Certidão negativa de batismo. Avô português. É possível atribuir a nacionalidade?

Português, natural da freguesia de Seixo Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, teve seu passaporte emitido em 25.03.1912, onde consta que o mesmo era casado e possuía 32 anos de idade - tendo nascido, portanto, entre 1879 e 1880.

Arquivo Distrital não possui o livro de batismo deste período; via CRVA, informou que emitirá uma certidão negativa.

Com este documento, seria possível conseguir a atribuição da nacionalidade?

Há outras duas problemáticas: 1) avós portugueses casaram-se em Portugal, mas não consegui localizar o registro de casamento e 2) foi uma mulher, que desconhecemos, quem fez o registro do filho deste casal aqui no Brasil - muito provavelmente porque os portugueses eram recém-chegados (1913).

Comentários

  • @TSGonçalves

    Se entendi bem vc tem a indicação do passaporte de 1912 que era casado em Portugal com outra portuguesa?

    Se for isso tente localizar o batismo da avó portuguesa (casado com este que o batismo não existe) pois para nacionalidade não irão aceitar a certidão negativa. Mas ela sendo portuguesa também, pode fazer o processo através dela.

    Já tentou pedir o PROCESSO de emissão desse passaporte pelo CRAV? Se existir costuma ter lá a cópia (transcrição) da certidão do solicitante.

    Se os portugueses eram casados em PT provavelmente o casamento deve estar anotado no batismo de ambos (no caso no delA já que o dele não existe mais) e eles sendo casados acho que ajuda na questão da perfilhação, mas é bom ouvir a opinião dos colegas mais experientes aqui do fórum.

    Coloque os nomes do casal, os nomes dos pais, datas nascimento (mesmo que aproximadas) e local ou região de nascimento (se souber) que o pessoal aqui que é fera em encontrar talvez possa lhe ajudar.

  • editado April 2023


  • editado April 2023

    @AlanNogueira exatamente! Localizei o passaporte do avô português. Tenho cópia simples, dessa que o Arquivo Distrital disponibiliza.

    Manoel Gonçalves, filho de José Gonçalves e Izabel Ferraz, natural da freguesia de Seixo Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, na data de emissão de seu passaporte (25.03.1912) possuía 32 anos de idade (provavelmente nascido entre 1879 e 1880).

    Em sua viagem ao Brasil, Manoel foi acompanhado por sua esposa D. Arminda e pelo filho Antônio dos Santos.


    Certidão de batismo da avó portuguesa também localizei, mas não tem averbação do casamento.

    Arminda da Graça, nascida em 28.08.1976, filha de José Gonçalves e Florentina da Conceição, natural da freguesia de Mourão, concelho Vila Flor, distrito de Bragança - batizado ocorreu em 06.09.1976.


    As certidões de batismo dos filhos nascidos em Portugal (anexas), além de confirmar a naturalidade do pai (Seixo de Ansiães, Carrazeda de Ansiães, Bragança), consta o seguinte:

    18.03.1903 - Antônio Augusto, filho NATURAL, nascido em Mourão, Vila Flor, Bragança.

    12.05.1907 - Antônio dos Santos, filho LEGÍTIMO, nascido em Mourão, Vila Flor, Bragança.

    12.01.1909 - Cândido, filho LEGÍTIMO, nascido em Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, Aveiro.

    Portanto, acredito que o casamento tenha ocorrido entre 1903 e 1907 - pois o segundo filho passa a ser legítimo e não mais natural, como o primeiro. Olhei nos registros do Seixo e de Mourão, porém não localizei.

    Detalhe é que na certidão do filho Manoel Antônio (21.07.1913), o primeiro nascido no Brasil, consta que os pais estavam casados a 11 anos (a informação foi dada por terceiros, mas "bate" com a gravidez/nascimento do primeiro filho do casal).


    A pouco, pesquisando pelos avós do Manoel, localizei um registro no FamilySearch que pode ser o batismo dele (dezembro/1979), mas o arquivo está bloqueado para visualização:

    Bom... Essas são todas as informações que possuo.

    Quanto ao processo de emissão do passaporte, vou solicitar informações! Agora é tudo via CRAV. Obrigada pela dica.

  • @TSGonçalves

    Vc já tem o batismo DELA. Creio que encontrando o casamento DELA com ele + a certidão negativa dele consiga dar entrada utilizando ELA como a portuguesa originária em seu processo.

    O casamento dela tem 2 possibilidades:

    • no nascimento de Candido diz que foram "recebidos" (=casados) em Seixo d´ Anciães
    • no nascimento de Antonio fala que os pais foram "recebidos" (=casados) "nesta freguesia", ou seja em Mourão, Vila Flor.

    Então tem 2 possíveis lugares para buscar diante dessas informações desencontradas

    -==================

    Esse registro que mandou do family search está bloqueado mas vc pode tentar acessar através de um Centro de História da Família mais próximo da sua casa.

    O código do microfilme dessa imagem que mandou remete a esta freguezia:

    Mas no tombo.pt não tem esse ano on line... estranho eles não terem esse livro mas o family search ter não é mesmo? Tente olhar num CHF para ver se acha, talvez com essa informação o arquivo distrital consiga achar...

  • @AlanNogueira já busquei o casamento em ambas freguesias mas não localizei - inclusive, no Arquivo Distrital de Mourão também está faltando a digitalização dos casamentos dos anos 1903, 1906 e 1907. Resposta do CRVA em 23.03.23:

    Já localizei um centro da família na minha cidade. Se não conseguir ir hoje, pretendo ir na semana que vem.

    Realmente, o Arquivo é do Seixo e pela informação das partes, mês e ano, pode ser que seja o batismo do Manoel.

    Se realmente for, entrarei em contato para saber o que está havendo no CRVA.

  • @TSGonçalves

    Você fez um pedido de pesquisa (pago) ou apenas pedido de "informação" (gratuito) no CRAV?

  • @AlanNogueira trago boas novas! O registro de batismo realmente é aquele do link - documento que localizei pelo nome dos avós, uma vez o sobrenome do Manoel e seu pai estavam com caracteres especiais na indexação. Agora entendi o porquê: livro "borrado", sobrenome inelegível.

    Telefone do CHF não atendia, mas acabei dando um pulinho lá. O senhor que me atendeu, super atencioso. Computadores não estavam disponíveis mas ele conseguiu baixar para mim com o login dele. De qualquer modo, retornarei no domingo (16.04) para tentar localizar o casamento - a intenção é buscar naqueles livros que não estavam disponíveis no Arquivo Distrital.

    A saga continua. Primeiro terei que encontrar o casamento para averbar nos registros de batismo e, posteriormente, solicitar ambas certidões de batismo né?!

    De qualquer modo, agradeço pela atenção! ♥️

    Thayná

  • @TSGonçalves

    Que bom que conseguiu encontrar!

    Agora quanto ao prosseguimento, não sei ao certo como terá que fazer. O Arquivo Distrital geralmente não averba, só emite certidão. Vc mencionou que eles lhe dariam uma certidão negativa do registro dele, correto? A certidão negativa não serviria para pedir nacionalidade com base nela. Mas, no caso, vc tendo encontrado esse assento no CHF, acredito que consiga argumentar com eles para que emitam a certidão desse registro (talvez em formato reprográfico?)... Pelo seu relato acredito que não encontraram com os dados (nome, datas, etc) que você forneceu, mas informando o livro, a página e o número do registro (se estiver legível) eles possam encontrar e fornecer a certidão que precisa.

    Boa sorte!

  • @AlanNogueira na realidade, eles informaram que não possuem os livros de 1879 à 1881. Portanto, não tendo como verificarem, não sei se conseguirei que o Arquivo Distrital emita uma certidão, ainda que reprográfica.

    Quando à averbação do casamento (quando encontrá-lo), tem essa opção no CRAV:


  • @TSGonçalves otimo não sabia que tinha essa opção obrigado!

  • @TSGonçalves

    @AlanNogueira

    Pedidos de averbação, só são aceitos por solicitação de uma entidade com legitimidade para o fazer. 

  • editado April 2023

    @mabego assim sendo, comprovarei que os avós foram casados em Portugal apenas com o registro do casamento?

    Estou em busca do mesmo, não consegui localizar.

  • @TSGonçalves

    Sim...

    Onde consta que eles se casaram em portugal?

  • @mabego no passaporte. E também duas certidões de batismo, de filhos nascido lá.

  • @mabego

    Os batismos dos filhos do casal mencionam o casamento dos pais mas as informações são desencontradas:

    • no nascimento de Candido diz que foram "recebidos" (=casados) em Seixo d´ Anciães
    • no nascimento de Antonio fala que os pais foram "recebidos" (=casados) "nesta freguesia", ou seja em Mourão, Vila Flor.

    Nesse caso o que estou intrigado é que o registro de batismo do pai/esposo existe digitalizado no family search mas o arquivo distrital diz que não tem o livro...

  • @mabego, agora encontrei uma nova certidão de batismo de filho.

    Arminda da Graça, nascida em 28.08.1976, filha de José Gonçalves e Florentina da Conceição, natural da freguesia de Mourão, concelho Vila Flor, distrito de Bragança.

    Manoel Gonçalves, nascido 13.12.1879, filho de José Gonçalves e Izabel Ferraz, natural da freguesia de Seixo Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança,

    FILHOS

    • 14.09.1897: Mourão, Vila Flor, Bragança. Antônio José, filho natural de Arminda (solteira).
    • 18.03.1903: Seixo de Ansiães, Carrazeda de Ansiães, Bragança, Portugal. Antônio Augusto, filho natural de Arminda e Manoel (moradores da freguesia do Seixo).
    • 12.05.1907: Mourão, Vila Flor, Bragança. Antônio Santos, filho legítimo de Arminda e Manoel (moradores e "recebidos" na freguesia de Mourão).
    • 12.01.1909: Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, Aveiro. Candido, filho legítimo de Arminda e Manoel (recebidos na freguesia do Seixo e então moradores da freguesia de Pinheiro da Bemposta).

    Passaporte emitido em 1912 também consta que são casados. Contudo, já procurei nas duas freguesias (Seixo e Mourão) e nada desse registro de casamento...

    @AlanNogueira, segue certidão de batismo do Manoel, disponível no FS.


  • @TSGonçalves

    Muito estranho ter no Family Search e o Arquivo Distrital não ter encontrado...

    @Guilherme Moreira consegue nos ajudar com esse caso?

  • Nossa, tb está dificil para mim....

    Eu não consigo enxergar essas letras....

    Preciso descobrir a freguesia...

    e Comprar uma lupa...

  • @TSGonçalves já entrou em contato com o Arquivo Distrital de Bragança? O livro onde está o batismo do Manoel estava na posse deles em 2005 quando foi microfilmado, por isso acho muito estranho o "descaminho". Pergunte o que aconteceu com o livro! Outra coisa, vc tem que procurar nos casamentos da feguesias do Manoel e da Arminda entre os anos de 1903 e 1907 já que em 1903 há o segundo filho natural e em 1907 o primeiro filho "legítimo"! Algures vai encontrar o casamento deles!

  • @nunogomes sim, já questionei o CRAV sobre o assento e simplesmente negaram a posse do livro. Encaminhei e-mail ao Arquivo Distrital (conforme orientado pelo CRVA) e emitiram uma certidão negativa, afirmando que não possuem o livro.


    Quanto ao casamento, já realizei buscas nesse período em ambas freguesias. Inclusive, havia livros não disponíveis no CRVA referente à freguesia de Mourão e, quando questionei via CRAV, me disseram que checaram os livros e não havia o registro de casamento neles.


  • @AlanNogueira só para lhe manter informado, mesmo com a certidão, negativa solicitei a emissão da certidão de batismo do Manoel - quando informei os dados constantes da certidão que localizei no FS. Aparentemente localizaram, porque foi para o correio.

    Contudo, ainda tenho a questão do casamento para resolver, considerando que um terceiro foi o declarante do nascimento do meu bisavô.

    Já olhei em ambas freguesias desde 1897 (nascimento da primeira criança) e nada.

    Já solicitei o processo do passaporte, como me orientou, mas eles não possuem porque foi antes de 1924 (informação do CRAV).

    Há a possibilidade deles nunca terem se casado oficialmente?! Afinal, os dois primeiros filhos são naturais (o primeiro só dela, o segundo de ambos).

    Só me resta pagar pela pesquisa né?!

  • @TSGonçalves

    Tudo é possível, até mesmo não terem se casado...

    Passaportes mais antigos as vezes não tem mesmo o processo, só o livro.

    Para encontrar esse casamento você pedir a pesquisa no arquivo distrital ou também pode folhear pessoalmente os livros destas freguesias e das freguesias próximas no tombo.pt

  • @AlanNogueira solicitei pesquisa junto ao CRAV (aguardando retorno).

    Realmente, pensei em iniciar as buscas nas freguesias próximas...

    Se não localizar, será que se enviar o passaporte e as certidões de batismo dos irmãos como prova do casamento o departamento que atribui nacionalidade aceita?

  • @AlanNogueira @mabego @nunogomes

    Passando para atualizá-los.


    Despois de encaminhar as imagens do livro disponível no FS, finalmente recebi do CRAV, via correio, o assento de batismo do meu bisavô Manoel (mesmo depois de o Arquivo Distrital ter emitido uma negativa, alegando um suposto extravio do livro).

    Minha sorte foi ter encontrado esse registro no CHF! 🙌


    Com relação ao casamento (documento imprescindível, considerando que o declarante do nascimento do meu avô foi um terceiro), sem sucesso até o momento. Fiz as buscas entre 1897/1907 nos arquivos liberados online pelo Arquivo Distrital, solicitei buscas junto ao CRAV e à Diocese; nenhum de nós encontramos - isso com relação às Freguesias de Seixo Ansiães e Mourão - local de nascimento dos nubentes.

    ARMINDA DA GRAÇA, nascida em 28.08.1876, filha de José Gonçalves e Florentina da Conceição, natural da freguesia de Mourão, concelho Vila Flor, distrito de Bragança.

    MANOEL GONÇALVES, nascido 13.12.1879, filho de José Gonçalves e Izabel Ferraz, natural da freguesia de Seixo Ansiães, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança.


    Continuo pesquisando nos registros paroquiais das freguesias vizinhas; por enquanto, não localizei.

    Alguma dica?

  • @TSGonçalves

    Que bom que finalmente conseguiu o batismo :-)

    Para buscar o casamento sugiro novamente que tente nas freguesias próximas... pegue os mapas, vá olhando os nomes e procurando... com persistência e um pouco de sorte deve encontrar. Ex mapa do concelho de Mourão (olhe também nos concelhos vizinhos):


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.