Posso casar antes de conseguir a cidadania e aplicar para meu marido?

Sou neta de português e vou dar entrada na no pedido da minha cidadania e sei que o processo pode durar 3 anos. Tenho união estável no Brasil a 6 anos e já pretendemos casar. Sendo aprovada minha cidadania qual é o planejamento para solicitar a cidadania para meu marido? Podemos casar aqui no Brasil e já correr o tempo de 6 anos para aplicar pra ele ou só podemos casar em portugal após eu já ter a cidadania?


Muito obrigado a quem puder me ajudar!

Comentários

  • A nacionalidade retroage ao nascimento. Então o tempo de casado já conta. 6 anos para casais sem filhos. 3 anos com filhos.

  • @JottaSan

    Vocês tem filhos em comum?

    Se tiverem, logo que você obtiver a cidadania PT, entre com o processo deles como filhos na ACP, que correm bem rápido. Se forem menores de idade então, fica mais rápido (questão de alguns meses). Além disso, processos de filhos menores são isentos da taxa de 175 euros.

    Ao fazer isso, o prazo para seu marido como cônjuge de uma cidadã PT ter direito à cidadania cai para 3 anos (o requisito é ter filhos em comum - e esses filhos já com a cidadania PT atribuída também).

    Com isso, ao final do processo de sua cidadania, mais a do eventual filho, já vai dar quase esses 3 anos de casado e seu marido já logo terá direito também.

  • Muito obrigado pelos esclarecimentos Leonardo e Carlos!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.