Dúvida sobre retirada de nacionalidade

Bom dia! 

Gostaria de tirar uma dúvida! 


Sou filha de portuguesa, neta de portuguesa ambas vivas! Meu avô materno português idem porém falecido. 


Minha dúvida é? 


É mais viável tirar minha nacionalidade através da minha avó portuguesa viva, por conta desta situação a seguir: 


Uma vez que, minha mãe mesmo sendo portuguesa, está como solteira em Portugal, e foi casada com meu pai  Brasileiro e já atualmente divorciada e o mesmo ( meu pai ) já faleceu! Porém na minha certidão de nascimento consta como eles casados. 


Ou seria mais fácil tirar pela minha mãe mesmo com esta situação ? 


Desde já , muito obg.

Comentários

  • @Brunalapa08,

    Pedindo com filha, caso tenha sido a sua mãe que declarou o seu nascimento seria a maneira mais fácil e rápida. Não seria necessária a transcrição do casamento. Mas como na maioria das vezes foi o pai o declarante, a transcrição se faz necessária. De uma forma ou de outra contando o tempo da transcrição, mais o seu pedido como filha, ainda assim vale muito mais a pena do que pedir como neta.

    Agora, quanto ao divórcio, sua mãe ainda teria a obrigação de fazer a homologação em Portugal. E com relação a isso, já ouvi diversas opiniões sobre como proceder, alguns dizem que teria que fazer esta homologação antes de você pedir a sua cidadania como filha. E já ouvi que se pode dar entrada do pedido somente com a transcrição.

    Alguém com mais experiência aqui do fórum pode esclarecer. Inclusive com relação ao tempo que leva uma homologação de divórcio.

  • @texaslady @Brunalapa08


    Eu também recomendaria fazer o processo de filha. Mesmo fazendo a transcrição do casamento, ainda deve ser mais rápido que fazer um processo de neta.

    Além disso, por sua mãe já ser portuguesa, existe a possibilidade de que o processo seja convertido pela própria conservatória (já vi alguem relatando isso aqui no fórum mas não consegui encontrar), o que poderia levar a uma exigência de fazer a transcrição do casamento.

    Ou seja: transcreva o casamento, em seguida faça o seu processo como filha.

    Em relação à homologação do divórcio, é uma obrigação da sua mãe, como cidadã portuguesa. Mas se não tem impacto na sua documentação (nomes dos pais), entendo que você não precisa mexer com isso *para o seu processo*.

    Mas a sua mãe deve, de qualquer modo, fazer a homologação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.