certidão de nascimento com averbação de estado civil e óbito
Na discussão tópico “Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D” a orientação pro item 2 consta como: “2. Certidão de nascimento do(a) filho(a) do português(a), em Inteiro Teor, por cópia reprográfica e apostilada, com averbação de casamento e óbito (se for o caso)*; *Verificar quem foi o declarante do nascimento, e se foi feita esta declaração na menoridade”
A prima do meu pai enviou a certidão de nascimento da mãe dela portuguesa, sem as averbações, e já recebeu a cidadania. E eu acabei de pedir nos cartórios as certidões de nascimento sem essas averbações do meu avô (filho de português) e do meu pai (que é neto de português) pra pedir a cidadania do meu pai.
Gostaria de saber: Em todos os casos em que a pessoa for/tiver sido casada e for falecida é preciso averbar casamento e óbito na certidão de nascimento? Isso cai em exigência? Eu teria então que pedir novamente as certidões com as respectivas averbações de casamento e óbito pro meu avô e casamento pro meu pai?
Agradeço orientações.
Comentários
@AlineFerrari tb tenho essa dúvida, a minha vó materna, filha do português, se casou com o meu avô materno, se divorciou e faleceu em 2022. Preciso de uma certidão de nascimento com todas essas averbações?
Obrigada
@AlineFerrari @VivianBranco
é recomendável averbar nas certidões brasileiras todos os atos civis, para evitar o envio de certidões de casamento (e óbito, quando for o caso).
Ou enviar as certidões de casamento no processo, quando não há averbações.
É um risco, e o conservador pode ser rígido e colocar o processo em exigência.
Aqui recomendamos o envio dos documentos averbados para que a chance de exigência seja zero.
@mabego , farei isso. Obrigada