Retificação de mil documentos não sei por onde começar socorro

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou com um problema bem confuso em que não sei como arrumar ou se é possível. Vai ser talvez um texto mais longo pois são varias detalhes meio confusos então vou tentar explicar detalhadamente.

Eu estou a procura de reunir todos os documentos para poder dar entrada ao pedido, contudo tem algumas diferenças de informações e quanto mais eu enviar certinho as documentações melhor para o pedido do meu pai ser aprovado.

Eu tenho ambos bisavós portugueses, e suas certidões de nascimento e casamento. Nasceram em Portugal vieram para o Brasil, se conheceram e casaram. A certidão do meu bisavô esta correta (que seria por quem eu iria fazer o pedido da cidadania) mas o da minha bisavó consta muita divergências sendo elas:

  • o nome PORDANCIA DE JESUS (no RG do meu avo)
  • o nome PRUDENCIA DE JESUS (no atestado dela de óbito)
  • o nome PRUDENCIA DE JESUS (na certidão de casamento)

Acontece que o correto feito a certidão de nascimento dela seria PRUDENCIA CABRAL, não existe o sobrenome de jesus, ninguém da família possui esse nome muito menos por parte do marido meu bisavo, então preciso arrumar essas certidões.

Porem entrei em contato com uma advogada e ela disse ser necessário alem da certidão de nascimento da Prudencia algo para provar que seria a mesma pessoa, no caso pelo nome dos pais dela, o que também esta errado.

Em todos os documentos da Prudencia aqui no BRASIL, *óbito, casamento, no registro do filho (meu avo)* esta escrito o nome da mãe certo mas o pai esta escrito como JOZÉ MARQUES CABRAL.

Acontece que pedi a certidão de nascimento do pai da Prudencia e descobri que o nome dele de nascimento esta realmente JOZÉ MARQUES porem na certidão de nascimento da PRUDENCIA o nome do pai dela esta escrito JOZÉ MARCOS CABRAL além de que o nome na certidão de casamento também consta como JOZÉ MARCOS CABRAL.

Minha maior duvida agora, é que como o nome do pai dela possa estar errado na certidão de casamento e nascimento de minha bisavó, como posso alterar?

Seria necessário realmente está retificando?

Como retificar um documento de nascimento de Portugal?

Alguém tem alguma ideia de como me ajudar ou como funciona esse processo pois estou tão perdida. Por favor.

Comentários

  • editado April 2023

    @Yasmimcabral07


    Realmente tem muita coisa aí. Vou começar com algumas orientações bastante gerais, depois os colegas podem ir nos detalhes:


    1) Você precisa do registro de nascimento ou de batismo da sua bisavó. Pelo que eu entendi, você já tem esse documento e ele indica que o nome dela é Prudência Cabral. Nesse mesmo documento, como aparecem os nomes dos pais e dos avós maternos e paternos dela? Se puder, cole aqui esse documento para os colegas analisarem;

    2) Você não vai retificar nunca a certidão de nascimento da sua bisavó. Esse é o documento que dá início à história que o seu processo vai contar para dar o direito à nacionalidade. Você parte do princípio que as informações constantes da certidão de nascimento dela estão corretas;

    3) Você não precisa da certidão de nascimento do pai da Prudência para nada no processo, já que a própria Prudência nasceu em Portugal. Assim, esqueça a forma como está escrito o nome dele na certidão de nascimento dele. O que importa é que esteja alinhado, o mesmo nome do pai apareça na certidão de nascimento da Prudência, na certidão de casamento dela, e na certidão de nascimento da filha da Prudência (se essa informação constar da certidão, o que nem sempre acontece);

    4) O que eu disse nos pontos 2 e 3 é a solução "rápida", não é a solução "correta". A solução correta é efetivamente você retificar a certidão de nascimento da sua avó, para que conste o mesmo nome do pai. Antes de fazer isso, eu recomendo que você localize os registros digitais (dos livros de batismo ou de registro de nascimento), e veja o que foi realmente escrito, à mão, quando o registro foi feito. Quando você diz que "pediu a certidão do nascimento do pai da Prudência", entendo que você pediu isso ou para o Arquivo Distrital ou para o Civil Online, ou seja, você recebeu um documento digitado. Pode ser que tenham digitado errado. Você só vai saber se olhar nos arquivos originais, que são as digitalizações dos livros de registro:

    5) Esqueça o RG do seu avô, a menos que ele seja vivo e você esteja fazendo um processo de filho, ou seja, a Prudência passando a nacionalidade para ele. Se não for o caso, o RG não é um documento para o processo de nacionalidade. Esqueça. O que você precisa é da certidão de nascimento dele, e da certidão de casamento dele com a sua avó. Via de regra, ignore o registro de óbito, pois geralmente é feito por um terceiro, às vezes pelo agente funerário, que não sabe absolutamente nada...

    6) Pela quantidade de diferenças (nome dela e nome do pai), analise que não pode se tratar de um homônimo, ou seja, uma pessoa com o mesmo nome;

    7) Coloque mais informações aqui, há muitos pontos obscuros. Por exemplo, estamos falando dos documentos originais (digitalização dos livros de registros) ou das versões posteriormente digitadas (pelo Arquivo Distrital ou Civil Online)? Quando esses fatos aconteceram? Há outros erros, por exemplo, datas ou locais inconsistentes?



    boa sorte!

  • @Yasmimcabral07

    (Esqueça os documentos mencionados antes desta frase)

    o nome PRUDENCIA DE JESUS (na certidão de casamento)

    Acontece que o correto feito a certidão de nascimento dela seria PRUDENCIA CABRAL, não existe o sobrenome de jesus, ninguém da família possui esse nome muito menos por parte do marido meu bisavo, então preciso arrumar essas certidões.

    “de Jesus” não é sobrenome... é nome devocional.

    Em todos os documentos da Prudencia aqui no BRASIL, *óbito, casamento, no registro do filho (meu avo)* esta escrito o nome da mãe certo mas o pai esta escrito como JOZÉ MARQUES CABRAL.

    Acontece que pedi a certidão de nascimento do pai da Prudencia e descobri que o nome dele de nascimento esta realmente JOZÉ MARQUES porem na certidão de nascimento da PRUDENCIA o nome do pai dela esta escrito JOZÉ MARCOS CABRAL além de que o nome na certidão de casamento também consta como JOZÉ MARCOS CABRAL.

    Tem que alinhar todas as certidões brasileiras de acordo com o que está no assento de baptismo da Prudencia = Jozé Marcos Cabral

    Minha maior duvida agora, é que como o nome do pai dela possa estar errado na certidão de casamento e nascimento de minha bisavó, como posso alterar?

    Retificando.

    Seria necessário realmente está retificando?

    é necessário ou vc não consegue prosseguir.

    Como retificar um documento de nascimento de Portugal?

    Não se retifica documentos portugueses. Vc vai retificar as certidões brasileiras de acordo com a documentação portuguesa da Prudencia.

    Alguém tem alguma ideia de como me ajudar ou como funciona esse processo pois estou tão perdida. Por favor.

    Primeira providência é pedir em Portugal o assento de baptismo dela, em papel, narrativo e certificado. E apostilar este documento. Quando chegar no Brasil, registrar este documento em um cartório de notas. Só assim, vc consegue retificar.

    A Prudencia nasceu antes ou depois de 1911?

  • Oiie, muito obrigada por me responderem @mabego e @eduardo_augusto. Vou estar deixando em anexo as imagens dos livros (nascimento do pai da Prudencia.

    o JOZÉ MARCOS/MARQUES, o maior problema é que no próprio livro consta ambos os "sobrenomes" tanto Marcos como Marques.Contudo o sobrenome MARCOS aparece na certidão de nascimento da filha prudencia, e na certidao de casamento, (conforme o anexo em baixos)

    Nos documentos da Prudencia aqui do Brasil esta José Marques Cabral.

    Os de Portugal Jozé Marcos Cabral.


    Eu já possuo o documento apostilado direto de Portugal sendo:

    • Certidao de casamento dos pais da prudencia (JOZÉ E ANTONIA)
    • Certidao de Nascimento/batismo do pai da prudencia (JOZÉ) contudo o documento ainda esta para ser apostilado em Portugal, mas já fiz a solicitação no Arquivo Distrital
    • Certidao de Nascimento/Batismo da PRUDENCIA


    Os documentos aqui do Brasil que eu possuo são:

    • Certidão de casamento em inteiro teor da PRUDENCIA com meu bisavo DAVID
    • Certidão de obito da PRUDENCIA

    Os outros documentos que tenho são do meu bisavô, e sei que no registro de nascimento do meu avó o nome dos pais da prudencia, também esta errado.


    Fico extremamente grata se me derem mais dicas. Obrigadaaa





  • Oiie, gente recebi uma copia da certidao de nascimento do Jozé.


  • @Yasmimcabral07

    No meu entender, o nome a ser considerado é o que está à margem: Jozé Marcos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.