Alteração do Sobrenome (Apelido) - Processo de Atribuição Filho - 1C
Olá todos.
Tenho uma dúvida e gostaria de compartilhar, e se possível, que me ajudem.
Recentemente eu e meus irmãos tivemos a nacionalidade atribuída (netos).
Duas sobrinhas irão dar entrada em seus processos, e uma delas pensa em alterar o sobrenome (apelido), já que há essa possibilidade, conforme campo específico do formulário 1-C.
A composição atual é:
(nome) + (sobrenome da mãe) + (sobrenome do pai) + (sobrenome do marido).
Ela quer excluir o sobrenome da mãe. Seria possível?
Alguém saberia dizer quais seriam as consequências dessa mudança frente aos diversos tipos de documentos brasileiros que poderiam ser afetados (diplomas, históricos escolares, etc)?
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@SABarreira
Duas sobrinhas irão dar entrada em seus processos, e uma delas pensa em alterar o sobrenome (apelido), já que há essa possibilidade, conforme campo específico do formulário 1-C.
Isto é para mulheres que tiveram nome alterado pelo casamento. Não é o caso de "escolher" apelido. Marque "sim" *.
A composição atual é: (nome) + (sobrenome da mãe) + (sobrenome do pai) + (sobrenome do marido).
Ela quer excluir o sobrenome da mãe. Seria possível?
não. Isto só com retificação judicial, pois deverá apresentar documentos comprovando a subtração de sobrenome.
Alguém saberia dizer quais seriam as consequências dessa mudança frente aos diversos tipos de documentos brasileiros que poderiam ser afetados (diplomas, históricos escolares, etc)?
As pessoas nascem solteiras * (assim como no Brasil) e a certidão de nascimento será como tal.
Depois da nacionalidade concedida, é hora de transcrever casamento e constará o nome que consta na certidão de casamento.
Tudo comprovado com documentos.