Preciso de ajuda para encontrar a certidão de batismo do meu avô

Boa tarde, estou tentando achar a certidão de batismo do meu avô, tentei pelo civil online mais não consegui por que ele nasceu no ano 1889. tentei pelo CRAV segui todos os passo que aqui foi ensinado mais o site não sai da etapa 2 que e a parte de documentos....com isto não chega na etapa 3 que é de confirmação de dados....

será que alguém poderia me ajudar?

Nome do meu avô era Julio Ramos

Nascimento: 15/11/1889

Natural de Portugal

Distrito do Porto

Concelho: Vila Nova De Gaia

freguesia não tenho

Pai Manoel Henrique Ramos

Mãe Maria do Carmo

Comentários

  • @Biaramos19

    Sugiro que entre pelo CRAV e faça um "pedido de informações" colocando todos esses dados e pedindo orientações de como solicitar a certidão, com sorte eles vão buscar e te informar os dados para você fazer o pedido.

    =================

    Outra alternativa é tentar buscar "na unha" mesmo... Vila nova de Gaia tem várias freguesias, muitas com livros on line que você pode ir consultando conforme tiver disponibilidade. Os livros estão aqui: https://tombo.pt/m/vng

  • @AlanNogueira Muito obrigada pela ajuda, vou tentar está alternativa!

  • @AlanNogueira Bom dia , segui seu conselho e mandei msg pedido informações para o CRAV , mais eles me mandaram um lista com todas as freguesias de vila nova de Gaia para que eu fizesse a busca na unha mesmo . Fiz a procura entre o ano de 1889 a 1890. Mais não achei a certidão de batismo de meu avô. Será que poderia me ajudar me informado se existe alguma outra coisa que posso fazer para achar esta certidão? Tenho este documento com estas informações.

    aguardo retorno

    Att: Bianca

    @AlanNogueira

  • editado October 2023

    @Biaramos19

    Já olhou todas as freguesias no link que lhe enviei? Talvez seja o caso de expandir a busca para mais alguns anos antes ou depois, pois era comum declararem a idade errada aqui. no Brasil

    Alternativamente você pode tentar pedir o prontuario de emissao desse registro de estrangeiros (nao sei se o Arquivo Nacional tem, sei que RJ e SP fica com eles).

    Outro caminho tentar pedir a documentacao da emissao do passaporte mencionado neste documento ("passaporte n. 5 do Vice-Consulado Portugues em Natal").

    Forneça tambem aqui mais informacoes, como nome da esposa, filhos ou de eventuais irmaos dele para que o pessoal do forum tente ajudar na busca...

    Voce tem a certidao de casamento dele?

  • @Biaramos19



    Não vejo outro jeito, só fazendo a pesquisa na unha mesmo. Ou com sorte, o registro já foi indexado no familysearch. Você já tentou criar a sua árvore genealógica na plataforma?

  • @AlanNogueira boa tarde, tenho sim o nome da minha vó era Maria da Fonseca Ramos. fiz o pedido desta certidão de inteiro teor no cartório de Natal na tentativa de ter mais alguma informação. Mas não tive sucesso .

    Vou tentar buscar o passaporte dele no arquivo nacional.

    tenho tbm a certidão de óbito dele, não sei se ajudaria em alguma coisa.....

    Muito Obrigada pelas ajuda!

    Att: Bianca

  • editado October 2023

    @Biaramos19

    Neste nascimento Julio Ramos aparece como "natural deste Estado" e "residentes nesta capital, onde se casaram civilmente": https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSN9-59S4-N?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XW5-K5VY&action=view

    O outro filho https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSN9-G914-1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XW5-WKRP&action=view neste ele ja esta como "portugues".

    Pode ser apenas erro no primeiro registro, a informaçao relevante é que se casaram no Brasil. Eu buscaria este casamento e pediria desarquivamento desta habilitacao de casamento, pode ter informacoes que te levem ao batismo dele.

  • @AlanNogueira muito obrigada, pela ajuda . Vou tentar pedir este desarquivamento e ver no que dá. Depois volto aqui pra contar se consegui.

    Att: Bianca

  • Bom dia @AlanNogueira entrei em contato com o cartório para pedir o desarquivamento mais me deram esta resposta.

    As habilitações desse período de 1918 eram apenas manuais,... n existe qualquer documento anexado as habilitações antigas. Apenas eram redigidas a mão os 'proclames', onde os mesmos reafirmavam não haver nenhum impedimento para o casamento.

    vou tentar o arquivo nacional pra saber se consigo algo referente ao passaporte dele…

  • @Biaramos19 sim obviamente as habilitações antigas são todas manuais, a máquina “xerox” só foi inventada no final dos anos 1940 e no Brasil só chegou nos anos 1960 e mesmo assim não era popular…. como lhe orientei peça o desarquivamento e analise a documentação pois pode ter alguma pista sobre a origem deles… não da pra descartar pistas importantes…

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.