Busco certidão de casamento de meus bisavós
AEXANRE
Member
Boa noite.
Eugostaria de saber se alguém,poderia me ajudar a encontra a certidão de casamento de meus bisavós,que casaram no Brasil. Tenho pesquisado muito e não encontro.
Dados:
Cônjuge: Antônio Joaquim da Silva e Teresa Luciana da Silva ( bisavós).
Casados em cartório em Ponte de Itabapoana
Pais paterno: Manoel Joaquim da Silva e Angela Augusta da Silva
Pais materno: João Batista de Andrade e Luciana Batista de Andrade
Obrigado a todos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@AEXANRE
Segundo a wikipedia Ponte de Itabapoana é um distrito de Mimoso do Sul, Estado do Espírito Santo. Já verificou no cartório desse distrito?
Eu tenho sim enviado muitos e-mails para esse cartório volter,e nunca obtive respostas.
@AEXANRE
Se tem certeza que se casaram neste lugar provavelmente o registro deve estar no cartorio em questao, teria que pedir certidão lá mesmo.
Sim na certidão de nascimento da filha consta que os pais dela casaram nesse cartório Ponte de ltabapoana.
Mas nas certidão da filha diz que os pais dela só são naturais do Rio de Janeiro,mas o casamento foi feito em Ponte de ltabapoana.
Essa é a certidão, e no final aparece dizendo sobre o casamento de Antônio Joaquim da Silva e Teresa Luciana da Silva
@AEXANRE
Duas coisas que me chamaram atenção neste documento
a) O registro foi feito no cartório da Sede de Mimoso do Sul, porém consta que ela nasceu no "Distrito de Pedro de Itabapoana". Talvez no cartório da sede ou desse outro distrito possam lhe dar algum contato mais fácil com o cartório do distrito que procura.
b) O ponto que mais sério é que ela mesma foi a declarante de seu nascimento (se registrou quando já tinha 44 anos de idade). Para fins de nacionalidade isso pode ser um grande problema, pois Portugal exige que a perfilhação seja feita durante a menoridade (ou seja, o registro deveria ter sido feito pelo pai ou pela mãe casada com o pai enquanto ela ainda era menor). Sinto na obrigação de avisar antes que gaste tempo e dinheiro desnecessariamente com processo que pode ser negado com fundamento no art. 14 da Lei da Nacionalidade portuguesa.
Sabe o motivo pelo qual ela se registrou somente com esta idade? Convém tentar localizar algum registro anterior dela (não era incomum que a "achasse mais facil" se registrar de novo se perdesse os documentos ou por qqer outra razão...)
Informações porque ela mesmo se auto se registrou eu não sei,mas também estou tentando achar se minha avó tem um primeiro registro antes desse.Pois como tenho esses dados,então estou aproveitando e fazendo a busca da certidão de casamento dos pais dela.
@AEXANRE
Caso ainda não tenha, este é o registro de batismo do português Antonio Joaquim: https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1209878 m0027.tif (n. 12) - Souto / Penedono / Viseu
========
Veja que é muito provável que ela tenha um outro registro de nascimento. Ela se casou em 1953 com Edivor Macedo Dias em Duque de Caxias/RJ. Provavelmente nessa época exigiram o registro de nascimento dela e ficou retido no processo de casamento (que no RJ infelizmente a maioria foi incinerada). Não faz nenhum sentido ter se registrado em 1970 no Espírito Santo, pois no Brasil as pessoas casadas usam a certidão de casamento apenas...
Sim a certidão de casamento da minha avó eu tenho,estar certo sim esses dados que você diz sobre a certidão de casamento dela. Vou tentar encontrar alguma certidão já existente dela antes dessa que ela se registrou. Obrigado por me enviar a certidão de batismo do português.
Então só falta eu encontrar mesmo a certidão verdadeira da filha do português.
Pois é e pedi as habilitações de casamento da minha avó no cartório em Duque Caixas/RJ, e eles me falaram que as habilitações de casamento dela foram incineradas.
@AEXANRE
Alguns irmãos em Mimoso do Sul:
Laurindo Joaquim https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-83C4-ST98?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VC2-G5CN&action=view&groupId=TH-7751-89312-21783-97
Maria Luciana https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-83C4-S99P-L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VC2-CJG1&action=view&groupId=TH-7751-89312-21783-97
================
Veja se o pessoal do Arquivo Púbico do Espirito Santo consegue te ajudar em algo, acho que eles tem uma coleção grande de registros. https://ape.es.gov.br/
@AEXANRE
Pode ser alguma pista... Note que o Antonio Joaquim foi ao cartório e registrou vários filhos de uma unica vez em 09/09/1952. É só um pouquinho antes do casamento de Laura em 1953...
'O primeiro registro é esse aqui, pagina 923 - mostra a página 87 do livro talao, que fala que na fl. 493 do livro - registro n. 9297 foi registrada "Maria Luciana da Silva" nascida em 1946: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-83C4-S99P-L?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VC2-CJG1&action=view&groupId=TH-7751-89312-21783-97
Passe as páginas e vai encontrar:
pg. 88 tambem menciona a mesma fl. 493 porem termo 9298 - irmao Laurindo Joaquim da Silva nascido 1937
pg. 89 fl. 494 registro 9299 - parece um M ("Maura"), mas acho que pode ser "Laura" Luciana da Silva, nascida em 12/04/1939 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QHV-D3C4-S1DJ?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6VC2-CJG1&action=view&groupId=TH-7751-89312-21783-97
Sua avó tinha uma irmã chamada MAURA? Se não tiver, há uma chance desse registro ser o dela apesar da data de nascimento divergente... Como constou a idade dela e do noivo na certidao de casamento de Caxias? Tem o inteiro teor deste casamento?
Minha avó só tinha três irmãos
Essa Lucia que você achou e um irmã chamado Laurindo.
Mauro como irmão da minha avó ele não teve
Pelos dados essa é a certidão verdadeira da minha avó é Laura mesmo que estar escrito na certidão.
Muito obrigado
@AEXANRE
Note que há uma diferença bem grande de data de nascimento - a que você informou primeiro é 1926 e esta 1939... tenha isso em mente para se certificar que é ela mesmo e para que consiga justitificar essa situação no processo de retificacao...
Sim esses são os irmão de Laura sim
Laurindo e Maria Lucia
Quando esse Laurindo era vivo eu perguntei de onde minha avó Laura e ele morava antes de vim para o Rio de Janeiro e ele falou que eles eram todos do Espírito Santo- Mimoso do Sul.
Muito obrigado pela ajuda, obrigado de coração.
Estou muito feliz
Sim vou prestar tenção na restituição das datas,já fiz um printe da sua mensagem para não esquecer.
Obrigado
Eu tenho a certidão de casamento dela de inteiro teor, foi a primeiro certidão que consegui.
Pois na certidão de casamento de inteiro teor que eu tenho da Laura Luciana que conta essa data de nascimento dela.
@AEXANRE
Fico feliz em ter ajudado.
Depois poste a certidao de casamento p/ darmos uma olhada.
Certidão de casamento de inteiro Teor.
@AEXANRE
Por esta certidão a data é 1926, ela teria 27 anos na data do casamento. Se a "outra" certidão de 1952 for a dela (nascimento 1939) ela teria apenas 14 anos na data do casamento. É impossível? Não. Mas improvável e difícil de comprovar em uma retificação... a não ser que por exemplo veja as datas dos nascimentos dos filhos mais novos (para ver se algum nasceu após a "idade fértil" aproximada de uma mulher nascida em 1926)...
Algumas hipóteses a pensar:
É possível que minha avó nasceu em 1939,na minha família minhas tias só fala que os avós dela só tiveram três filhos mesmo. Você poderia me orientar como posso faze essa ratificação,caso o cartório não queira fazer?
@AEXANRE
Acho impossível o cartório retificar com essa divergência toda (mas nada impede de você ir lá e tentar, já sabendo que provavelmente vai ser negado...). Acredito que o unico caminho seria a retificacao judicial, terá que contratar um advogado (procure alguém especializado nesse tipo de retificacao) pois creio que precisará justificar muito bem para que seja deferido pelo juiz...
==========
Tente pesquisar nos cartórios de Mimoso do Sul e seus distritos para ver se acha outro registro dela (e também para confirmar se este da "Maura"é de fato "Laura").
Pesquise tbm no Arquivo Púbiico do ES, o link coloquei em uma postagem acima, nao sei se viu.
Ficou confuso para mim também essas datas.
Mas o nome dela acho o "L" que parece um "M" acho que é erro ortográfico. Penso também que só um advogado para resolver isso,sobre a retificação.
Minha avó sempre teve registro de nascimento,eu pedia as minhas tias elas falaram,que tinham perdido o registro de nascimento dela mas ela era registra sim.
Oi, eu enviei e-mail para cartório no Espírito Santo e para ape.es.gov.br
Estou resendo que eles encontraram lá no Espírito Santo alguma documento de nascimento de Laura Luciana da Silva. Só falta esse documento para eu começar o processo de neto.