Retificação certidão de nascimento avó materna

Olá, a minha bisavó materna, filha de português está com a grafia do sobrenome na certdião errada, consta tavera, qdo o sobrenome correto do português é taveira, pergunta: retifico ou aguardo a exigência da conservatória, inclusive ela faleceu, terá que ser post mortem

O pedido será feito em nome da minha mãe, que é a neta.

Outra pergunta, a minha mãe precisará acrescentar esse sobrenome ao nome dela?


Obrigada

Comentários

  • @VivianBranco

    Observo que você abriu vários tópicos e pediu orientacão em vários locais espalhados pelo fórum, não há nada mal nisso, mas recomendo que na medida do possível concentre suas dúvidas em um unico tópico pois isso ajuda os foristas a entenderem melhor o seu caso e assim te ajudarem de uma forma mais assertiva. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/318866#Comment_318866

    Tavera x Taveira: a certidão do CRAV que você pediu ONTEM já chegou??? Geralmente de um dia pro outro não mandam nem o orçamento para efetuar o pagamento...

    a minha mãe precisará acrescentar esse sobrenome ao nome dela? NÃO

  • @AlanNogueira , sim entendo Alan e me desculpe, vou fazer conforme recomendado. Obrigada

  • @AlanNogueira , me enviaram o orçamento hoje. Sei do sobrenome, porque tenho os documentos de imigração do meu bisavô, e no sobrenome correto é Taveira, e a minha avó usava Tavera, inclusive tenho a certidão de óbito dela.

  • @VivianBranco eu aguardaria a certidão de batismo chegar para verificar como está a grafia nela... Lembrando que se retificam documentos sempre com base nos mais antigos, nunca o contrário. Aí sabendo da grafia correta você poderá avaliar o que pretende fazer. Portugal geralmente entende e aceita certidões com diferenças de grafia que não influenciem no fonema ex: Luiz/Luis, Manoel/Manuel, Philomena/Filomena. Taveira x Tavera entra numa análise bem subjetiva... para mim é o mesmo sobrenome, mas será que o Conservador vai considerar a mesma coisa? Você pode mandar e dar certo, como pode mandar e cair em exigência... é algo que você precisa avaliar e decidir... mas de todo modo sempre com base nas certidões de batismo / nascimento dessas pessoas. Óbitos não são exigidos no processo de nacionalidade (e geralmente são os documentos com maior índice de erros, já que eram declarados verbalmente por terceiros que nem sempre sabiam dos detalhes da pessoa falecida...).

  • @AlanNogueira ,entendi. Vou aguardar a certidão de batismo chegar, para analisar e decidir. Obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.