Certidão de Batismo Brasileira - Como certificar?
Gostaria de ajuda para saber de que forma preciso submeter uma certidão de batismo brasileira para que essa seja aceita no processo de cidadania.
O filho do português nasceu em MG, em 1888, portanto só possui Certidão de Batismo, já que o Registro Civil foi obrigatório somente a partir do ano seguinte (1889). Já identifiquei a certidão junto a Paróquia e estou solicitando para eles, com o carimbo da Cúria.
Dado que não tem registro no cartório, imagino que não vou conseguir apostilar. De que forma a conservatória portuguesa aceita esse tipo de documento? Preciso de mais algum documento para me dar o aparato legal desse registro?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@lunejordano
Peça a certidão na paróquia/curia, reconheça a firma em cartório da autoridade religiosa que assinar o documento e após isso apostile (apostila de haia).
Sendo anterior ao registro civil brasileiro (1889) é aceita em Portugal a certidão de batismo.
Na minha opinião, você tem duas opções:
ou
Perfeito @AlanNogueira , muito obrigada pela ajuda.
A Paróquia vai me enviar com o reconhecimento de firma do Paróco e, com a certidão em mãos, solicito o apostilamento. Me ajudou muito