil e levou a família para passear, retornando em seguida; ou se ele voltou para casa, casou, teve um filho, e trouxe a família para morar com ele no Brasil.


Pergunta: alguém aqui já viu na internet *listas de embarque, de pessoas saindo do Brasil*?

Comentários

  • No arquivo nacional da Torre do Tombo, você consegue consultar a lista de passageiros do navios se não me engano.


    Porém você teria que saber o nome do navio ou no mínimo a data da viagem, ou então olhar uma por uma.

  • https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5783395

  • @LeoSantos


    Obrigado pela resposta.


    Mas no caso específico, eu realmente precisaria da lista elaborada no Brasil, ou seja, das pessoas que embarcaram em algum porto Brasileiro, com destino a Europa (não apenas Portugal).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.